Os veículos elétricos têm sido a grande aposta dos fabricantes automóveis, mas há questões que ainda se levantam sobre esta tecnologia. Uma das dúvidas mais frequentes é como funciona a manutenção de carros elétricos.
A resposta é simples, tal como a própria manutenção de carros elétricos. Tendo em conta que o motor elétrico possui um número menor de componentes de substituição programada é, por este motivo, tendencialmente mais económica que a manutenção de um veículo a combustão.
Vamos desconstruir este puzzle e perceber como funciona a manutenção dos carros elétricos e alguns cuidados que deve ter.
Manutenção de carros elétricos: guia completo
Para compreender mais facilmente como é que esta manutenção se torna mais simples e económica, é necessário compreender o mecanismo do carro elétrico e comparação com o do carro de motor a combustão.
Conceito de um motor elétrico vs combustão
O motor elétrico, ao contrário do motor a combustão, é mais simples na sua conceção. Entenda-se por mais simples, um motor constituído por menos componentes móveis . Um motor a combustão tem centenas de componentes móveis em contacto uns com os outros com necessidade de lubrificação eficaz entre si, o que acarreta uma substituição periódica desse lubrificante o qual faz aumentar o custo da manutenção. Além disso, o motor de combustão interna requer, também para funcionamento, o uso de um combustível que por norma, devido aos sensíveis sistemas de injeção atuais, tem de ser devidamente filtrado justificando assim a utilização de mais um componente que é o filtro de combustível. O mesmo acontece com a admissão de ar para o processo de combustão, tendo de obrigatoriamente ser filtrado antes de entrar no motor, o que requer também uma substituição periódica deste componente (filtro de ar).
O seguinte quadro permite comparar e identificar alguns dos componentes que existem num motor elétrico e num motor a combustão. Estes são alguns dos componentes mais comuns e de conhecimento geral.
Numa lista de sete componentes, apenas dois estão presentes no mecanismo de um motor elétrico, o que é revelador da maior simplicidade da construção deste tipo de motores face aos de combustão interna.
Componentes num motor elétrico vs combustão
Componente | Motor Elétrico | Motor a Combustão |
---|---|---|
Filtro do ar | ☓ | ✓ |
Filtro de combustível | ☓ | ✓ |
Velas | ☓ | ✓ |
Filtro do óleo | ☓ | ✓ |
Correias de distribuição | ☓ | ✓ |
Filtro de ar do habitáculo | ✓ | ✓ |
Óleo do motor | ☓ | ✓ |
Quando é que é preciso realizar a revisão?
Ainda que a sua manutenção seja mais simples e económica, o carro elétrico deve fazer a mesma conforme indicação do manual do fabricante.
Para funcionarem corretamente, os motores de combustão precisam de um filtro de combustível, filtro de ar, filtro de óleo, óleo de motor, e outros componentes que um elétrico não precisa.
Uma grande vantagem dos veículos elétricos é que utilizam um sistema de travagem regenerativo. Nas travagens mais suaves, as pastilhas e os discos de travagem são poupados e o sistema aproveita a energia elétrica gerada na travagem para carregar a bateria de alta tensão do veículos. Desta forma, as pastilhas e os discos terão tendencialmente uma longevidade superior aos veículos equipados com motor de combustão interna.
Como foi referido, os custos da revisão e manutenção dependem de vários fatores, como por exemplo:
- Marca e modelo;
- Tipo de motorização (gasolina, diesel, elétrico, híbrido);
- Componentes e respetivo desgaste;
- Tipo de condução;
- Estradas onde circulam.
Manutenção carros elétricos: cuidados a ter
Como é uma tecnologia inovadora e recente, o diagnóstico e reparação do automóvel devem ser realizados por profissionais certificados e com equipamentos especializados.
Aquele que será, certamente, o maior custo num carro elétrico é a substituição da bateria. Apesar da substituição da bateria ser um acontecimento raro, há três boas práticas que para aumentar a vida útil da bateria de um carro elétrico:
- Caso o veículo não seja utilizado durante um longo período de tempo, a bateria de alta tensão deverá ser carregada a cada três meses, de forma a impedir que descarregue na totalidade;
- Evitar o descarregamento total da bateria. Isto faz com que a bateria se degrade e perca a sua capacidade;
- Evitar usar demasiadas vezes os superchargers (postos de carregamento rápidos). Sempre que possível, privilegie a carga lenta.