Depois de ter sido rosto de um dos modelos mais abrangentes da Hyundai, “IONIQ” passa a absorver toda a estratégia da marca para novos carros elétricos. Desta forma, pretende-se oferecer um estilo de vida interligado a uma só imagem para a ecomobilidade.
Esta nova marca incorpora, ainda, o compromisso da Hyundai em interagir mais com os seus clientes e entregar uma experiência diferenciada através da mobilidade elétrica.
Os novos carros elétricos estão a ser construídos utilizando a plataforma de carregamento E-GMP, dando origem a três novos modelos, começando pelo IONIQ 5, um SUV elétrico baseado no concept “45” que já se encontra disponível em Portugal.
Descubra tudo sobre a marca IONIQ e o futuro da mobilidade na visão da Hyundai.
O futuro para os novos carros elétricos numa única marca
Depois de uma trajetória há muito marcada pela ecomobilidade e com o lançamento da Blue Academy pela Hyundai Portugal, o futuro da marca só podia passar, ainda mais, por novos carros elétricos.
Através da marca IONIQ, inicia-se um novo capítulo enquanto líder em mobilidade ecológica, com mais opções elétricas, que permitem experiências ainda mais personalizadas aos seus condutores.
Com a apresentação da mais recente estratégica ecológica da Hyundai, nos próximos dois anos serão introduzidos dois novos carros elétricos respondendo, assim, à crescente procura do mercado por uma mobilidade mais amiga do ambiente.
A Hyundai poderá combinar o seu conhecimento, líder na indústria de automóveis elétricos, com a visão da empresa ‘Progress for Humanity’, que consiste em oferecer mais experiências de mobilidade inteligentes.
O renascer do IONIQ com os novos carros elétricos
IONIQ, que deriva da combinação de palavras “ion” e “Unique”, foi introduzido, pela primeira vez, enquanto projeto de investigação e desenvolvimento a longo termo, focado na mobilidade ecológica.
Baseado nos resultados deste projeto, a Hyundai apresentaria, em 2016, o primeiro carro com o nome IONIQ. Este tornar-se-ia no primeiro e único modelo do mundo a oferecer a opção de escolha entre três motorizações eletrificadas diferentes: híbrido, plug-in e elétrico.
O sucesso e todo o legado inovador do IONIQ levou ao renascimento do nome enquanto marca dedicada à ecomobilidade da Hyundai.
A IONIQ é uma marca que pertence à gama e o conceito é semelhante ao do “N”, a submarca de alta performance da Hyundai. No entanto, a marca IONIQ englobará apenas carros elétricos. Isto difere do “N”, que pode ser aplicado a vários modelos através da designação “N-Line” e da submarca “N”.
Conheça os três novos carros elétricos IONIQ
IONIQ dá nome aos três novos carros elétricos da Hyundai, distinguindo-se pelos números pares, em modelos sedan, e números ímpares para SUV. Descubra alguns dos seus pormenores.
- IONIQ 5: é um SUV compacto, baseado no concept “45 EV”, que foi revelado em 2019. Os designers do IONIQ 5 inspiraram-se no passado e integraram-no através da assinatura de luzes em pixel, um elemento de design único que fará parte de todos os veículos elétricos IONIQ. Este veículo elétrico já se encontra disponível em Portugal.
- IONIQ 6: com previsão de chegada em 2022, o sedan desportivo baseado no concept elétrico mais recente da Hyundai, o Prophecy.
- IONIQ 7: para quem aprecia SUV de grandes dimensões, o IONIQ 7 está previsto chegar em 2023.
No design, os novos carros elétricos IONIQ têm um tema comum: “Timeless Design”. Os veículos serão inspirados em modelos anteriores, enquanto ponte para o futuro.
Plataforma de carregamento E-GMP
Os novos carros elétricos da marca IONIQ terão lugar numa Plataforma Modular Elétrica Global, conhecida como E-GMP. O IONIQ 5 foi construído já com esta plataforma, graças à sua tecnologia de carregamento de 800V, a bateria do IONIQ 5 carrega dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos, tornando-se num dos carros elétricos com o carregamento mais rápido.
A plataforma de carregamento E-GMP permite reinventar o interior do veículo elétrico como “smart living space”, com bancos ajustáveis, conectividade sem fios e características únicas, como o porta-luvas concebido como gaveta, e isso é visível já no interior do IONIQ 5.
A mudança de paradigma irá estende-se às interfaces de utilizador, que são simples, intuitivas e ergonómicas, e desenhadas para ajudar os ocupantes a sentirem-se à vontade.
Uma estratégia ecológica para 2025
A Hyundai anunciou que pretende vender 1 milhão de novos carros elétricos, até 2025, transformando-se, assim, no líder global de viaturas ecológicas.
É sob a estratégia para 2025 que pretende, também, tornar-se no terceiro maior fabricante de veículos ecológicos do mundo, vendendo 560 mil unidades de BEV, em adição às vendas de FCEV.
O lançamento da marca IONIQ reforça o compromisso da Hyundai para a mobilidade ecológica e reflete a sua transformação contínua como uma “Smart Mobility Solution Provider”, com soluções com zero emissões poluentes.