subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
carregar carro

Instalação de um posto de carregamento no condomínio: tudo o que deve saber

Por Hyundai Portugal
Publicado em 23 Maio 2022  •  3 Minutos
carregar carro

Viver num condomínio com garagem partilhada e ter um posto de carregamento para o seu veículo elétrico são situações perfeitamente compatíveis. Todos os dias há mais condutores a preferir veículos elétricos e as regras para a instalação de um posto de carregamento num condomínio estão agora muito mais acessíveis e simplificadas. Mas há vários pormenores importantes a ter em conta. Leia este artigo. Vamos explicar-lhe tudo, ponto por ponto.

 

Instalar um posto de carregamento num condomínio é um direito de todos… mas há regras

 

A instalação de um posto de carregamento na garagem do seu condomínio é um processo simples, independentemente de ser proprietário ou arrendatário da casa onde vive.

 

As regras para a instalação do posto de carregamento estão definidas no Decreto-Lei n.º 90/2014, que estabelece o Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica, e são claras: a instalação de um Posto de Carregamento de Veículos Elétricos (PCVE), por qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal, é perfeitamente admitida, desde que custeada pelo próprio.

 

O utilizador que deseje instalar um posto de carregamento de carros elétricos deverá informar a administração do condomínio da sua intenção, através de uma comunicação escrita, com a antecedência mínima de 30 dias sobre a data pretendida para fazer a instalação ou a transformação.

 

Por último, é preciso que os condóminos aprovem a instalação do posto de carregamento por maioria representativa de dois terços do valor total do prédio.

 

IONIQ branco a carregar

 

O custo da instalação pode ser assumido pelo condomínio?

 

Num prédio com vários condutores de veículos elétricos, o condomínio pode assumir a realização da obra e a respetiva despesa para que todos os condóminos possam usar os dispositivos de carregamento. Uma solução deste tipo beneficia toda a gente: proprietários, arrendatários, senhorios e comunidade em geral. Poupa energia e contribui para um futuro mais sustentável. Também neste caso, a instalação do posto de carregamento pelo condomínio depende da aprovação por maioria representativa de dois terços do valor total do prédio, até ao limite de 10 carregadores por condomínio.

 

Que apoios existem para a instalação de postos de carregamento num condomínio?

 

Em março de 2022, e para reforçar as medidas de descarbonização, melhoria da qualidade do ar, redução de ruído e do tráfego, foram criados incentivos públicos, através do Fundo Ambiental. Nestes incentivos inserem-se os apoios para a compra e instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos em espaços comuns dos condomínios.

 

 

O apoio público pode chegar até 80% dos custos de compra e instalação, o que pode traduzir-se num valor de 800€ por cada lugar de estacionamento. O apoio inclui ainda 80% do valor da instalação elétrica associada ao carregador comprado, com IVA, até 1000 euros por cada lugar de estacionamento.

 

Os incentivos podem ser atribuídos a três tipos de candidatos: moradores individuais em condomínios, grupos de condóminos ou administrações do condomínio.

 

Mulher a carregar IONIQ 5

 

Continue a acompanhar a Blue Academy e mantenha-se a par das mais recentes novidades no mundo da ecomobilidade.

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Mulher a carregar IONIQ 5

Conhece os tipos de tomadas para carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
alugar carro elétrico - kauai azul

Alugar carro elétrico: dê uma oportunidade à ecomobilidade!

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Planear uma viagem num elétrico: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Hyundai Kauai azul

Desconto Via Verde para carros elétricos: como funciona?

Por Hyundai Portugal
Bertrand Piccard com o IONIQ 5

Hyundai renova parceria com ambientalista Bertrand Piccard

Por Hyundai Portugal
Kauai azul a carregar - carros elétricos novos

Manutenção de carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a Hidrogénio vs Elétrico: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
ioniq 5 German Car of the Year

Hyundai IONIQ 5 eleito German Car of the Year 2022

Por Hyundai Portugal
carros elétricos são realmente ecológicos

Os carros elétricos são realmente ecológicos?

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ a carregar

Tipos de carros elétricos e as suas características

Por Hyundai Portugal
Kauai azul a carregar - carros elétricos novos

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Top