subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
tempo de carregamento carros eletricos

Incentivos fiscais à compra de carros elétricos em 2021: o que é preciso saber

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 23 Agosto 2021  •  2 Minutos
tempo de carregamento carros eletricos

A ecomobilidade veio para ficar e os governos de vários países, incluíram nos orçamentos nacionais, incentivos fiscais à compra de carros elétricos em 2021. Em Portugal, desde 2016, que o Estado dedica uma parte do orçamento à promoção da compra de veículos elétricos.

 

Em Portugal, temos o Fundo Ambiental, uma organização promovida pelo Estado, criada em agosto de 2016 e em vigor desde janeiro de 2017. Tem por objetivo desenvolver apoios à redução de emissões de gases poluentes. Todos os anos, este Fundo Ambiental é atualizado.

 

Saiba quais são os apoios em vigor este ano. Tanto empresas, como particulares, tiram partido dos incentivos fiscais na compra de carros elétricos.

 

Quais são os incentivos fiscais na compra de carros elétricos em 2021?

 

Os incentivos fiscais para a compra de carros elétricos em 2021, dividem-se por algumas tipologias. No que diz respeito aos automóveis, existe uma diferenciação entre ligeiros de passageiros e ligeiros de mercadorias.

 

Os incentivos fiscais à compra de carros elétricos novos em 2021 tem um apoio estabelecido nos 2.100.000 euros ou 700 candidaturas, caso se trate de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico. O incentivo pode ir até aos 3000 euros. Tal como em 2020, o montante total pago pelo veículo não pode ultrapassar os 62.500 euros.

 

Para os veículos ligeiros de mercadorias 100% elétricos, o valor de apoio está nos 6.000 euros, com um limite de 150 candidaturas. No total, o Fundo Ambiental disponibiliza 900 mil euros para esta tipologia, divididos entre particulares e pessoas coletivas.

 

Além do cheque do Fundo Ambiental, existem outras vantagens associadas à compra de carros elétricos por particulares, nomeadamente do ponto de vista fiscal, como a isenção do Imposto Sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC), assim como a dedução 100% no IVA em carros elétricos desde que o valor não ultrapasse os tais 62.500 euros.

 

Incentivos fiscais para empresas

 

As empresas podem deduzir a totalidade do IVA da compra de carros elétricos, desde que o preço também esteja abaixo do limite de 62.500 euros.

 

O mesmo é possível depois em relação a todas as despesas comprovadamente relacionadas com o carregamento destes veículos. Os carros elétricos também estão isentos de tributação autónoma, de Imposto Sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC).

 

A preocupação com questões ambientais é partilhada por construtoras, marcas e entidades governamentais. Mantenha-se a par das novidades, com a Blue Academy.

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
KAUAI elétrico a carregar

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Hyundai SEVEN

Hyundai revela concept SEVEN, o novo SUV da marca IONIQ

Por Hyundai Portugal

A Hyundai e os elétricos: uma relação que veio para ficar

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

As 5 Vantagens dos veículos 100% Elétricos

Por Hyundai Portugal
Carregador de carro elétrico

Qual o consumo dos carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carros elétricos prós e contras

Carros Elétricos: Prós e Contras destes veículos

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 na estrada

Existe dedução do IVA em carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
porque sao os carros eletricos caros - ioniq 5

Porque é que os carros elétricos são caros?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Elétrico vs Diesel: qual é a melhor opção?

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

Carros elétricos em Portugal são a opção mais barata e sustentável?

Por Hyundai Portugal
Top