subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
incentivo compra carros elétricos

Preço mais baixo e apoios fiscais: incentivo à compra de carros elétricos

Observador Cetelem
Por Observador Cetelem 4 Dezembro 2020  •  2 Minutos
incentivo compra carros elétricos

Os veículos elétricos preenchem quase todos os requisitos para convencer um grande número de automobilistas. E a grande maioria dos portugueses correspondem-lhe com entusiasmo: 88% consideram que transmitem uma imagem positiva, moderna e responsável. É preciso considerar incentivo à compra de carros elétricos, para que se tornem num bem mais acessível.

 

Para que sejam adotados têm tido, historicamente, uma fasquia a ultrapassar: a da competitividade. Em 2019, 86% dos portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem Automóvel consideravam que um veículo elétrico custava mais do que o seu equivalente de combustão.

 

Esta crença era verificada pelos factos: um veículo elétrico era globalmente mais caro do que um veículo de combustão, principalmente graças ao custo da bateria.

 

Para os automobilistas, este era um dos principais argumentos para não quererem comprar um veículo elétrico. Um cenário que além de ser verificado em Portugal, também foi uma realidade nos restantes países onde foi realizado o estudo.

 

 

Incentivo à compra de carros elétricos

 

Passados dois anos, confrontamo-nos com uma nova realidade: de acordo com o LeasePlan Car Cost Index 2020, ter um carro elétrico familiar já é mais barato do que um veículo a gasóleo ou gasolina. Feitas as contas, a diferença pode mesmo atingir os 100€ por mês, quando comparados com um carro a gasóleo. Se a comparação for com um veículo a gasolina, o valor pode mesmo chegar aos 219€.

 

O mesmo estudo refere ainda que os principais motivos são: o custo mais elevado do gasóleo e da gasolina e a tributação mais elevada para efeitos de registo e circulação, especialmente no caso do gasóleo.

 

Mas, de regresso ao Observador Cetelem Automóvel: em 2019 metade dos portugueses afirmaram não ter conhecimento da existência de incentivos para à compra de carros elétricos, com 19% a afirmar que estes apoios não existem.

 

Uma realidade alterada, uma vez que os apoios fiscais e incentivos, para empresas e particulares, à compra de carros elétricos, vão voltar em 2021. O objetivo será promover o aumento do parque nacional de veículos elétricos, tanto para particulares como para empresas.

 

Também se prevê o alargamento da rede pública de postos de carregamento, colmatando questões práticas relacionadas com autonomia.

 

Perante este cenário de grande mudança, os ventos estão favoráveis à promoção dos veículos elétricos, o que poderá levar cada vez mais portugueses a optar por esta alternativa de mobilidade.

Observador Cetelem
Observador Cetelem Há 20 anos em Portugal, o Observador Cetelem é um centro de estudos sobre consumo e comércio mundial – em setores tão distintos como distribuição, automóvel, entre outros –, que são fontes de informações e ideias ao serviço dos agentes económicos, procurando ser uma referência e parceiro privilegiado dos principais atores do mundo automóvel e do consumo.
KAUAI elétrico a carregar

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Hyundai SEVEN

Hyundai revela concept SEVEN, o novo SUV da marca IONIQ

Por Hyundai Portugal

A Hyundai e os elétricos: uma relação que veio para ficar

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

As 5 Vantagens dos veículos 100% Elétricos

Por Hyundai Portugal
Carregador de carro elétrico

Qual o consumo dos carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carros elétricos prós e contras

Carros Elétricos: Prós e Contras destes veículos

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 na estrada

Existe dedução do IVA em carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
porque sao os carros eletricos caros - ioniq 5

Porque é que os carros elétricos são caros?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Elétrico vs Diesel: qual é a melhor opção?

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

Carros elétricos em Portugal são a opção mais barata e sustentável?

Por Hyundai Portugal
Top