Os veículos elétricos preenchem quase todos os requisitos para convencer um grande número de automobilistas. E a grande maioria dos portugueses correspondem-lhe com entusiasmo: 88% consideram que transmitem uma imagem positiva, moderna e responsável. É preciso considerar incentivo à compra de carros elétricos, para que se tornem num bem mais acessível.
Para que sejam adotados têm tido, historicamente, uma fasquia a ultrapassar: a da competitividade. Em 2019, 86% dos portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem Automóvel consideravam que um veículo elétrico custava mais do que o seu equivalente de combustão.
Esta crença era verificada pelos factos: um veículo elétrico era globalmente mais caro do que um veículo de combustão, principalmente graças ao custo da bateria.
Para os automobilistas, este era um dos principais argumentos para não quererem comprar um veículo elétrico. Um cenário que além de ser verificado em Portugal, também foi uma realidade nos restantes países onde foi realizado o estudo.
Incentivo à compra de carros elétricos
Passados dois anos, confrontamo-nos com uma nova realidade: de acordo com o LeasePlan Car Cost Index 2020, ter um carro elétrico familiar já é mais barato do que um veículo a gasóleo ou gasolina. Feitas as contas, a diferença pode mesmo atingir os 100€ por mês, quando comparados com um carro a gasóleo. Se a comparação for com um veículo a gasolina, o valor pode mesmo chegar aos 219€.
O mesmo estudo refere ainda que os principais motivos são: o custo mais elevado do gasóleo e da gasolina e a tributação mais elevada para efeitos de registo e circulação, especialmente no caso do gasóleo.
Mas, de regresso ao Observador Cetelem Automóvel: em 2019 metade dos portugueses afirmaram não ter conhecimento da existência de incentivos para à compra de carros elétricos, com 19% a afirmar que estes apoios não existem.
Uma realidade alterada, uma vez que os apoios fiscais e incentivos, para empresas e particulares, à compra de carros elétricos, vão voltar em 2021. O objetivo será promover o aumento do parque nacional de veículos elétricos, tanto para particulares como para empresas.
Também se prevê o alargamento da rede pública de postos de carregamento, colmatando questões práticas relacionadas com autonomia.
Perante este cenário de grande mudança, os ventos estão favoráveis à promoção dos veículos elétricos, o que poderá levar cada vez mais portugueses a optar por esta alternativa de mobilidade.