subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!

Hyundai Motor lidera movimento para uma sociedade movida a hidrogénio na China

Por Hyundai Portugal
Publicado em 11 Janeiro 2021  •  3 Minutos

A Hyundai Motor Company lidera o desenvolvimento de uma sociedade movida a hidrogénio e de um ecossistema de veículos comerciais fuel cell, na China, juntamente com os parceiros regionais.

 

A Hyundai Motor assinou recentemente um memorando de entendimento com a Shanghai Electric Power Co., Ltd., Shanghai Sunwise New Energy System Co., Ltd. e Shanghai Ronghe Electric Technology Financial Leasing Co., Ltd., com o objetivo de estabelecer um ecossistema de mobilidade a hidrogénio, na zona de Xangai e Yangtze River Delta.

 

Com o mesmo objetivo, mas para a região de Jing-Jin-Ji, a Hyundai Motor assinou um segundo memorando de entendimento com o Iron and Steel Research Institute Group da China (CISRI) e com o Hebei Iron and Steel Group (Grupo HBIS), apresentando ainda o primeiro camião para serviços pesados do mundo movido a hidrogénio, Hyundai XCIENT, na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) 2020.

Parceiros da Hyundai Motor Group

 

Mobilidade a hidrogénio: em que consistem as parcerias?

 

O primeiro memorando referido irá formar um sistema colaborativo que liga a produção de hidrogénio, a construção de pontos de reabastecimento e o fornecimento de veículos comerciais Fuel Cell da Hyundai na zona de Yangtze River Delta. Prevê ainda a promoção de um negócio piloto de veículos fuel cell. Através deste memorando de entendimento, as quatro partes têm como objetivo construir um modelo de negócios altamente eficaz, com custos competitivos e com base na experiência de cada empresa, fornecendo mais de 3.000 camiões movidos a hidrogénio, na área de Yangtze River Delta, até 2025.

 

O acordo com o Iron and Steel Research Institute Group e com o Hebei Iron and Steel Group, visa a construção de um sistema cooperativo com o cluster de mobilidade a hidrogénio de Jing-Jin-Ji. Enquanto “lar” das maiores fábricas siderúrgicas do país, este cluster apresenta um abastecimento de hidrogénio estável e abundante. Tem ainda uma grande procura de camiões pesados, dado o volume transportadoras de grandes mercadorias na região.

 

 

Hyundai Xcient camião fuel cell

 

Através deste memorando de entendimento, o CISRI é responsável por fornecer tecnologia relacionada com o armazenamento de hidrogénio, transporte e reabastecimento, assim como pelo apoio à construção de estações de reabastecimento de hidrogénio. O Grupo HBIS irá fornecer hidrogénio, tirando partido de subprodutos, e identificar fontes para a procura de veículos fuel cell, enquanto que a Hyundai Motor irá desenvolver e distribuir camiões a hidrogénio adequados às necessidades do mercado local, em colaboração com a subsidiária local de veículos comerciais.

 

As três partes irão levar a cabo um período experimental de camiões de hidrogénio na área de JingJin-Ji, com o objetivo de fornecer 1.000 unidades até 2025.

 

1 milhão de veículos Fuel Cell até 2030 na China

 

A Hyundai está a colaborar de perto com os seus parceiros chineses, que estão alinhados com o fuel cell roadmap do governo chinês, que tem como objetivo ter 1 milhão de veículos fuel cell até 2030. O objetivo da Hyundai é fornecer mais de 27.000 unidades de FCEV na China até 2030, com o intuito de se posicionar enquanto líder global na tecnologia fuel cell, através desta colaboração multilateral com a China.

 

No mês passado, a Hyundai Motor, entregou as primeiras sete unidades do XCIENT Fuel Cell – o primeiro camião para serviços pesados do mundo movido a hidrogénio e produzido em massa –, a clientes suíços, com o intuito de finalizar o ano tendo um total de 50 camiões a percorrer as estradas suíças

Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Hyundai NEXO na estrada

Hidrogénio verde: o que é, vantagens e desvantagens deste combustível

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a Hidrogénio vs Elétrico: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Entenda o elevado preço do hidrogénio combustível

Por Hyundai Portugal
motor a hidrogenio

Como funciona o motor a hidrogénio?

Por Hyundai Portugal
hyundai nexo - carros a hidrogénio em portugal

O futuro dos carros a hidrogénio em Portugal

Por Hyundai Portugal
Hyundai Nexo - Carro a Hidrogénio

Carros a Hidrogénio: Vantagens e Desvantagens destes veículos

Por Hyundai Portugal
carros-hyundai

Hyundai Motor revela compromisso em atingir a neutralidade carbónica no IAA Mobility 2021

Por Hyundai Portugal
Hydrogen wave

Hyundai Motor Group revela a sua visão futura de uma sociedade a hidrogénio

Por Hyundai Portugal
Hyundai torna-se acionista da H2 MOBILITY

Hyundai torna-se acionista da H2 MOBILITY

Por Hyundai Portugal
XCIENT Fuel Cell

XCIENT Fuel Cell: Hyundai reforça design e performance do camião

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Hyundai NEXO bate recorde mundial de distância percorrida com apenas um depósito

Por Hyundai Portugal
Hyundai NEXO

Hidrogénio: Combustível do Futuro?  

Por Hyundai Portugal
Top