Hyundai Motor lidera movimento para uma sociedade movida a hidrogénio na China

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 11 Janeiro 2021  •  3 Minutos

A Hyundai Motor Company lidera o desenvolvimento de uma sociedade movida a hidrogénio e de um ecossistema de veículos comerciais fuel cell, na China, juntamente com os parceiros regionais.

 

A Hyundai Motor assinou recentemente um memorando de entendimento com a Shanghai Electric Power Co., Ltd., Shanghai Sunwise New Energy System Co., Ltd. e Shanghai Ronghe Electric Technology Financial Leasing Co., Ltd., com o objetivo de estabelecer um ecossistema de mobilidade a hidrogénio, na zona de Xangai e Yangtze River Delta.

 

Com o mesmo objetivo, mas para a região de Jing-Jin-Ji, a Hyundai Motor assinou um segundo memorando de entendimento com o Iron and Steel Research Institute Group da China (CISRI) e com o Hebei Iron and Steel Group (Grupo HBIS), apresentando ainda o primeiro camião para serviços pesados do mundo movido a hidrogénio, Hyundai XCIENT, na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) 2020.

Parceiros da Hyundai Motor Group

 

Mobilidade a hidrogénio: em que consistem as parcerias?

 

O primeiro memorando referido irá formar um sistema colaborativo que liga a produção de hidrogénio, a construção de pontos de reabastecimento e o fornecimento de veículos comerciais Fuel Cell da Hyundai na zona de Yangtze River Delta. Prevê ainda a promoção de um negócio piloto de veículos fuel cell. Através deste memorando de entendimento, as quatro partes têm como objetivo construir um modelo de negócios altamente eficaz, com custos competitivos e com base na experiência de cada empresa, fornecendo mais de 3.000 camiões movidos a hidrogénio, na área de Yangtze River Delta, até 2025.

 

O acordo com o Iron and Steel Research Institute Group e com o Hebei Iron and Steel Group, visa a construção de um sistema cooperativo com o cluster de mobilidade a hidrogénio de Jing-Jin-Ji. Enquanto “lar” das maiores fábricas siderúrgicas do país, este cluster apresenta um abastecimento de hidrogénio estável e abundante. Tem ainda uma grande procura de camiões pesados, dado o volume transportadoras de grandes mercadorias na região.

 

 

Hyundai Xcient camião fuel cell

 

Através deste memorando de entendimento, o CISRI é responsável por fornecer tecnologia relacionada com o armazenamento de hidrogénio, transporte e reabastecimento, assim como pelo apoio à construção de estações de reabastecimento de hidrogénio. O Grupo HBIS irá fornecer hidrogénio, tirando partido de subprodutos, e identificar fontes para a procura de veículos fuel cell, enquanto que a Hyundai Motor irá desenvolver e distribuir camiões a hidrogénio adequados às necessidades do mercado local, em colaboração com a subsidiária local de veículos comerciais.

 

As três partes irão levar a cabo um período experimental de camiões de hidrogénio na área de JingJin-Ji, com o objetivo de fornecer 1.000 unidades até 2025.

 

1 milhão de veículos Fuel Cell até 2030 na China

 

A Hyundai está a colaborar de perto com os seus parceiros chineses, que estão alinhados com o fuel cell roadmap do governo chinês, que tem como objetivo ter 1 milhão de veículos fuel cell até 2030. O objetivo da Hyundai é fornecer mais de 27.000 unidades de FCEV na China até 2030, com o intuito de se posicionar enquanto líder global na tecnologia fuel cell, através desta colaboração multilateral com a China.

 

No mês passado, a Hyundai Motor, entregou as primeiras sete unidades do XCIENT Fuel Cell – o primeiro camião para serviços pesados do mundo movido a hidrogénio e produzido em massa –, a clientes suíços, com o intuito de finalizar o ano tendo um total de 50 camiões a percorrer as estradas suíças

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Hyundai NEXO na estrada

Mobilidade a hidrogénio: verde e sustentável

Por Hyundai Portugal
Hyundai NEXO carro a hidrogénio

Hyundai NEXO conquista prémio “Alternative Car of the Year”

Por Hyundai Portugal
Acordo para fábria de Fuel cell pela Hyundai Motor Group

Hyundai promove estratégia de hidrogénio com nova fábrica fuel cell

Por Hyundai Portugal
carros movidos a hidrogenio

Carros movidos a hidrogénio: tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista
Hyundai e Ineos acordo hidrogénio

Hyundai Motor Company e a INEOS associam-se para impulsionar a economia do hidrogénio

Por Hyundai Portugal
close-up num motor a hidrogénio

Motor a hidrogénio: será este o futuro da mobilidade elétrica?

Por Ekonomista
Hyundai Exporta Tecnologia Fuel Cell para Toda a Europa

Tecnologia Fuel Cell chega à Europa

Por Hyundai Portugal
Hyundai faz parceria com o suiço Bertrand Piccard

Reforçada pesquisa de mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal
carro a hidrogénio a andar na estrada

Carros a hidrogénio: o que são, como funcionam e quais as vantagens

Por Ekonomista
XCENT: o primeiro camião movido a hidrogénio

Veículos a Hidrogénio: por um futuro sem emissões

Por Hyundai Portugal
Kauai Electric e IONIQ em parceria com o Museu Van Gogh

A arte de mãos dadas com a mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal
Frotas Policiais Europeias passam a integrar carros elétricos da Hyundai

Carros Ecológicos em Frotas Policiais europeias

Por Hyundai Portugal
Top