subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
hyundai kauai ev a carregar na rua

Hyundai Kauai EV: tudo o que deve saber sobre o SUV 100% elétrico

Ekonomista
Por Ekonomista 12 Agosto 2020  •  7 Minutos
hyundai kauai ev a carregar na rua
Sabia que o Hyundai Kauai EV é um SUV elétrico que tem muito para oferecer ao condutor e aos passageiros? Descubra 10 curiosidades sobre este elétrico.

 

O Hyundai Kauai EV é o SUV 100% elétrico da marca sul coreana. 

 

Este modelo, com uma autonomia elevada de 449 km, consegue atingir 80% da carga total num carregamento inferior a uma hora (quando carregado num posto de carregamento rápido).

 

O seu design exterior arrojado e diferenciador, associado ao conforto do seu interior, tornam este SUV no veículo ideal para quem procura conjugar um estilo audaz com toda a praticabilidade de um veículo espaçoso.

 

Equipado com a mais recente tecnologia, o Hyundai Kauai EV aposta fortemente na segurança dos ocupantes do veículo e daqueles que o rodeiam.

 

Proporciona, ainda, uma agradável experiência de condução através do seu sistema de conectividade e navegação.

 

Este é um modelo que tem muito para oferecer ao condutor e aos seus passageiros. Descubra 10 curiosidades sobre o SUV elétrico que veio para fazer a diferença.

 

10 Curiosidades sobre o Hyundai Kauai EV

 

hyundai kauai ev estacionado na rua

 

1. O motor elétrico

 

Sendo que estamos a falar de um Kauai EV, este é constituído por apenas um único motor que lhe fornece energia para se movimentar. Este é um motor 100% elétrico.

 

Capaz de produzir uma potência máxima de 150 kW ou 204 cavalos, o motor elétrico do Kauai EV permite atingir uma velocidade máxima de 167 km/h (limitada eletronicamente).

 

Com estas características, o Kauai EV é capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,6 segundos.

 

2. A bateria de iões de lítio

 

O Hyundai Kauai EV está equipado com uma bateria de iões de lítio, e não com uma das convencionais baterias híbridas de níquel.

 

Esta bateria tem uma capacidade de 64 kWh e uma autonomia impressionante de 449 km (WLTP).

 

Com uma maior eficiência de carga e descarga, o seu sistema de Gestão Térmica de Bateria permite preservar a vida útil da bateria.

 

A temperatura da bateria é regulada através de dois sistemas distintos.

 

É arrefecida com água através de uma ligação ao sistema de ar condicionado, e é aquecida através de um mecanismo de aquecimento elétrico.

 

Desta forma, a capacidade, desempenho e durabilidade da bateria são preservados.

 

3. Condução inteligente

 

O Hyundai Kauai EV vem equipado com um sistema de travagem regenerativa ajustável.

 

Este sistema permite ao condutor utilizar as patilhas do volante para selecionar uma das cinco opções de travagem regenerativa.

 

Estas opções possibilitam regular a intensidade da travagem de forma a que esta se ajuste ao estilo de condução a qualquer momento.

 

A energia gerada pelo sistema de travagem regenerativa permite poupar a energia da bateria, prolongando a autonomia da mesma.

 

Ao manter a patilha esquerda pressionada continuamente, é possível travar completamente o veículo, sem ser necessário pressionar o pedal de travagem.

 

4. Autonomia e carregamento

 

O Hyundai Kauai EV tem uma autonomia combinada de 449 km e até 619 km de autonomia de condução em cidade (WLTP), uma autonomia elevada considerando a autonomia média dos veículos elétricos.

 

Diretamente associado à autonomia, está o carregamento. Por sua vez, o Kauai EV em diversas tomadas e de várias formas, sendo elas:

 

Carregamento rápido

 

É possível atingir 80% da carga do Hyundai Kauai EV em apenas 54 minutos, utilizando uma estação de carregamento rápido de 100 kW de corrente direta (DC).

 

Se a estação de carregamento tiver 50 kW de corrente direta, é possível carregar o SUV elétrico em 75 minutos.

 

Carregamento normal

 

O carregamento numa tomada comum até à carga total, utilizando um cabo ICCB (in-cable control box), demora cerca de 31 horas.

 

Por outro lado, se o carregamento for realizado através de uma wall box, o Hyundai Kauai 100% elétrico atingirá a carga total em, aproximadamente, 9 horas e 35 minutos.

 

Como é percetível, o tempo de carregamento irá ser distinto de acordo com o método de carregamento usado.

 

 

Existe ainda a possibilidade de programar o carregamento. Esta função possibilita-lhe carregar a bateria ao menor custo possível, ao realizar os carregamentos nas horas em que as tarifas de eletricidade são mais baixas.

 

A função de Programação de Carregamento, disponível no ecrã central do automóvel, permite definir o início e tempo de carregamento.

 

O Kauai 100% elétrico está equipado com um cabo de carregamento doméstico (cabo ICCB) para ligação a uma tomada comum, e um cabo de carregamento para ligação às estações de carregamento rápido.

 

5. Design exterior arrojado

 

O design exterior do Kauai EV assemelha-se ao design ousado do Hyundai Kauai nas suas versões a gasolina.

 

Contudo, o Hyundai Kauai EV tem uma característica que se destaca: a sua grelha fechada. Esta grelha diferenciadora foca o sentido de modernidade do veículo.

 

Os faróis estão equipados com tecnologia LED, e as jantes são de liga leve de 17 polegadas, com uma configuração aerodinâmica.

 

Outra das características deste veículo, e que permite uma maior personalização, são as imensas possibilidades de combinações de cores da carroçaria, permitindo, até, a colocação de uma cor de tejadilho diferente da cor da restante carroçaria.

 

6. Design interior elegante

 

interior de um hyundai kauai ev

 

Tal como o exterior, também o interior do Hyundai Kauai EV é semelhante ao das restantes versões do Hyundai Kauai – minimalista e espaçoso.

 

A consola central é diferente, contendo os comandos necessários à condução do veículo elétrico e espaço para armazenamento de itens pessoais, assim como o volante, que contém as patilhas do sistema de travagem regenerativa.

 

Os estofos podem combinar tecido e couro, ou serem exclusivamente compostos por couro, nas cores preto ou cinzento. 

 

Se optar por alguns extras, poderá ajustar os bancos dianteiros de forma elétrica, que também contam com um sistema de suporte lombar elétrico e, ainda, um sistema de ventilação e um sistema de aquecimento.

 

O volante aquecido também é opcional.

 

7. Tecnologia e conectividade

 

O Hyundai Kauai EV está equipado com a tecnologia mais recente e que potenciará uma melhor experiência de condução.

 

Na consola central é possível encontrar o travão de mão elétrico, assim como os botões que permitem alternar entre os diferentes modos de condução.

 

O painel de instrumentos é composto por um ecrã de 7 polegadas, onde é possível verificar o modo de condução ativo, e monitorizar o fluxo de energia e o nível de carga da bateria. 

 

O sistema de navegação de 8 polegadas com mapas 3D e atualizações de software incluídas, permite a conexão ao Apple CarPlay, Android Auto e Bluetooth.

 

Este sistema de navegação inclui ainda uma subscrição gratuita de 7 anos dos LIVE Services, onde pode ter acesso a informação atualizada e em tempo real sobre meteorologia, trânsito e radares, e onde é possível pesquisar pontos de interesse.

 

As imagens captadas pelas câmaras traseira e dianteira são projetadas no sistema de navegação, sendo complementadas com orientações dinâmicas para auxiliar as manobras necessárias.

 

Quando conectado a uma fonte de energia, é possível programar o horário de início do pré-aquecimento do interior veículo.

 

Assim, antes do início da viagem o veículo já terá a temperatura definida pelo condutor, permitindo ainda poupar a energia da bateria durante a viagem.

 

O Hyundai Kauai EV está ainda equipado com uma estação de carregamento sem fios por indução para telemóveis.

 

8. Auxiliares de condução no apoio à segurança

 

O Hyundai SmartSense é um sistema de segurança composto por auxiliares à condução desenvolvido com a mais recente tecnologia.

 

O objetivo deste sistema é garantir a segurança de todos os passageiros do Hyundai Kauai EV.

 

O Hyundai SmartSense é composto pelos seguintes auxiliares de condução:

 

Travagem Autónoma de Emergência (FCA) com Deteção de Peões

 

Este sistema de segurança ativa, alerta o condutor, através de sinais visuais e sonoros, em casos de emergência, travando depois o automóvel de forma automática, caso o condutor não tenha tempo para reagir.

 

Através da informação recolhida pelos sensores e pela câmara frontal, este sistema é ativado quando é detetado um veículo ou peão em frente ao veículo, sempre que o veículo circular a velocidade igual ou superior a 8 km/h.

 

Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem

 

Quando o veículo circula a mais de 60 km/h e o Sistema de Aviso de Saída da Faixa de Rodagem (LDW) deteta um estilo de condução pouco seguro, são emitidos sinais visuais e sonoros.

 

Este sistema considera que um estilo de condução pouco seguro é aquele em que não são respeitados os limites da faixa de rodagem.

 

Caso o condutor não adote um estilo de condução mais seguro, é ativado o Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA) em que este sistema corrige automaticamente, a posição do veículo na faixa de rodagem.

 

Iluminação em curva

 

O Hyundai Kauai elétrico está equipado com o Luz de Iluminação em Curva Estática (LBA) que liga e desliga de forma automática luzes auxiliares para iluminação em curva, dependendo da velocidade e ângulo de direção do veículo.

 

Alerta de Fadiga do Condutor (DAW)

 

Este sistema recolhe dados como o ângulo de direção, posição do veículo na faixa de rodagem e força exercida no volante, analisando-os e criando padrões.

 

Quando padrões de distração ou cansaço são detetados, o sistema altera o condutor através de sinais visuais e sonoros, sugerindo uma pausa.

 

9. Conforto

 

O Hyundai Kauai EV é o SUV ideal para quem procura um veículo espaçoso.

 

O espaço disponível para as pernas nos bancos dianteiros é de 1,054 metros, enquanto que os bancos traseiros oferecem 0,850 metros de espaço.

 

Nos bancos dianteiros, a altura disponível é de 1,006 metros. Nos bancos traseiros, a altura disponível é apenas ligeiramente inferior, ficando nos 0,948 metros.

 

A bagageira apresenta uma capacidade de 332 litros, adequada para as necessidades diárias. Caso necessite de mais espaço, é possível rebater os bancos traseiros e a capacidade aumenta para os 1114 litros.

 

10. Hyundai Kauai EV como parte da visão de futuro da Hyundai

 

O Hyundai Kauai EV coloca a Hyundai numa posição de destaque no segmento SUV, e também no mercado dos veículos elétricos.

 

A visão de futuro da Hyundai assenta numa posição de relevância central na contribuição para a transição para a utilização massificada de energia limpa e sustentável.

 

Esta transição potenciará a proteção e preservação do meio ambiente. E o Hyundai Kauai EV é parte fundamental desta visão.

 

Atualmente, em Portugal, a Hyundai comercializa dois modelos 100% elétricos: o Kauai EV e o IONIQ EV, destinados a segmentos distintos.

 

No futuro próximo, a Hyundai disponibilizará ainda mais modelos integralmente elétricos, como parte da sua visão de mobilidade sustentável.

 

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Ekonomista
Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.
KAUAI elétrico a carregar

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Hyundai SEVEN

Hyundai revela concept SEVEN, o novo SUV da marca IONIQ

Por Hyundai Portugal

A Hyundai e os elétricos: uma relação que veio para ficar

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

As 5 Vantagens dos veículos 100% Elétricos

Por Hyundai Portugal
Carregador de carro elétrico

Qual o consumo dos carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carros elétricos prós e contras

Carros Elétricos: Prós e Contras destes veículos

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 na estrada

Existe dedução do IVA em carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
porque sao os carros eletricos caros - ioniq 5

Porque é que os carros elétricos são caros?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Elétrico vs Diesel: qual é a melhor opção?

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

Carros elétricos em Portugal são a opção mais barata e sustentável?

Por Hyundai Portugal
Top