Acordo para fábria de Fuel cell pela Hyundai Motor Group

Hyundai promove estratégia de hidrogénio com nova fábrica fuel cell

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 9 Fevereiro 2021  •  3 Minutos
Acordo para fábria de Fuel cell pela Hyundai Motor Group

O Hyundai Motor Group (HMG) anunciou a assinatura de um contrato de investimento com o governo da província de Guangdong para a construção de uma fábrica de produção de sistemas fuel cell em Guangzhou, na China. O investimento representa mais um avanço na liderança global do Hyundai Motor Group na mobilidade a hidrogénio e apoia a sua entrada no rápido desenvolvimento da indústria do hidrogénio na China.

 

O arranque da construção está previsto para março de 2021, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2022. Esta fábrica será a primeira base de produção de sistemas fuel cell do Hyundai Motor Group fora da Coreia do Sul, com capacidade inicial para produzir 6.500 unidades de sistemas fuel cell por ano. Gradualmente, o HMG aumentará a capacidade, de acordo com a procura do mercado.

 

O rápido crescimento da indústria de sistemas fuel cell na China

 

A nova fábrica de Guangzhou vai impulsionar a vasta experiência do Hyundai Motor Group na produção de sistemas fuel cell para garantir uma posição de liderança tecnológica na indústria de hidrogénio chinesa, que se encontra em rápido desenvolvimento. Na nova fábrica, o HMG irá fabricar os sistemas fuel cell utilizados no Hyundai NEXO, o SUV movido exclusivamente a hidrogénio da Hyundai Motor.

 

O Hyundai Motor Group vai colaborar com empresas chinesas, para participar em projetos piloto relacionados com o hidrogénio, impulsionados pelo governo de Guangdong, que vão garantir à Hyundai uma vantagem competitiva na indústria chinesa de hidrogénio.  Empresas internacionais do Japão, Alemanha, Reino Unido, entre outros países, também têm trabalhado com parceiros chineses no âmbito do desenvolvimento de tecnologia relacionada com veículos fuel cell e na promoção da indústria local de hidrogénio.

 

Em outubro de 2020, a Sociedade Chinesa de Engenheiros do Setor Automóvel divulgou um roadmap de tecnologia, sob a orientação do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação. Este roadmap reflete a ambição que a China tem em acolher uma economia a hidrogénio, dando nota que o país pretende ter um milhão de veículos fuel cell nas estradas até 2035, focando-se, sobretudo, em automóveis comerciais.

Camião fuel cell Hyundai

 

A estratégia de hidrogénio do Hyundai Motor Group

Em dezembro de 2018, o Hyundai Motor Group anunciou o plano de longo prazo, intitulado ‘Fuel Cell Vision 2030’, para reafirmar o compromisso da marca em impulsionar o desenvolvimento de uma sociedade movida a hidrogénio, tirando partido da sua liderança global na tecnologia fuel cell. De acordo com o plano, o Hyundai Motor Group pretende produzir, por ano, 700 mil sistemas fuel cell para corresponder à procura de vários setores da indústria.

 

O HMG tem décadas de experiência no desenvolvimento de sistemas fuel cell, tendo apresentado o primeiro veículo fuel cell produzido em massa, o ix35, em 2013, seguido pela segunda geração do NEXO, em 2018. O HMG entregou também as sete primeiras unidades de camiões fuel cell XCIENT, o primeiro camião para serviços pesados movido a hidrogénio do mundo a ser produzido em massa, para clientes da Suíça, no final de 2020.

 

Integrada no compromisso do Hyundai Motor Group para promover uma sociedade livre de emissões, a Hyundai lançou recentemente a HTWO, uma nova marca que irá representar o seu sistema fuel cell líder mundial. O HMG reforçou ainda as suas capacidades de pesquisa e desenvolvimento, bem como parcerias com diversas indústrias para liderar o desenvolvimento de uma economia a hidrogénio.

Tecnologia associada

Carros a Hidrogénio Com a mais avançada tecnologia elétrica que purifica o ar poderá ir mais longe com zero emissões.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
carros movidos a hidrogenio

Carros movidos a hidrogénio: tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista

Hyundai Motor lidera movimento para uma sociedade movida a hidrogénio na China

Por Hyundai Portugal
Hyundai e Ineos acordo hidrogénio

Hyundai Motor Company e a INEOS associam-se para impulsionar a economia do hidrogénio

Por Hyundai Portugal
close-up num motor a hidrogénio

Motor a hidrogénio: será este o futuro da mobilidade elétrica?

Por Ekonomista
Hyundai Exporta Tecnologia Fuel Cell para Toda a Europa

Tecnologia Fuel Cell chega à Europa

Por Hyundai Portugal
Hyundai faz parceria com o suiço Bertrand Piccard

Reforçada pesquisa de mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal
carro a hidrogénio a andar na estrada

Carros a hidrogénio: o que são, como funcionam e quais as vantagens

Por Ekonomista
XCENT: o primeiro camião movido a hidrogénio

Veículos a Hidrogénio: por um futuro sem emissões

Por Hyundai Portugal
Kauai Electric e IONIQ em parceria com o Museu Van Gogh

A arte de mãos dadas com a mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal
Frotas Policiais Europeias passam a integrar carros elétricos da Hyundai

Carros Ecológicos em Frotas Policiais europeias

Por Hyundai Portugal
Mireia Belmonte respira emissões do Hyundai NEXO

É possível respirar pelo tubo de escape de um carro a hidrogénio

Por Hyundai Portugal

NEXO: 6 curiosidades sobre o carro a hidrogénio

Por Hyundai Portugal
Top