subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Ioniq 5 na estrada

Hyundai aprofunda a produção e características do Novo IONIQ 5

Por Hyundai Portugal
Publicado em 10 Agosto 2021  •  4 Minutos
Ioniq 5 na estrada

A Hyundai Motor acaba de revelar dois novos vídeos que aprofundam as caraterísticas e processo de produção do IONIQ 5 que não são imediatamente percetíveis pelos clientes. O primeiro cobre seis das principais caraterísticas do midsize CUV totalmente elétrico: dois benefícios eletrificados para o cliente, um elemento sustentável e equipamentos de segurança Hyundai Smart Sense semi-autónomos. O segundo destaca várias etapas da produção do IONIQ 5, incluindo a montagem da bateria, inspeções e testes.

 

O modelo é o primeiro da nova marca IONIQ, dedicada a veículos elétricos, da Hyundai. Com vários recursos sustentáveis e inovadores, o IONIQ 5 redefine os padrões da mobilidade elétrica.

 

Recursos inovadores num veículo 100% elétrico

 

 

O IONIQ 5 oferece aos seus utilizadores uma gama surpreendente de funções que tornam a experiência de condução mais conveniente e segura. Algumas dessas características não são imediatamente percebidas. É precisamente por isso que o primeiro filme destaca esses benefícios, incluindo o carregamento ultrarrápido, a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), materiais sustentáveis e equipamentos de segurança Hyundai Smart Sense semi-autónomos: Assistência à Condução em Autoestrada (HDA 2).

 

Graças à E-GMP, o IONIQ 5 suporta carregamentos ultrarrápidos. A plataforma oferece um carregamento múltiplo, com carregamento padrão ultrarrápido de 800V, bem como um carregamento de 400V sem a necessidade de componentes adicionais ou adaptadores externos. Usando um carregador de 350 kW, o Hyundai IONIQ 5 pode carregar dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos e proporcionar 100 km de autonomia de condução com apenas cinco minutos de carregamento.

 

A função inovadora Vehicle-to-Load (V2L) do IONIQ 5 transforma-o num carregador sobre rodas. A V2L permite que os clientes usem e carreguem qualquer dispositivo elétrico, como bicicletas e scooters elétricas ou equipamentos de campismo a bateria. Fornecendo até 3,6 kW de energia, o IONIQ 5 pode operar outros equipamentos elétricos (110/220V) em qualquer lugar.

 

Carregafor ioniq 5

 

A visão de sustentabilidade do IONIQ 5 é sublinhada pelos seus materiais ecológicos. Desde os seus assentos e forro do teto, ao acabamento das portas e apoios de braço, a maior parte do seu interior é feito de materiais ecológicos e de origem sustentável. Esses materiais incluem fios à base de plantas, fios de lã natural, couro eco-processado com extratos de plantas, paperette 100% reciclável e garrafas PET recicladas.

 

Os equipamentos de segurança do Hyundai Smart Sense não são aparentes a olho nu. Pioneiro na Hyundai, o IONIQ 5 oferece Assistência à Condução em Autoestrada (HDA 2). Este equipamento de segurança, que combina Navegação com base no Cruise Control e a Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem, torna a condução em autoestrada mais conveniente ao usar os recursos de condução autónoma de nível 2. Usando a câmara dianteira do IONIQ 5, sensores de radar e dados de navegação, o HDA 2 controla a velocidade, direção e distância. Adicionalmente, pode auxiliar os condutores na mudança de faixa.

 

Processo de produção do IONIQ 5

 

A produção é uma parte da vida de um automóvel à qual normalmente os clientes não têm acesso. O segundo filme lançado pela Hyundai cobre várias etapas deste processo, revelando mais detalhes que os clientes da Hyundai ainda não sabiam. Começando com o carregamento das baterias do BEV até à realização de testes de qualidade e segurança, o vídeo mostra o IONIQ 5 desde componentes individuais até se tornar um midsize CUV 100% elétrico.

 

Durante o processo de produção, o carro elétrico é equipado com tecnologias líderes da indústria que estão a ditar uma nova era na mobilidade elétrica. A Integrated Charging Control Unit (ICCU), que o Hyundai Motor Group desenvolveu recentemente, carrega as baterias de alta tensão e baterias sobressalentes dos veículos.

 

 

O Sistema de Potência Elétrica (PE) é o sistema de condução do IONIQ 5, substituindo a motorização típica dos veículos convencionais movidos a motores de combustão interna. Ao integrar motores, desaceleradores e inversores numa única unidade para a transmissão EV, o sistema PE reduz o peso e melhora a eficiência.

 

Para produzir o módulo de bateria do IONIQ 5, são acumuladas células de bateria com densidade de energia de alto nível, que são depois colocadas na E-GMP (Plataforma Elétrica Global Modular), exclusiva dos BEV, da Hyundai. Dependendo do número de módulos de bateria incorporados, os pacotes de bateria podem ser categorizados como padrão ou de longo alcance.

 

Interior do IONIQ 5

 

No processo de produção, Automated Guided Vehicles (AGV) transportam cargas de forma autónoma no sistema de fábrica inteligente da Hyundai. Os AGVs são controlados através de tecnologia de comunicação móvel, integrando sensores que evitam colisões. Os benefícios da utilização de AGVs incluem produtividade, ambiente de trabalho e segurança aprimorados; processos de planta otimizados; e controle de qualidade de produto simplificado.

 

No seguimento dos materiais sustentáveis utilizados no interior do IONIQ 5, a Hyundai também optou por tintas de poliuretano ecologicamente sustentáveis para o exterior do midsize CUV. Estas tintas especiais são derivadas de flores naturais e milho.

Para garantir a segurança das unidades IONIQ 5 recém-fabricadas, o Intensive Inspection System  verifica se os veículos elétricos estão a funcionar corretamente. O sistema inspeciona e corrige as câmaras e sensores de radar, o Head-up Display de Realidade Aumentada (AR HUD), radares dianteiros e espelhos laterais digitais.

 

Para concluir o processo são feitos dois testes importantes: o teste de túnel de vento e o teste de colisão. O primeiro é realizado para otimizar o desempenho aerodinâmico do IONIQ 5. Num esforço de proteger os seus utilizadores, é também realizado um teste de colisão. O IONIQ 5 foi construído com uma estrutura de impacto frontal que absorve e distribui o impacto da colisão. No caso de uma colisão frontal, esta estrutura irá minimizar a deformação do habitáculo. A sua estrutura de aço de segurança passiva, juntamente com o mais recente pacote avançado de sistemas de assistência ao condutor Hyundai Smart Sense, proporciona aos clientes IONIQ 5 uma maior tranquilidade na estrada.

 

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
hyundai na cidade

Está a pensar comprar carro elétrico? Alugue primeiro no Hyundai xtraFLEX.

Por Hyundai Portugal
painel de instrumentos Hyundai

Sabe quanto tempo dura uma bateria de um carro elétrico?

Por Hyundai Portugal
abastecimento carro a diesel

Vem aí o fim dos carros a diesel?

Por Hyundai Portugal
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
casal junto a carregador electrico

O carregador rápido para carros elétricos já é uma realidade.

Por Hyundai Portugal
homem a carregar ionic5

A rede de carregadores elétricos em Portugal já tem mais de 2700 postos

Por Hyundai Portugal
wallbox

Wallbox: como funciona a caixa “mágica” dos carros elétricos e híbridos plug-in

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Carros elétricos pagam parquímetro? Conheça todos os benefícios

Por Hyundai Portugal
Homem e mulher com kauai elétrico na rua

ISV: Carros elétricos e híbridos pagam esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Dístico para carros elétricos: o que é e para que serve

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Conhece os tipos de tomadas para carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Top