subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Hyundai NEXO na estrada

Mobilidade a hidrogénio: verde e sustentável

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 10 Março 2021  •  3 Minutos
Hyundai NEXO na estrada

Depois do boom dos carros elétricos a nível mundial, há quem aposte no hidrogénio como o combustível do futuro. E são vários os motivos para acreditar que isto poderá vir a ser verdade.

 

Apesar de ainda não ser uma realidade presente no nosso país, o hidrogénio começa a ganhar terreno em várias áreas da mobilidade, e a Hyundai é uma das grandes responsáveis por isso. Por isso, se ainda não conhece os benefícios deste combustível ecológico, leia o nosso artigo e saiba mais sobre a mobilidade a hidrogénio: verde, sustentável e económica.

 

Mobilidade a Hidrogénio: Verde

 

Um dos motivos pelos quais o hidrogénio é considerado o combustível do futuro prende-se com o facto de se tratar de uma tecnologia ecológica, com zero emissões de CO2.

 

Mas afinal… como funciona um carro a hidrogénio?

 

Ora, os veículos a hidrogénio, ou Fuel Cell, são, também eles, veículos elétricos . No entanto, geram a sua energia a partir de uma pilha de combustível. É nesta pilha que ocorre o processo de eletrólise, uma reação química na qual o hidrogénio se funde com o oxigénio, produzindo energia. O oxigénio provém do ambiente externo, recolhido pelo carro, mas o hidrogénio precisa de ser abastecido. Para isto, já existem, em alguns países, postos de abastecimento de hidrogénio que, há semelhança dos postos de carregamento elétrico, abastecem o automóvel para garantir o seu funcionamento.

 

Carregamento de carro a hidrogénio

 

Como podemos perceber, os dois elementos essenciais para o funcionamento de um carro a hidrogénio são o próprio hidrogénio e o oxigénio. E o resultado da fusão destes elementos na pilha de combustível do automóvel é… vapor de água.

 

Isto quer dizer que, para além de ser um carro com zero emissões poluentes, um veículo a hidrogénio é ainda capaz de limpar o ambiente! A prova disso é o Hyundai NEXO, que após apenas 1h no percurso mais poluído de Londres, purificou 26,9 quilos de ar, o que equivale à quantidade respirada por 42 adultos numa hora.

 

Mobilidade a Hidrogénio: sustentável

 

Para além da poluição que causam, um dos argumentos mais usados contra os veículos a combustão assenta no pressuposto da utilização de recursos naturais escassos. Esta utilização põem em causa a sustentabilidade do planeta, a par com as emissões poluentes.

 

Assim, é fácil de perceber que um veículo a hidrogénio é, à partida, muito mais sustentável que um veículo a combustão. A sua fonte energia assenta em dois elementos abundantes no planeta: hidrogénio e oxigénio. Isto significa que, para produzir combustível para um carro Fuel Cell, nunca será necessário recorrer a recursos naturais escassos, algo muito importante se queremos garantir a sustentabilidade do planeta.

Hyundai NEXO na estrada

 

Hidrogénio Verde e Sustentável… mas existem desvantagens?

 

Nem tudo são boas notícias no que toca aos carros a hidrogénio. Para além de todas as vantagens que já apontamos, relacionadas com o facto de ser uma energia verde e sustentável, o hidrogénio acarreta dois pontos negativos que ainda não podem ser ignorados: é uma tecnologia cara de produzir e com uma rede de postos de carregamento pouco desenvolvida. No entanto, estudos indicam que, com a possível massificação deste tipo de tecnologia, estes problemas possam vir a diminuir, tornando veículos Fuel Cell uma opção mais em conta para quem procura um veículo ecológico.

Tecnologia associada

Carros a Hidrogénio Com a mais avançada tecnologia elétrica que purifica o ar poderá ir mais longe com zero emissões.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
motor a hidrogenio

Como funciona o motor a hidrogénio?

Por Hyundai Portugal
hyundai nexo - carros a hidrogénio em portugal

O futuro dos carros a hidrogénio em Portugal

Por Hyundai Portugal
Hyundai Nexo - Carro a Hidrogénio

Carros a Hidrogénio: Vantagens e Desvantagens destes veículos

Por Hyundai Portugal
carros-hyundai

Hyundai Motor revela compromisso em atingir a neutralidade carbónica no IAA Mobility 2021

Por Hyundai Portugal
Hydrogen wave

Hyundai Motor Group revela a sua visão futura de uma sociedade a hidrogénio

Por Hyundai Portugal
Hyundai torna-se acionista da H2 MOBILITY

Hyundai torna-se acionista da H2 MOBILITY

Por Hyundai Portugal
XCIENT Fuel Cell

XCIENT Fuel Cell: Hyundai reforça design e performance do camião

Por Hyundai Portugal
Hyundai Nexo

Hyundai NEXO bate recorde mundial de distância percorrida com apenas um depósito

Por Hyundai Portugal
Hyundai NEXO

Hidrogénio: Combustível do Futuro?  

Por Hyundai Portugal
Equipa Forze Hydrogen Racing

Hyundai Motor estabelece parceria com a Forze Hydrogen Racing

Por Hyundai Portugal
Hyundai NEXO carro a hidrogénio

Hyundai NEXO conquista prémio “Alternative Car of the Year”

Por Hyundai Portugal
Acordo para fábria de Fuel cell pela Hyundai Motor Group

Hyundai promove estratégia de hidrogénio com nova fábrica fuel cell

Por Hyundai Portugal
Top