Depois do boom dos carros elétricos a nível mundial, há quem aposte no hidrogénio verde como o combustível do futuro. E são vários os motivos para acreditar que isto poderá vir a ser verdade.
Apesar de ainda não ser uma realidade presente no nosso país, o hidrogénio começa a ganhar terreno em várias áreas da mobilidade, e a Hyundai é uma das grandes responsáveis por isso. Por isso, se ainda não conhece os benefícios deste combustível ecológico, leia o nosso artigo e saiba mais sobre a mobilidade a hidrogénio.
O que é o hidrogénio?
O hidrogénio é, nada mais nada menos, do que o elemento químico mais abundante no planeta Terra. Ocupa grande parte da atmosfera, está presente na água e até na nossa própria constituição enquanto seres humanos.
E como é produzido o combustível a hidrogénio?
Apesar da sua abundância, o hidrogénio não se encontra em estado livre na natureza. Assim, e de acordo com o jornal ECO, a sua produção obtém-se separando-o dos outros elementos com os quais se combina, através de processos que consomem energia, designadamente por eletrólise e reformação por vapor. Alguns desses elementos são água, biomassa, biogás, biodiesel, amoníaco, gás natural, entre outros.
Desta extração podem resultar 3 tipos de hidrogénio: cinzento, azul e verde. A produção do hidrogénio cinzento e azul é extramente poluente. Por esse motivo, não os podemos considerar um combustível sustentável. O hidrogénio verde, por outro lado, é obtido através de um processo sustentável.
Hidrogénio Verde: conheça o combustível sustentável do momento
O hidrogénio verde é produzido por eletrólise, recorrendo a energia elétrica e água (H2O) para separar as moléculas de hidrogénio (H) e oxigénio (O2) através da corrente elétrica. No caso do hidrogénio verde, para que seja totalmente sustentável, a sua energia tem de ser proveniente de energias renováveis: eólica, solar ou hidráulica.
E como funciona um carro a hidrogénio verde?
Ora, os veículos a hidrogénio, ou Fuel Cell, são, também eles, veículos elétricos . No entanto, geram a sua energia a partir de uma pilha de combustível. É nesta pilha que ocorre o processo de eletrólise, uma reação química na qual o hidrogénio se funde com o oxigénio, produzindo energia. O oxigénio provém do ambiente externo, recolhido pelo carro, mas o hidrogénio precisa de ser abastecido. Para isto, já existem, em alguns países, postos de abastecimento de hidrogénio que, há semelhança dos postos de carregamento elétrico, abastecem o automóvel para garantir o seu funcionamento.
Vantagens do Hidrogénio Verde
É fácil de perceber que um veículo a hidrogénio é, à partida, muito mais sustentável que um veículo a combustão. A sua fonte energia assenta em dois elementos abundantes no planeta: hidrogénio e oxigénio. Isto significa que, para produzir combustível para um carro Fuel Cell, nunca será necessário recorrer a recursos naturais escassos, algo muito importante se queremos garantir a sustentabilidade do planeta.
Como podemos também perceber, os dois elementos essenciais para o funcionamento de um carro a hidrogénio são o próprio hidrogénio e o oxigénio. E o resultado da fusão destes elementos na pilha de combustível do automóvel é… vapor de água.
Isto quer dizer que, para além de ser um carro com zero emissões poluentes, um veículo a hidrogénio é ainda capaz de limpar o ambiente! A prova disso é o Hyundai NEXO, que após apenas 1h no percurso mais poluído de Londres, purificou 26,9 quilos de ar, o que equivale à quantidade respirada por 42 adultos numa hora.
Hidrogénio Verde: existem desvantagens?
Nem tudo são boas notícias no que toca ao hidrogénio verde. Para além de todas as vantagens que já apontamos, relacionadas com o facto de ser uma energia verde e sustentável, o hidrogénio verde acarreta dois pontos negativos que ainda não podem ser ignorados: é um combustível caro de produzir e com uma rede de postos de carregamento pouco desenvolvida. No entanto, estudos indicam que, com a possível massificação deste tipo de tecnologia, estes problemas possam vir a diminuir, tornando veículos Fuel Cell uma opção mais em conta para quem procura um veículo ecológico.
Continue a acompanhar a Blue Academy e fique sempre a par das ultimas novidades no mundo da ecomobilidade!