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Hyundai NEXO

Hidrogénio: Combustível do Futuro?  

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 5 Abril 2021  •  3 Minutos
Hyundai NEXO

Que a mobilidade elétrica é a mobilidade do futuro não há dúvidas. São inúmeras as vantagens dos carros elétricos, desde a quantidade residual de emissões, custos de manutenção e abastecimento, entre outras. No entanto, dentro do campo da mobilidade elétrica, existe um elemento que está a ser cada vez mais mencionado como a opção mais sustentável. Mais ainda que as baterias de lítio usadas nos carros elétricos tradicionais. Falamos, é claro, do hidrogénio (combustível).

 

O que é o hidrogénio?

 

O hidrogénio é, nada mais nada menos, que o elemento mais abundante no universo. Em teoria, seria possível extraí-lo de várias formas dos vários elementos que nos rodeiam. No entanto, na prática, a forma mais comum de produzir hidrogénio é a partir dos combustíveis fósseis. Esta alternativa não se apresenta como a mais sustentável, e é nesse sentido que estão a ser feitos cada vez mais esforços no sentido da produção de hidrogénio de forma mais ecológica.

 

 

Uma parte desses esforços está a ser feita na área da mobilidade, através dos veículos movidos a hidrogénio.

 

Hidrogénio, combustível e fuel-cell: como funciona?

 

Afinal, como funcionam os carros movidos a hidrogénio?

 

Tal como os veículos elétricos tradicionais, os carros a hidrogénio também são veículos movidos a energia elétrica A diferença entre estes dois veículos reside na sua fonte de energia: enquanto que os carros elétricos tradicionais recorrem a baterias de lítio, os carros a hidrogénio utilizam células de combustível a hidrogénio, ou fuel-cell.

 

Hidrogénio combustível

 

A energia elétrica dos carros a hidrogénio é produzida através de uma reação química, que acontece entre o hidrogénio e o oxigénio. O hidrogénio é libertado de forma gradual e, dentro das células de combustível, entra em contacto com o oxigénio, onde ocorre a reação, graças a uma membrana muito fina, feita de platina. Desta reação resulta eletricidade, que alimenta o carro, e ainda um subproduto: água, que é libertada em forma de vapor.  Assim, não só os veículos a hidrogénio não contribuem para as emissões de CO2, como ainda têm a capacidade de purificar o ar à sua volta.

 

Qual é o maior desafio do hidrogénio enquanto combustível?

 

Como já percebemos, são muitas as vantagens que advêm do uso do hidrogénio como combustível automóvel. No entanto, há uma desvantagem que ainda impede a comercialização em massa deste tipo de veículo: o preço.

 

Devido à membrana de platina, essencial para que aconteça a reação, e também à complexidade na manufatura destas células de combustível, os preços de produção destas unidades de energia rondam os 20.000€ a unidade. Este valor ainda torna inviável a produção de carros hidrogénio em massa rentáveis no mercado automóvel.

 

No entanto, já é possível ver a sua utilização em veículos como camiões comerciais e autocarros no nosso dia-a-dia. E a pensar no futuro, a Hyundai já se encontra a planear a comercialização em massa do seu modelo a hidrogénio mais recente: o Hyundai NEXO.

 

Hyndai NEXO: o futuro da mobilidade

 

Condução autónoma, carregamento em 5 minutos e uma autonomia de 666 km: estas são apenas algumas características do Hyundai NEXO, o sucessor do Hyundai ix35 Fuel Cell, no campo dos veículos movidos a hidrogénio e o primeiro SUV Fuel Cell registado em Espanha. Para além de não emitir gases poluentes, o NEXO tem ainda a capacidade de purificar o ar à sua passagem. Prova disso é a atleta olímpica Mireia Belmonte, que foi desafia a praticar exercício físico dentro de uma bolha, apenas com o ar produzido pelo Hyundai NEXO.

 

 

Hidrogénio: combustível do futuro ou apenas uma miragem?

 

O Hyundai NEXO ainda não se encontra disponível no mercado português, e será difícil de prever quando é que a transformação do hidrogénio em combustível se tornará uma opção viável e mais económica a longo prazo.

 

A Hyundai acredita no potencial deste elemento enquanto combustível do futuro, e tem vindo a apoiar e a desenvolver diversos projetos no âmbito da mobilidade a hidrogénio. A curto-prazo, a marca continua a apostar na comercialização dos veículos elétricos e híbridos, tendo lançado recentemente o novo Hyundai KAUAI e o novo Tucson HEV, solidificando o seu lugar enquanto marca líder na eletrificação da mobilidade.

 

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Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
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