Hyundai NEXO

Hidrogénio: Combustível do Futuro?  

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 5 Abril 2021  •  3 Minutos
Hyundai NEXO

Que a mobilidade elétrica é a mobilidade do futuro não há dúvidas. São inúmeras as vantagens dos carros elétricos, desde a quantidade residual de emissões, custos de manutenção e abastecimento, entre outras. No entanto, dentro do campo da mobilidade elétrica, existe um elemento que está a ser cada vez mais mencionado como a opção mais sustentável. Mais ainda que as baterias de lítio usadas nos carros elétricos tradicionais. Falamos, é claro, do hidrogénio (combustível).

 

O que é o hidrogénio?

 

O hidrogénio é, nada mais nada menos, que o elemento mais abundante no universo. Em teoria, seria possível extraí-lo de várias formas dos vários elementos que nos rodeiam. No entanto, na prática, a forma mais comum de produzir hidrogénio é a partir dos combustíveis fósseis. Esta alternativa não se apresenta como a mais sustentável, e é nesse sentido que estão a ser feitos cada vez mais esforços no sentido da produção de hidrogénio de forma mais ecológica.

 

 

Uma parte desses esforços está a ser feita na área da mobilidade, através dos veículos movidos a hidrogénio.

 

Hidrogénio, combustível e fuel-cell: como funciona?

 

Afinal, como funcionam os carros movidos a hidrogénio?

 

Tal como os veículos elétricos tradicionais, os carros a hidrogénio também são veículos movidos a energia elétrica A diferença entre estes dois veículos reside na sua fonte de energia: enquanto que os carros elétricos tradicionais recorrem a baterias de lítio, os carros a hidrogénio utilizam células de combustível a hidrogénio, ou fuel-cell.

 

Hidrogénio combustível

 

A energia elétrica dos carros a hidrogénio é produzida através de uma reação química, que acontece entre o hidrogénio e o oxigénio. O hidrogénio é libertado de forma gradual e, dentro das células de combustível, entra em contacto com o oxigénio, onde ocorre a reação, graças a uma membrana muito fina, feita de platina. Desta reação resulta eletricidade, que alimenta o carro, e ainda um subproduto: água, que é libertada em forma de vapor.  Assim, não só os veículos a hidrogénio não contribuem para as emissões de CO2, como ainda têm a capacidade de purificar o ar à sua volta.

 

Qual é o maior desafio do hidrogénio enquanto combustível?

 

Como já percebemos, são muitas as vantagens que advêm do uso do hidrogénio como combustível automóvel. No entanto, há uma desvantagem que ainda impede a comercialização em massa deste tipo de veículo: o preço.

 

Devido à membrana de platina, essencial para que aconteça a reação, e também à complexidade na manufatura destas células de combustível, os preços de produção destas unidades de energia rondam os 20.000€ a unidade. Este valor ainda torna inviável a produção de carros hidrogénio em massa rentáveis no mercado automóvel.

 

No entanto, já é possível ver a sua utilização em veículos como camiões comerciais e autocarros no nosso dia-a-dia. E a pensar no futuro, a Hyundai já se encontra a planear a comercialização em massa do seu modelo a hidrogénio mais recente: o Hyundai NEXO.

 

Hyndai NEXO: o futuro da mobilidade

 

Condução autónoma, carregamento em 5 minutos e uma autonomia de 666 km: estas são apenas algumas características do Hyundai NEXO, o sucessor do Hyundai ix35 Fuel Cell, no campo dos veículos movidos a hidrogénio e o primeiro SUV Fuel Cell registado em Espanha. Para além de não emitir gases poluentes, o NEXO tem ainda a capacidade de purificar o ar à sua passagem. Prova disso é a atleta olímpica Mireia Belmonte, que foi desafia a praticar exercício físico dentro de uma bolha, apenas com o ar produzido pelo Hyundai NEXO.

 

 

Hidrogénio: combustível do futuro ou apenas uma miragem?

 

O Hyundai NEXO ainda não se encontra disponível no mercado português, e será difícil de prever quando é que a transformação do hidrogénio em combustível se tornará uma opção viável e mais económica a longo prazo.

 

A Hyundai acredita no potencial deste elemento enquanto combustível do futuro, e tem vindo a apoiar e a desenvolver diversos projetos no âmbito da mobilidade a hidrogénio. A curto-prazo, a marca continua a apostar na comercialização dos veículos elétricos e híbridos, tendo lançado recentemente o novo Hyundai KAUAI e o novo Tucson HEV, solidificando o seu lugar enquanto marca líder na eletrificação da mobilidade.

 

Acompanhe a Blue Academy e mantenha-se a par de todas a novidades no mundo da Ecomobilidade.

 

 

Tecnologia associada

Carros a Hidrogénio Com a mais avançada tecnologia elétrica que purifica o ar poderá ir mais longe com zero emissões.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Equipa Forze Hydrogen Racing

Hyundai Motor estabelece parceria com a Forze Hydrogen Racing

Por Hyundai Portugal
Hyundai NEXO na estrada

Mobilidade a hidrogénio: verde e sustentável

Por Hyundai Portugal
Hyundai NEXO carro a hidrogénio

Hyundai NEXO conquista prémio “Alternative Car of the Year”

Por Hyundai Portugal
Acordo para fábria de Fuel cell pela Hyundai Motor Group

Hyundai promove estratégia de hidrogénio com nova fábrica fuel cell

Por Hyundai Portugal
carros movidos a hidrogenio

Carros movidos a hidrogénio: tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista

Hyundai Motor lidera movimento para uma sociedade movida a hidrogénio na China

Por Hyundai Portugal
Hyundai e Ineos acordo hidrogénio

Hyundai Motor Company e a INEOS associam-se para impulsionar a economia do hidrogénio

Por Hyundai Portugal
close-up num motor a hidrogénio

Motor a hidrogénio: será este o futuro da mobilidade elétrica?

Por Ekonomista
Hyundai Exporta Tecnologia Fuel Cell para Toda a Europa

Tecnologia Fuel Cell chega à Europa

Por Hyundai Portugal
Hyundai faz parceria com o suiço Bertrand Piccard

Reforçada pesquisa de mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal
carro a hidrogénio a andar na estrada

Carros a hidrogénio: o que são, como funcionam e quais as vantagens

Por Ekonomista
XCENT: o primeiro camião movido a hidrogénio

Veículos a Hidrogénio: por um futuro sem emissões

Por Hyundai Portugal
Top