subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
híbrido vs híbrido plug in

Híbrido vs Híbrido Plug-In: conheça as diferenças

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 28 Setembro 2021  •  3 Minutos
híbrido vs híbrido plug in

Híbrido vs híbrido plug-in: a diferença entre estas duas tecnologias da mobilidade sustentável ainda levanta algumas dúvidas. Se se revê nesta afirmação, continue a ler este artigo e compreenda o que distingue estes dois tipos de carro híbrido.

 

Ambos são considerados veículos híbridos, mas os híbridos convencionais (HEV) são geralmente designados por híbridos e os híbridos plug-in (PHEV) simplesmente por plug-in.

 

Visualmente, nem sempre é possível distinguir um híbrido convencional de um híbrido plug-in. A designação plug-in pode estar presente na carroçaria, assim como a porta de carregamento elétrico, que não existe num híbrido convencional. É no interior do automóvel, na parte que não está à vista, que é possível encontrar as diferenças.

 

 

Híbrido vs híbrido plug-in: o que diferencia as tecnologias?

 

A tecnologia híbrida convencional foi a primeira a surgir no mercado automóvel de forma massificada, seguindo-se depois o desenvolvimento da tecnologia híbrida plug-in. Ambas as tecnologias recorrem a dois motores: um a combustão e um elétrico.

 

Nos veículos híbridos, é através de combustível fóssil (gasóleo ou gasolina) que o motor a combustão funciona. Já o motor elétrico é alimentado por uma bateria específica para esta função.

 

Estas tecnologias diferenciam-se sobretudo em dois pontos: o funcionamento e o carregamento.

 

 

Híbrido vs híbrido plug-in: funcionamento e carregamento

 

As duas tecnologias funcionam com recurso à combinação de dois motores: um a combustão e um elétrico.

Nos híbridos convencionais, estes utilizam o motor elétrico como um apoio ao motor a combustão. De certa forma, pode-se dizer que o motor a combustão é o motor principal e o motor elétrico é o secundário.

 

O mesmo não acontece na tecnologia plug-in. Nos PHEV, o motor elétrico é o que é utilizado preferencialmente, sempre que está carregado. Contudo, conta com o apoio do motor a combustão se a bateria ficar descarregada em viagem. Resumidamente, não é possível circular em modo 100% elétrico num híbrido convencional, mas é possível fazê-lo num híbrido plug-in.

 

Hyundai Tucson Híbrido em estrada montanhosa

 

Quanto ao carregamento, nos automóveis híbridos convencionais, o carregamento da bateria que alimenta o motor elétrico só pode ser feito pelo próprio veículo, quando este se encontra em funcionamento. O carregamento acontece nos momentos de travagem ou desaceleração.

 

Nos modelos híbridos plug-in o carregamento pode ser realizado de duas formas: enquanto o automóvel trabalha ou através de uma fonte externa.

 

Há um elemento comum às duas tecnologias nesta batalha híbrido vs híbrido plug-in: o sistema de travagem regenerativo. Este é utilizado para carregar o automóvel em andamento.

 

 

Os híbridos Hyundai

 

Na Hyundai, os icónicos SUVs SANTA FE e TUCSON, estão disponíveis nas versões SANTA FE HEV e TUCSON HEV, e brevemente na versão PHEV. Não deixe de explorar também o IONIQ PHEV e HEV e o já super popular KAUAI HEV.

 

O modelo perfeito para si está a um clique de distância, com a Hyundai.

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Tucson Híbrido

Os melhores carros híbridos Hyundai e o que os distingue

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson PHEV

A autonomia dos híbridos plug-in permite uma condução 100% elétrica?

Por Hyundai Portugal
Tucson Híbrido

Tributação autónoma 2021: híbridos plug-in têm desconto?

Por Hyundai Portugal
melhor híbrido do mercado

5 motivos que tornam o Hyundai TUCSON o melhor híbrido do mercado

Por Hyundai Portugal
Híbridos Hyundai Hyundai TUCSON

Conheça a gama de Híbridos Hyundai: performance e sustentabilidade

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson Híbrido

IUC: Híbridos e elétricos estão sujeitos a esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Motor de um carro híbrido

Carros Híbridos: como funciona o motor destes veículos?

Por Hyundai Portugal
Hyundai TUCSON híbrido

Preço dos carros híbridos em Portugal: o investimento compensa?

Por Hyundai Portugal
melhor híbrido do mercado

Custos da manutenção de um híbrido: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson Híbido

Carros Híbridos: as vantagens e desvantagens destes veículos

Por Hyundai Portugal
tributação autónoma híbrido

Tributação autónoma do automóvel híbrido: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Design de conceito do Hyundai Vision T

Conheça o SUV plug-in com design inovador

Por Hyundai Portugal
Top