Híbrido vs híbrido plug-in: a diferença entre estas duas tecnologias da mobilidade sustentável ainda levanta algumas dúvidas. Se se revê nesta afirmação, continue a ler este artigo e compreenda o que distingue estes dois tipos de carro híbrido.
Ambos são considerados veículos híbridos, mas os híbridos convencionais (HEV) são geralmente designados por híbridos e os híbridos plug-in (PHEV) simplesmente por plug-in.
Visualmente, nem sempre é possível distinguir um híbrido convencional de um híbrido plug-in. A designação plug-in pode estar presente na carroçaria, assim como a porta de carregamento elétrico, que não existe num híbrido convencional. É no interior do automóvel, na parte que não está à vista, que é possível encontrar as diferenças.
Híbrido vs híbrido plug-in: o que diferencia as tecnologias?
A tecnologia híbrida convencional foi a primeira a surgir no mercado automóvel de forma massificada, seguindo-se depois o desenvolvimento da tecnologia híbrida plug-in. Ambas as tecnologias recorrem a dois motores: um a combustão e um elétrico.
Nos veículos híbridos, é através de combustível fóssil (gasóleo ou gasolina) que o motor a combustão funciona. Já o motor elétrico é alimentado por uma bateria específica para esta função.
Estas tecnologias diferenciam-se sobretudo em dois pontos: o funcionamento e o carregamento.
Híbrido vs híbrido plug-in: funcionamento e carregamento
As duas tecnologias funcionam com recurso à combinação de dois motores: um a combustão e um elétrico.
Nos híbridos convencionais, estes utilizam o motor elétrico como um apoio ao motor a combustão. De certa forma, pode-se dizer que o motor a combustão é o motor principal e o motor elétrico é o secundário.
O mesmo não acontece na tecnologia plug-in. Nos PHEV, o motor elétrico é o que é utilizado preferencialmente, sempre que está carregado. Contudo, conta com o apoio do motor a combustão se a bateria ficar descarregada em viagem. Resumidamente, não é possível circular em modo 100% elétrico num híbrido convencional, mas é possível fazê-lo num híbrido plug-in.
Quanto ao carregamento, nos automóveis híbridos convencionais, o carregamento da bateria que alimenta o motor elétrico só pode ser feito pelo próprio veículo, quando este se encontra em funcionamento. O carregamento acontece nos momentos de travagem ou desaceleração.
Nos modelos híbridos plug-in o carregamento pode ser realizado de duas formas: enquanto o automóvel trabalha ou através de uma fonte externa.
Há um elemento comum às duas tecnologias nesta batalha híbrido vs híbrido plug-in: o sistema de travagem regenerativo. Este é utilizado para carregar o automóvel em andamento.
Os híbridos Hyundai
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