As vantagens já conhecidas dos veículos híbridos levam muitas pessoas a começar a sua jornada na ecomobilidade com um destes carros. Para muitos condutores, um carro híbrido a diesel parece ser a combinação lógica, mas na realidade as marcas apostam sobretudo nos carros híbridos a gasolina. Saiba qual é a razão.
Porque é que existem poucos híbridos a diesel?
A principal razão para existirem menos híbridos a diesel do que carros híbridos a gasolina, tem a ver com a relação custo/benefício. Atualmente, os motores a diesel, com menor emissão de gases poluentes (especialmente quando comparados com os motores a diesel de até há alguns anos), não justificam a adição de motores elétricos ao sistema de funcionamento.
Porquê? Porque os ganhos em termos de redução de gases não compensam os elevados custos de implementação dos sistemas híbridos. As emissões poluentes mais baixas dos motores a gasóleo aproximam-se o suficiente do nível que seria atingido com um sistema híbrido.
O dinheiro que é necessário investir na montagem de um sistema híbrido não compensa as parcas vantagens face às emissões de um motor diesel “normal”.
Além da questão económica, outro fator apontado é o peso atingido por um automóvel híbrido diesel. Mais peso implica alterações no comportamento dinâmico, na condução segurança e conforto do automóvel. Um fator contraproducente, já que mais peso implica também mais gastos de combustível e, assim, mais emissões poluentes.
Mild Hybrid, um meio termo
O conhecido sistema mild hybrid é um sistema que encontra um meio termo entre um diesel, híbrido diesel e híbrido “convencional”. Os custos não são tão elevados como num verdadeiro híbrido diesel.
Os carros mild hybrid (que também podem ser designados por MHEV) possuem um motor de combustão e uma bateria. A diferença para com um híbrido convencional reside no motor elétrico, que nos mild hybrid assume uma dimensão muito menor, podendo ser até considerada um circuito paralelo.
Este motor possui 48V de potência (por vezes a designação 48 volts também se refere a este tipo de automóvel) e auxilia o veículo nos seus arranques e travagens, garantindo uma poupança de combustível.