subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Hyundai tucson

Híbrido a diesel: saiba por que razão existem poucos

Por Hyundai Portugal
Publicado em 9 Fevereiro 2022  •  2 Minutos
Hyundai tucson

As vantagens já conhecidas dos veículos híbridos levam muitas pessoas a começar a sua jornada na ecomobilidade com um destes carros. Para muitos condutores, um carro híbrido a diesel parece ser a combinação lógica, mas na realidade as marcas apostam sobretudo nos carros híbridos a gasolina. Saiba qual é a razão.

 

Porque é que existem poucos híbridos a diesel?

 

A principal razão para existirem menos híbridos a diesel do que carros híbridos a gasolina, tem a ver com a relação custo/benefício. Atualmente, os motores a diesel, com menor emissão de gases poluentes (especialmente quando comparados com os motores a diesel de até há alguns anos), não justificam a adição de motores elétricos ao sistema de funcionamento.

 

Porquê? Porque os ganhos em termos de redução de gases não compensam os elevados custos de implementação dos sistemas híbridos. As emissões poluentes mais baixas dos motores a gasóleo aproximam-se o suficiente do nível que seria atingido com um sistema híbrido.

 

O dinheiro que é necessário investir na montagem de um sistema híbrido não compensa as parcas vantagens face às emissões de um motor diesel “normal”.

 

Além da questão económica, outro fator apontado é o peso atingido por um automóvel híbrido diesel.  Mais peso implica alterações no comportamento dinâmico, na condução segurança e conforto do automóvel. Um fator contraproducente, já que mais peso implica também mais gastos de combustível e, assim, mais emissões poluentes.

 

 

Mild Hybrid, um meio termo

 

O conhecido sistema mild hybrid é um sistema que encontra um meio termo entre um diesel, híbrido diesel e híbrido “convencional”. Os custos não são tão elevados como num verdadeiro híbrido diesel.

 

Os carros mild hybrid (que também podem ser designados por MHEV) possuem um motor de combustão e uma bateria. A diferença para com um híbrido convencional reside no motor elétrico, que nos mild hybrid assume uma dimensão muito menor, podendo ser até considerada um circuito paralelo.

 

Este motor possui 48V de potência (por vezes a designação 48 volts também se refere a este tipo de automóvel) e auxilia o veículo nos seus arranques e travagens, garantindo uma poupança de combustível.

Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
carregamento Hyundai IONIQ Plug IN

Híbrido plug-in: como funciona?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
Motor híbrido

Motor híbrido: descubra a sua forma de funcionamento!

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson PHEV

Qual o melhor híbrido do mercado?

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ

Este modelo Hyundai está no Top 10 melhores carros para comprar

Por Hyundai Portugal
como carregar carros híbridos

Sabe como carregar carros híbridos plug-in?

Por Hyundai Portugal
Mild Hybrid como funciona

Mild Hybrid: como funciona esta tecnologia?

Por Hyundai Portugal
Tucson Híbrido

Os melhores carros híbridos Hyundai e o que os distingue

Por Hyundai Portugal
híbrido vs híbrido plug in

Híbrido vs Híbrido Plug-In: conheça as diferenças

Por Hyundai Portugal
melhor híbrido do mercado

5 motivos que tornam o Hyundai TUCSON o melhor híbrido do mercado

Por Hyundai Portugal
Híbridos Hyundai Hyundai TUCSON

Conheça a gama de Híbridos Hyundai: performance e sustentabilidade

Por Hyundai Portugal
Top