Que os híbridos plug-in proporcionam uma experiência de condução de um veículo totalmente elétrico e, simultaneamente, a despreocupação de um veículo a combustão interna, já não é novidade. Mas como funciona um híbrido plug-in?
Equipados com todas as funcionalidades da tecnologia híbrida, permitem usufruir de uma autonomia 100% elétrica e carregar a bateria elétrica num posto público externo ou numa tomada doméstica.
Também conhecidos por PHEV (Plug in Hybrid Eletric Vehicle), são ideais para condutores com preocupações ambientais que procuram um carro económico e com um certo grau de eletrificação. Assim, têm como objetivo reduzir não só a emissão de CO2 como também o consumo de combustível.
Feito o enquadramento, vamos agora responder à questão que mais dúvidas suscita: afinal, como funciona um híbrido plug-in?
Um híbrido plug-in é constituído por um motor elétrico, um motor de combustão e a bateria de polímero de iões de lítio.
Com a bateria carregada, o funcionamento do híbrido plug-in é igual ao de um carro elétrico, possibilitando conduzir, no caso da Hyundai, até 52 km sem emissões (63 km se a maioria for em cidade). Atingindo o limite mínimo da bateria, é a vez do motor de combustão começar a trabalhar, sem necessidade de paragem imediata num ponto de carregamento.
Quando não tem autonomia suficiente para conduzir num modo 100% elétrico, o carro funciona em sistema híbrido, combinando, deste modo, os dois motores.
Híbrido tradicional e o híbrido plug-in: como funcionam?
A maior diferença do híbrido plug-in, como funciona, para o híbrido tradicional assenta na capacidade superior da bateria de alta voltagem e na possibilidade de carregar a bateria com uma fonte de alimentação externa.
Nos híbridos plug-in, o motor utilizado preferencialmente, quando carregado, é o elétrico. Por outro lado, nos híbridos convencionais, os motores elétricos têm um papel secundário, pois apenas apoia o motor a combustão, considerado o principal.
Quais as principais vantagens de um híbrido plug-in?
Comprar um híbrido plug-in tem diversas vantagens, entre elas podem ser destacadas:
1. Menos combustível
O menor consumo de um híbrido plug-in é uma das vantagens da utilização deste. Em circunstâncias de utilização citadina diária, o consumo de combustível pode ser residual ou nulo. Isto porque esta tecnologia recorre essencialmente à bateria e ao motor elétrico.
2. Mais autonomia
Comparativamente aos carros híbridos, um híbrido plug-in, como funciona com baterias, possibilita percorrer distâncias mais longas de forma exclusivamente elétrica.
3. Menos emissões
Devido à utilização recorrente das baterias e do motor elétrico, a tecnologia híbrida plug-in assegura emissões significativamente mais baixas. Em percursos em que o carro recorre somente à tecnologia elétrica, não existe consumo de combustível nem emissões.
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O Hyundai IONIQ Plug-in combina um motor elétrico de 44,5 kW com um motor a gasolina de injeção direta calibrado para fornecer uma potência combinada de 141cv e 265 N-m de binário. No caso de as baterias do modo elétrico ficarem descarregadas, não há necessidade para alarmismos, continue a sua viagem em modo híbrido com o motor a gasolina, até chegar a um posto de carregamento.
Embarque numa viagem única, onde, através da inovação tecnológica, a primazia é dada ao conforto e comodidade.