A mudança global para veículos elétricos está a aumentar globalmente, com mais de 3,24 milhões de VE vendidos em todo o mundo em 2020, contra 2,26 milhões em 2019, apesar da pandemia da COVID e da forte desaceleração económica. Esta mudança significativa nos hábitos de mobilidade dos condutores é cada vez mais notória, mas deve continuar a ser incentivada. Foi com esse objetivo que nasceu a GEVA.
A GEVA – Global Electric Vehicles Alliance foi fundada por 28 associações de utilizadores de Veículos Elétricos para representar a voz dos utilizadores de Veículos Elétricos (VE) em todo o mundo no caminho para o transporte elétrico limpo, a UVE é uma dessas Associações fundadoras da GEVA.
“A UVE ,como Associação representativa dos Utilizadores de Veículos Elétricos em Portugal, aderiu desde o primeiro momento à criação de uma Aliança de Associações de Utilizadores. Queremos estar na primeira linha, não só em Portugal, como a nível mundial, na aceleração da eletrificação dos transportes e na divulgação da Mobilidade Elétrica”.
Henrique Sánchez
A organização, sem fins lucrativos, recolhe as melhores práticas, inspiração e informação das associações de utilizadores de veículos elétricos e dos seus membros para promover a entreajuda e acelerar a mobilidade elétrica nas suas regiões e países e em todo o mundo.
Uma revolução elétrica até 2030
Um dos objetivos da GEVA é fazer com que todos os veículos ligeiros de passageiros e de mercadorias vendidos nos seus países sejam eletrificados até final desta década. A mudança para o transporte elétrico é essencial para reduzir rapidamente as emissões de gases com efeito de estufa, evitar alterações climáticas perigosas, melhorar a qualidade do ar local e as doenças respiratórias nas cidades do mundo inteiro. Com a rápida melhoria da tecnologia dos veículos elétricos e dos novos veículos a entrar no mercado nos próximos meses, este é um objetivo realista.
Uma rápida mudança para o transporte elétrico pode ser alcançada com políticas de apoio na compra e utilização nos respetivos países. Por exemplo, a quota de mercado dos veículos plug-in na Alemanha cresceu de 3% em 2019 para 13,5% em 2020, no Reino Unido passou de 3,2% para 10,7% e em Portugal, passou de 4,6% para 13,6% no mesmo período. Ao trabalharem em conjunto, as associações de utilizadores de veículos elétricos podem partilhar as melhores práticas e estratégias, garantindo que as vozes dos utilizadores sejam ouvidas nas discussões políticas sobre VE em todo o mundo.
Para além das alterações climáticas e dos benefícios para a qualidade do ar, os veículos elétricos proporcionam muitos benefícios adicionais aos consumidores, incluindo a poupança e comodidade do abastecimento com eletricidade em vez dos combustíveis fósseis, a manutenção reduzida e a condução suave e eficiente proporcionada por um motor elétrico.
Uma das primeiras atividades conjuntas da GEVA será a participação na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP26, que terá lugar em Glasgow, em novembro de 2021. Em ligação com o evento, associações ligadas à GEVA estão a criar eventos nos seus próprios países.
A Global EV Drivers Alliance – GEVA, representa atualmente organizações dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Catalunha, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslovénia, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Suécia e Suíça.