Carros ecológicos Hyundai

Full-hybrid vs mild-hybrid: descubra as diferenças entre estas tecnologias

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 17 Maio 2021  •  3 Minutos
Carros ecológicos Hyundai

A percentagem de veículos ecológicos vendidos em Portugal tem vindo a aumentar, como resposta à necessidade de diminuição das emissões poluentes e níveis de CO2. Em 2020, os veículos ecológicos tiveram o seu melhor ano no que toca a vendas, e dentro dos protagonistas, os veículos híbridos destacaram-se, perfazendo mais de 25% das vendas de veículos em novembro do ano passado, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

 

Hyundai Kauai Híbrido

 

O que são carros híbridos?

 

Um carro híbrido recorre a dois tipos de motores para obter energia: um motor de combustão e um motor elétrico. Existem 3 tipos de carros híbridos: híbridos plug-in, que podem ser carregados manualmente pelo utilizador, full-hybrid e mild-hybrid.

 

Os veículos full-hybrid e mild-hybrid não podem ser carregados manualmente, sendo que o seu motor elétrico é carregado de forma automática pelo próprio veículo. No entanto, os motores elétricos apresentam algumas diferenças. Descubra quais.

 

 

Mild-hybrid vs full-hybrid: quais são as principais diferenças?

 

Os veículos full-hybrid são os híbridos originais, tendo recebido esta classificação mais recentemente com o aparecimento dos veículos mild-hybrid.

 

Tipo de motor elétrico

 

Full-hybrid

 

Os veículos full-hybrid retiram a sua energia da combinação mais tradicional entre motores: um motor de combustão, um motor elétrico e uma bateria de iões convencional, normalmente de 12 volts. Num veículo full-hybrid, os motores elétricos e de combustão são suficientemente potentes para permitirem uma condução 100% elétrica durante vários quilómetros. O mesmo não acontece com os mild-hybrid.

 

Mild-hybrid

 

Os mild-hybrid possuem um motor de combustão e uma bateria, tal como os full-hybrid. A diferença reside no motor elétrico, que nos mild, assume uma dimensão muito menor, podendo ser até considerada um circuito paralelo, em detrimento de um motor.

Este motor possui 48V de potência e auxilia o veículo nos seus arranques e travagens, garantindo uma poupança de combustível e uma aceleração mais rápida que um sistema tradicional de “Start&Stop”.

 

Tucson Híbrido

 

Consumo de combustível

 

Ambos os veículos permitem uma poupança no consumo de combustível, devido ao auxílio garantido pelo motor elétrico em ambos os casos. No entanto, os veículos full-hybrid permitem uma maior poupança, devido à dimensão do motor e à possibilidade de uma condução 100% elétrica.

 

Numericamente falando, um mild-hybrid consegue uma diminuição entre 10% e 15% no consumo de combustível, enquanto que um veículo full-hybrid consegue uma poupança na casa dos 30%.

 

Preço

 

O tamanho e potência da bateria nos veículos full-hybrid fazem com que estes veículos sejam mais dispendiosos quando comparados com os mild-hybrid. No entanto, visto que o consumo de combustível é menor nos full-hybrid, esta diferença inicial de preços acaba por ser compensada a longo prazo.

 

Full-hybrid vs mild-hybrid: Qual é a melhor opção para si?

 

Ambas as tecnologias apresentam vantagens para os seus utilizadores. No mild-hybrid conseguirá uma experiência de condução mais leve e refinada, enquanto que com um full-hybrid terá a oportunidade de experienciar uma condução com zero emissões.

 

Se ainda não decidiu qual será o seu próximo veículo híbrido, conheça as opções que a Hyundai tem para si, incluindo os novos modelos híbridos que se juntaram à gama ecológica da marca em 2021: o novo Hyundai TUCSON, disponível em full e mild-hybrid, o novo Hyundai KAUAI, disponível em mild-hybrid, e ainda o novo Hyundai SANTA FE, disponível em full-hybrid.

 

 

Tecnologia associada

Carros Híbridos Os motores elétrico e de combustão trabalham em conjunto para maior performance.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
custos da manutenção de carro híbrido

Custos da manutenção de um híbrido: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson Híbido

Carros Híbridos: as vantagens e desvantagens destes veículos

Por Hyundai Portugal
tributação autónoma híbrido

Tributação autónoma do automóvel híbrido: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
custos da manutenção de carro híbrido

Qual é o combustível dos carros híbridos?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson

Quais são os custos da manutenção de um híbrido?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson HEV vence prémio carro do ano

Hyundai TUCSON HEV conquista prémio “SUV Compacto do Ano 2021”

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ plug-in - carros híbridos desastre ambiental

Carros Híbridos: desastre ambiental ou escolha sustentável?

Por Hyundai Portugal
suv híbrido hyunday tucson hev

SUV Híbrido: descubra os modelos que vão revolucionar o mercado

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson HEV

Carros híbridos 2021: conheça as novidades do ano

Por Hyundai Portugal
hyundai kauai a carregar

Mild hybrid vs diesel: o que saber sobre estas tecnologias

Por Ekonomista
Carro Hyundai azul estacionado

Diferenças híbrido e plug-in: descubra quais são

Por Ekonomista
Motor de um carro híbrido

Manutenção de carros híbridos: 4 coisas que precisa de saber

Por Ekonomista
Top