A percentagem de veículos ecológicos vendidos em Portugal tem vindo a aumentar, como resposta à necessidade de diminuição das emissões poluentes e níveis de CO2. Em 2020, os veículos ecológicos tiveram o seu melhor ano no que toca a vendas, e dentro dos protagonistas, os veículos híbridos destacaram-se, perfazendo mais de 25% das vendas de veículos em novembro do ano passado, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
O que são carros híbridos?
Um carro híbrido recorre a dois tipos de motores para obter energia: um motor de combustão e um motor elétrico. Existem 3 tipos de carros híbridos: híbridos plug-in, que podem ser carregados manualmente pelo utilizador, full-hybrid e mild-hybrid.
Os veículos full-hybrid e mild-hybrid não podem ser carregados manualmente, sendo que o seu motor elétrico é carregado de forma automática pelo próprio veículo. No entanto, os motores elétricos apresentam algumas diferenças. Descubra quais.
Mild-hybrid vs full-hybrid: quais são as principais diferenças?
Os veículos full-hybrid são os híbridos originais, tendo recebido esta classificação mais recentemente com o aparecimento dos veículos mild-hybrid.
Tipo de motor elétrico
Full-hybrid
Os veículos full-hybrid retiram a sua energia da combinação mais tradicional entre motores: um motor de combustão, um motor elétrico e uma bateria de iões convencional, normalmente de 12 volts. Num veículo full-hybrid, os motores elétricos e de combustão são suficientemente potentes para permitirem uma condução 100% elétrica durante vários quilómetros. O mesmo não acontece com os mild-hybrid.
Mild-hybrid
Os mild-hybrid possuem um motor de combustão e uma bateria, tal como os full-hybrid. A diferença reside no motor elétrico, que nos mild, assume uma dimensão muito menor, podendo ser até considerada um circuito paralelo, em detrimento de um motor.
Este motor possui 48V de potência e auxilia o veículo nos seus arranques e travagens, garantindo uma poupança de combustível e uma aceleração mais rápida que um sistema tradicional de “Start&Stop”.
Consumo de combustível
Ambos os veículos permitem uma poupança no consumo de combustível, devido ao auxílio garantido pelo motor elétrico em ambos os casos. No entanto, os veículos full-hybrid permitem uma maior poupança, devido à dimensão do motor e à possibilidade de uma condução 100% elétrica.
Numericamente falando, um mild-hybrid consegue uma diminuição entre 10% e 15% no consumo de combustível, enquanto que um veículo full-hybrid consegue uma poupança na casa dos 30%.
Preço
O tamanho e potência da bateria nos veículos full-hybrid fazem com que estes veículos sejam mais dispendiosos quando comparados com os mild-hybrid. No entanto, visto que o consumo de combustível é menor nos full-hybrid, esta diferença inicial de preços acaba por ser compensada a longo prazo.
Full-hybrid vs mild-hybrid: Qual é a melhor opção para si?
Ambas as tecnologias apresentam vantagens para os seus utilizadores. No mild-hybrid conseguirá uma experiência de condução mais leve e refinada, enquanto que com um full-hybrid terá a oportunidade de experienciar uma condução com zero emissões.
Se ainda não decidiu qual será o seu próximo veículo híbrido, conheça as opções que a Hyundai tem para si, incluindo os novos modelos híbridos que se juntaram à gama ecológica da marca em 2021: o novo Hyundai TUCSON, disponível em full e mild-hybrid, o novo Hyundai KAUAI, disponível em mild-hybrid, e ainda o novo Hyundai SANTA FE, disponível em full-hybrid.