subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
abastecimento carro a diesel

Vem aí o fim dos carros a diesel?

Por Hyundai Portugal
Publicado em 7 Setembro 2022  •  2 Minutos
abastecimento carro a diesel

As alterações climáticas e o aquecimento global são factos indesmentíveis e todos temos de fazer um esforço para travar o seu avanço. O futuro das próximas gerações depende do que formos capazes de fazer aqui e agora, mas será que o fim dos carros a diesel está próximo?

 

Uma parte do problema ambiental tem origem nas emissões poluentes provocadas pelos automóveis com motores a diesel ou gasolina. Na Europa, os carros ligeiros de passageiros e os de mercadorias deste tipo são responsáveis por cerca de 12% e 2,5%, respetivamente, das emissões de gases com efeitos de estufa.

 

A União Europeia está, por isso, empenhada em reduzir as emissões poluentes ao máximo e no mais curto espaço de tempo. O objetivo imediato é diminuir as emissões de CO2 em pelo menos 55%, até 2030, em relação aos níveis de 1990, e atingir a neutralidade climática em 2050.

 

Que impacto têm estas medidas no sector automóvel? Os carros com motor de combustão interna, em particular os carros a diesel, têm os dias contados? É isso que vamos explicar.

 

Para quando o fim dos carros a diesel?

O ano chave é 2035. A partir de 1 de Janeiro de 2035, a União Europeia pretende cortar em 100% as emissões de dióxido de carbono (CO2) em carros ligeiros de passageiros e de mercadorias.

 

Para atingir essa meta, o Parlamento Europeu aprovou recentemente (junho de 2022) um novo pacote legislativo que pretende proibir a venda de automóveis novos com motor de combustão, a partir de 2035 e assim contribuir para o fim dos carros a diesel e gasolina.

 

Isto significa que os carros a diesel deixarão de poder circular?

Não. Todos os carros vendidos até 2035 poderão continuar a circular nas estradas europeias, mas já não será possível adquirir carros novos (ligeiros de passageiros e de mercadorias) movidos a diesel e gasolina no espaço europeu.

 

Qual é a alternativa ao fim dos carros a diesel?

Eis uma pergunta com uma resposta simples. Neste momento, a alternativa mais comum e viável, ao fim dos carros a diesel, é a mobilidade elétrica. Em 2020, a venda de carros elétricos triplicou a sua quota de mercado e as emissões de CO2 dos carros reduziram-se 12% na União Europeia.

 

Os carros elétricos não emitem CO2 e são uma alternativa de mobilidade mais barata em termos de consumo de energia e de manutenção. Além disso, os automóveis 100% elétricos não pagam o Imposto sobre Veículos (ISV) nem o Imposto Único de Circulação (IUC), que em média representam cerca de 20% do custo de um automóvel novo. E ainda beneficiam da isenção ou redução no pagamento de parquímetros.

 

Em suma, não é o fim, mas o princípio de um futuro mais sustentável para todos.

 

Conheça  os carros elétricos Hyundai e dê mais um passo no caminho de uma mobilidade mais sustentável.

Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
painel de instrumentos Hyundai

Sabe quanto tempo dura uma bateria de um carro elétrico?

Por Hyundai Portugal
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
carregamento Hyundai

O que é o Regulamento da Mobilidade Elétrica (RME)?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
casal junto a carregador electrico

O carregador rápido para carros elétricos já é uma realidade.

Por Hyundai Portugal
homem a carregar ionic5

A rede de carregadores elétricos em Portugal já tem mais de 2700 postos

Por Hyundai Portugal
wallbox

Wallbox: como funciona a caixa “mágica” dos carros elétricos e híbridos plug-in

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Carros elétricos pagam parquímetro? Conheça todos os benefícios

Por Hyundai Portugal
Homem e mulher com kauai elétrico na rua

ISV: Carros elétricos e híbridos pagam esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Dístico para carros elétricos: o que é e para que serve

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Conhece os tipos de tomadas para carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carregar carro

Instalação de um posto de carregamento no condomínio: tudo o que deve saber

Por Hyundai Portugal
Top