A mobilidade elétrica está em forte crescimento em Portugal. Os consumidores estão mais atentos às questões ambientais e mostram-se disponíveis para fazer a troca de um carro de combustão para um carro elétrico.
A acompanhar este interesse, as marcas de automóveis aceleram os seus desenvolvimentos no que toca a veículos elétricos, existindo já diversas opções para quem procura adquirir um carro mais ecológico.
Os postos de carregamento continuam a ser um dos pontos críticos no que toca à mobilidade elétrica em Portugal. Existem, neste momento, 763 pontos de carregamento de acesso público ainda 198 Postos de Carregamento Normal (PCN) em espaços privados.
No entanto, com o fim do período transitório dos carregamentos gratuitos e a concessão dos postos de carregamento à EDP, KLC, Galp e Power Dot, é de esperar que a rede continue a crescer. E esse crescimento já está a acontecer.
Primeira estação de carregamento elétrico abre em Vila Nova de Gaia
Num local onde se encontrava uma bomba de abastecimento de combustíveis fósseis, em Vila Nova de Gaia, a Power Dot inaugurou a primeira estação de carregamento para carros elétricos em Portugal. Esta estação tem capacidade para carregar quatro veículos em simultâneo.
A nova estação ocupa uma área de 400 metros quadrados e disponibiliza dois PCR de 50kW ligados à rede MOBI.E. A estação tem também uma loja para venda e aluguer de bicicletas e scooters elétricas e ainda um espaço lounge para descanso.
A inauguração desta estação, no lugar onde anteriormente existia uma “bomba de gasolina”, é uma prova simbólica de que a mobilidade elétrica em Portugal não é só uma moda e veio para ficar.
Power Dot promove mobilidade elétrica nas cidades
Para além da nova estação de carregamento em Vila Nova de Gaia, a Power Dot tem unido esforços com a Uber para instalar vários hubs de carregamento de carros elétricos por todo o país. Este trabalho visa garantir uma maior viabilidade na utilização de veículos elétricos em grandes cidades.