subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
IONIQ 5

Elétrico vs Diesel: qual é a melhor opção?

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 20 Outubro 2021  •  3 Minutos
IONIQ 5

A escolha de um carro novo envolve sempre muitos fatores e decisões, que eventualmente o irão levar à condução do seu carro de sonho. E com tantas opções de motorização no mercado, o complicado pode ser mesmo escolher qual a mais indicada para si. 

 

Neste artigo, iremos debruçar-nos sobre as diferenças de veículos elétricos vs diesel, sublinhando as principais diferenças entre eles e, com base nelas, explorar qual será a melhor opção de compra.

 

Elétrico vs Diesel: descubra as principais diferenças

 

Motorização

 

Na motorização reside a principal diferença entre estes veículos. No motor a combustão é utilizado um mecanismo de manivela, composto por diversos elementos mecânicos que, através de um processo termodinâmico, queima combustível, convertendo a energia química em energia cinética, fazendo mover o carro.

 

Já no caso dos veículos elétricos, encontramos uma bateria elétrica e um motor elétrico que, através da eletricidade fornecida exteriormente, fazem mover o carro. O motor elétrico funciona também como um gerador, sendo que quando o carro trava, a energia gasta no processo é utilizada para recarregar a bateria.

 

motor de um carro elétrico

 

Emissões Poluentes

 

No caso das emissões, encontramos também uma grande diferença. Enquanto os carros elétricos são carros com zero emissões, os carros a diesel poderão ter emissões entre os 80 e 150 g/km de CO2. Conseguimos, assim, perceber que os veículos elétricos são a melhor escolha para quem procura uma solução de mobilidade mais amiga do ambiente.

 

Autonomia

 

Em questões de autonomia, os veículos 100% elétricos saem um pouco a perder. Um carro a diesel poderá ter até 800km de autonomia, enquanto um carro elétrico com altos níveis de autonomia, como é o caso do IONIQ 5, terá uma autonomia máxima de 686km. No entanto, para além de esta diferença não ser muito significativa, a rede de postos de carregamento elétrico está cada vez mais desenvolvida em Portugal. Assim garante que tem o seu veículo sempre pronto para continuar em viagem, mesmo em longas distâncias.

 

IONIQ 5

Incentivos

 

Os carros elétricos são, claramente, os veículos mais beneficiados em termos de incentivos à sua compra. Todos os anos, o Governo lança um conjunto de incentivos monetários relativos aos veículos ecológicos, que poderão passar pela isenção ou redução de algumas taxas ou até um cheque de ajuda à aquisição do veículo. Descubra quais os incentivos que se encontram em vigor em 2021.

 

 

Custos de Abastecimento e Carregamento

 

Mais uma vez, os veículos elétricos vencem no âmbito dos custos com abastecimento e carregamento. Apesar de os valores de carregamento variarem de posto para posto, assim como os preços dos combustíveis, carregar um veículo elétrico é sempre mais barato que abastecer um veículo a diesel, principalmente se o carregamento for feito em casa recorrendo a um carregador doméstico, como é o caso da wallbox.

 

IONIQ 5 a carregar

 

Se quiser conhecer os valores reais de carregar um carro elétrico, leia o nosso artigo!

 

 

Elétrico vs Diesel: afinal, qual compensa mais?

 

Como pôde concluir, na batalha elétricos vs diesel, os veículos elétricos apresentam mais vantagens na maioria dos pontos acima indicados. São, assim, a melhor opção de compra quando comparados com os veículos a diesel, que apresentam maiores níveis de emissões poluentes e envolvem mais custos de utilização e abastecimento.

 

Conheça a gama de carros elétricos da Hyundai e junte-se à revolução da mobilidade do futuro!

 

 

 

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
KAUAI elétrico a carregar

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Hyundai SEVEN

Hyundai revela concept SEVEN, o novo SUV da marca IONIQ

Por Hyundai Portugal

A Hyundai e os elétricos: uma relação que veio para ficar

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Veículos 100% Elétricos: conheça 5 vantagens!

Por Hyundai Portugal
Carregador de carro elétrico

Qual o consumo dos carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carros elétricos prós e contras

Carros Elétricos: Prós e Contras destes veículos

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 na estrada

Existe dedução do IVA em carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
porque sao os carros eletricos caros - ioniq 5

Porque é que os carros elétricos são caros?

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

Carros elétricos em Portugal são a opção mais barata e sustentável?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Kauai elétrico na estrada

Mobilidade elétrica em Portugal continua a crescer

Por Hyundai Portugal
Top