Hyundai KAUAI na estrada

ECO Mobilidade: Uma evolução em prol do Ambiente

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 19 Junho 2020  •  3 Minutos
Hyundai KAUAI na estrada

As alterações climáticas têm levantado diversas questões de sustentabilidade em todo mundo nos últimos anos. Uma dessas questões prende-se com a ECO Mobilidade e o uso de veículos ecológicos no dia-a-dia. 

 

Segundo a Agência Europeia do Ambiente, os transportes são responsáveis por quase 30% das emissões de dióxido de carbono na União Europeia, 72% das quais emitidas por transportes rodoviários.  

 

Com estes números a causarem preocupação em relação ao futuro do nosso planeta, a EU adotou medidas de atuação sustentável e pretende reduzir as emissões relacionadas com transportes em 60% até 2050, para valores equiparados a 1990, e a ECO Mobilidade entra nesta estratégia com um papel preponderante. 

 

O que é a ECO Mobilidade?

 

Por definição, a ECO Mobilidade é a promoção de modos de transporte baseados em opções sustentáveis, socialmente inclusivas e amigas do ambiente.  

 

Dentro desta categoria podemos considerar as formas mais “rudimentares” de transporte, como andar a pé ou usar uma bicicleta, até às mais sofisticadas, como transportes públicos, veículos elétricos e híbridos. 

 

mobilidade sustentável tem sido uma das grandes apostas das marcas de automóveis nos últimos anos. No entanto, os carros elétricos não foram uma descoberta do século XXI. 

 

Em 1828, o húngaro Ányos Jedlik desenvolveu o primeiro projeto de um motor elétrico, e em 1835 Thomas Davenport terá construído o primeiro veículo elétrico. No entanto, com o aparecimento e desenvolvimento dos combustíveis fósseis, os avanços em veículos elétricos ficaram para trás.  

 

Gasolina e gasóleo ganharam prioridade, por garantirem mais autonomia e mais velocidade ao automóvel, quando comparados com os motores elétricos da altura, e durante muitos anos os desenvolvimentos no setor elétrico abrandaram. 

 

O que impulsionou o reaparecimento dos veículos elétricos?

 

Quando as questões ambientais começaram a emergir, entre os anos 70 e 80, também os veículos elétricos começaram a ser mais discutidos no âmbito da ECO Mobilidade. Entre 1997 e 2001, o Japão desenvolve os primeiros veículos elétricos comerciais e o novo século traz consigo uma lufada de ar fresco ao setor, com assuntos importantes a serem discutidos e postos em cima da mesa, como:

 

 

–  Aquecimento global e poluição
– Crescimento populacional
– Escassez de recursos, preço e disponibilidade de petróleo
– Energias renováveis solar, eólica, biomassa, etanol e hidrogénio
– Inovações tecnológicas

 

Atualmenteas grandes cidades experienciam níveis de tráfego sem precedentes, resultando no aumento da poluição atmosférica e efeito estufaOs carros são os principais culpados destes problemas, perfazendo 60,7% do total de emissões de dióxido de carbono em transportes rodoviários na Europa, segundo a Agência Europeia do Ambiente. 

 

Perante este cenário, a aposta em veículos elétricos por parte das marcas de automóveis assume uma importância ainda maior. Apesar de ainda representarem uma pequena percentagem do mercado (na ordem dos 1,5% ao nível dos veículos de passageiros) o registo de carros elétricos na EU tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos, e a tendência é que continue a aumentar nos próximos anos.  

 

Este crescimento tem como base o facto de algumas marcas, como a Hyundai, começarem a apostar cada vez mais no desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos com tecnologias de ponta e acessíveis, tornando a ECO Mobilidade numa realidade cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. 

 

Hyundai Kauai numa cidade

 

30 anos de inovação na ECO Mobilidade

 

Hyundai tem estado na vanguarda do desenvolvimento de veículos ecológicos há já três décadas, tendo produzido o seu primeiro veículo 100% elétrico em 1991: Sonata Electric Vehicle. Este veículo apresentava uma bateria de chumbo-ácido e uma autonomia de 70 quilómetros, com uma velocidade máxima de 60km/h. 

 

Este veículo foi apenas o início dos avanços da marca no setor dos carros elétricos. Na década de 2000, a Hyundai apresenta o seu primeiro veículo com tecnologia Fuel Cell e aposta na produção de veículos híbridos 

 

Continuando na vanguarda destas tecnologias, a década de 2010 traz mais um conjunto de vitórias para a ECO Mobilidade na marca:  o ix35 Fuel Cell torna-se no primeiro veículo movido a hidrogénio no mundo a ser produzido em massa, em 2013 KAUAI Electric torna-se o primeiro SUV elétrico sub-compacto do mundo e em 2016 o IONIQ é o primeiro modelo do mundo com 3 tecnologias eletrificadas. 

 

O que reserva o futuro para a ECO Mobilidade na Hyundai?

 

Com 30 anos de inovações e desenvolvimentos em veículos ecológicos, a Hyundai oferece agora a gama mais se diversificada de veículos elétricos do mercado, mas continua a olhar para o futuro. 

O ano de 2020 é o “Ano da Eletrificação” para a marca. O que é que isto significa? Significa que a Hyundai pretende disponibilizar mais de três quartos da sua gama na Europa com uma versão eletrificada até ao final de 2020. 

Pretende ainda tornar-se num dos maiores fornecedores de veículos com 0% de emissões na Europa, não só em veículos de passageiros como em veículos de competição e transportes. Até 2025, a Hyundai pretende tornar-se num dos três principais fornecedores de veículos elétricos na Europa. 

 

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Posto de carregamento edp

Como a pandemia veio acelerar a mobilidade elétrica

Por EDP
Hyundai junta-se à IONITY

Hyundai Motor Group junta-se à IONITY

Por Hyundai Portugal
hyundai kauai a carregar - venda de Carros Elétricos

Portugal em 4º lugar na venda de Carros Elétricos na Europa

Por UVE
mif-2020-futuro-da-modalidade

MIF 2020 reuniu inovadores num fórum virtual sobre o futuro da modalidade

Por Hyundai Portugal
Ecomobilidade Hyundai: o futuro da mobilidade urbana

Mobilidade urbana do futuro é aérea

Por Hyundai Portugal
carro híbrido parado a mostrar que a mobilidade elétrica se adequa a estilo de vida

A mobilidade elétrica adequa-se ao seu estilo de vida?

Por Ekonomista
Aparelho wallbox a carregar um veículo elétrico

EDP ajuda empresas portuguesas a adaptarem-se à mobilidade elétrica

Por EDP
IONIQ é a nova marca da Hyundai para veículos elétricos

IONIQ: a marca para novos carros elétricos

Por Hyundai Portugal
Cartaz Blue Conference Hyundai

Blue Conference: Portugal está pronto para um futuro mais elétrico?

Por Hyundai Portugal

A Mobilidade Elétrica e o pós-Covid: Terra 2.0

Por UVE

Reclothing Bank transforma tecidos de automóveis em roupa

Por Hyundai Portugal
Menina deitada na relva a segurar um símbolo ecológico

Transição para veículos elétricos: uma realidade para todos

Por notasemdia.pt
Top