quanto custa carregar um carro elétrico -Hyundai KAUAI na estrada

ECO Mobilidade: Uma evolução em prol do Ambiente

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 19 Junho 2020  •  3 Minutos
quanto custa carregar um carro elétrico -Hyundai KAUAI na estrada

As alterações climáticas têm levantado diversas questões de sustentabilidade em todo mundo nos últimos anos. Uma dessas questões prende-se com a Ecomobilidade e o uso de veículos ecológicos no dia-a-dia. 

 

Segundo a Agência Europeia do Ambiente, os transportes são responsáveis por quase 30% das emissões de dióxido de carbono na União Europeia, 72% das quais emitidas por transportes rodoviários.  

 

Com estes números a causarem preocupação em relação ao futuro do nosso planeta, a EU adotou medidas de atuação sustentável e pretende reduzir as emissões relacionadas com transportes em 60% até 2050, para valores equiparados a 1990, e a ecomobilidade entra nesta estratégia com um papel preponderante. 

 

O que é a Ecomobilidade?

 

Por definição, a ecomobilidade é a promoção de modos de transporte baseados em opções sustentáveis, socialmente inclusivas e amigas do ambiente.  

 

Dentro desta categoria podemos considerar as formas mais “rudimentares” de transporte, como andar a pé ou usar uma bicicleta, até às mais sofisticadas, como transportes públicos, veículos elétricos e híbridos. 

 

mobilidade sustentável tem sido uma das grandes apostas das marcas de automóveis nos últimos anos. No entanto, os carros elétricos não foram uma descoberta do século XXI. 

 

Em 1828, o húngaro Ányos Jedlik desenvolveu o primeiro projeto de um motor elétrico, e em 1835 Thomas Davenport terá construído o primeiro veículo elétrico. No entanto, com o aparecimento e desenvolvimento dos combustíveis fósseis, os avanços em veículos elétricos ficaram para trás.  

 

Gasolina e gasóleo ganharam prioridade, por garantirem mais autonomia e mais velocidade ao automóvel, quando comparados com os motores elétricos da altura, e durante muitos anos os desenvolvimentos no setor elétrico abrandaram. 

 

O que impulsionou o reaparecimento dos veículos elétricos?

 

Quando as questões ambientais começaram a emergir, entre os anos 70 e 80, também os veículos elétricos começaram a ser mais discutidos no âmbito da ecomobilidade. Entre 1997 e 2001, o Japão desenvolve os primeiros veículos elétricos comerciais e o novo século traz consigo uma lufada de ar fresco ao setor, com assuntos importantes a serem discutidos e postos em cima da mesa, como:

 

 

–  Aquecimento global e poluição
– Crescimento populacional
– Escassez de recursos, preço e disponibilidade de petróleo
– Energias renováveis solar, eólica, biomassa, etanol e hidrogénio
– Inovações tecnológicas

 

Atualmenteas grandes cidades experienciam níveis de tráfego sem precedentes, resultando no aumento da poluição atmosférica e efeito estufaOs carros são os principais culpados destes problemas, perfazendo 60,7% do total de emissões de dióxido de carbono em transportes rodoviários na Europa, segundo a Agência Europeia do Ambiente. 

 

Perante este cenário, a aposta em veículos elétricos por parte das marcas de automóveis assume uma importância ainda maior. Apesar de ainda representarem uma pequena percentagem do mercado (na ordem dos 1,5% ao nível dos veículos de passageiros) o registo de carros elétricos na EU tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos, e a tendência é que continue a aumentar nos próximos anos.  

 

Este crescimento tem como base o facto de algumas marcas, como a Hyundai, começarem a apostar cada vez mais no desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos com tecnologias de ponta e acessíveis, tornando a ecomobilidade numa realidade cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. 

 

Hyundai Kauai numa cidade

 

30 anos de inovação na Ecomobilidade

 

Hyundai tem estado na vanguarda do desenvolvimento de veículos ecológicos há já três décadas, tendo produzido o seu primeiro veículo 100% elétrico em 1991: Sonata Electric Vehicle. Este veículo apresentava uma bateria de chumbo-ácido e uma autonomia de 70 quilómetros, com uma velocidade máxima de 60km/h. 

 

Este veículo foi apenas o início dos avanços da marca no setor dos carros elétricos. Na década de 2000, a Hyundai apresenta o seu primeiro veículo com tecnologia Fuel Cell e aposta na produção de veículos híbridos 

 

Continuando na vanguarda destas tecnologias, a década de 2010 traz mais um conjunto de vitórias para a ecomobilidade na marca:  o ix35 Fuel Cell torna-se no primeiro veículo movido a hidrogénio no mundo a ser produzido em massa, em 2013 KAUAI Electric torna-se o primeiro SUV elétrico sub-compacto do mundo e em 2016 o IONIQ é o primeiro modelo do mundo com 3 tecnologias eletrificadas. 

 

O que reserva o futuro para a Ecomobilidade na Hyundai?

 

Com 30 anos de inovações e desenvolvimentos em veículos ecológicos, a Hyundai oferece agora a gama mais se diversificada de veículos elétricos do mercado, mas continua a olhar para o futuro. 

O ano de 2020 é o “Ano da Eletrificação” para a marca. O que é que isto significa? Significa que a Hyundai pretende disponibilizar mais de três quartos da sua gama na Europa com uma versão eletrificada até ao final de 2020. 

Pretende ainda tornar-se num dos maiores fornecedores de veículos com 0% de emissões na Europa, não só em veículos de passageiros como em veículos de competição e transportes. Até 2025, a Hyundai pretende tornar-se num dos três principais fornecedores de veículos elétricos na Europa. 

 

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
IONIQ 5 mostra-se aos portugueses na Hyundai Blue Power Tour

IONIQ 5 mostra-se aos portugueses na Hyundai Blue Power Tour

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

IUC de carros elétricos: estes veículos estão isentos?

Por Hyundai Portugal
camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell

Camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell ultrapassam a marca de um milhão de quilómetros

Por Hyundai Portugal
carros elétricos empresas

Compensa comprar carros elétricos para empresas?

Por Hyundai Portugal

Hyundai Portugal leva mobilidade sustentável às praias portuguesa

Por Hyundai Portugal
hyundai-tucson-hev

Conheça as soluções de mobilidade ecológica da Hyundai

Por Hyundai Portugal
XCIENT Fuel Cell

XCIENT Fuel Cell: Hyundai reforça design e performance do camião

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ 5 - tipos de carros eletricos

Tipos de carros elétricos: da cidade à montanha

Por Hyundai Portugal

Hyundai IONIQ 5 conquista o prémio Best Design nos TopGear Electric Awards

Por Hyundai Portugal

Hyundai Motor e Bertrand Piccard apresentam IONIQ 5 no Mónaco

Por Hyundai Portugal
Símbolo IONIQ no London Eye, em Londres

Novos carros elétricos: Conheça a IONIQ

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ Plug-in

Conhece os benefícios fiscais de carros híbridos para empresas?

Por Hyundai Portugal
Top