As alterações climáticas têm levantado diversas questões de sustentabilidade em todo mundo nos últimos anos. Uma dessas questões prende-se com a Ecomobilidade e o uso de veículos ecológicos no dia-a-dia.
Segundo a Agência Europeia do Ambiente, os transportes são responsáveis por quase 30% das emissões de dióxido de carbono na União Europeia, 72% das quais emitidas por transportes rodoviários.
Com estes números a causarem preocupação em relação ao futuro do nosso planeta, a EU adotou medidas de atuação sustentável e pretende reduzir as emissões relacionadas com transportes em 60% até 2050, para valores equiparados a 1990, e a ecomobilidade entra nesta estratégia com um papel preponderante.
O que é a Ecomobilidade?
Por definição, a ecomobilidade é a promoção de modos de transporte baseados em opções sustentáveis, socialmente inclusivas e amigas do ambiente.
Dentro desta categoria podemos considerar as formas mais “rudimentares” de transporte, como andar a pé ou usar uma bicicleta, até às mais sofisticadas, como transportes públicos, veículos elétricos e híbridos.
A mobilidade sustentável tem sido uma das grandes apostas das marcas de automóveis nos últimos anos. No entanto, os carros elétricos não foram uma descoberta do século XXI.
Em 1828, o húngaro Ányos Jedlik desenvolveu o primeiro projeto de um motor elétrico, e em 1835 Thomas Davenport terá construído o primeiro veículo elétrico. No entanto, com o aparecimento e desenvolvimento dos combustíveis fósseis, os avanços em veículos elétricos ficaram para trás.
Gasolina e gasóleo ganharam prioridade, por garantirem mais autonomia e mais velocidade ao automóvel, quando comparados com os motores elétricos da altura, e durante muitos anos os desenvolvimentos no setor elétrico abrandaram.
O que impulsionou o reaparecimento dos veículos elétricos?
Quando as questões ambientais começaram a emergir, entre os anos 70 e 80, também os veículos elétricos começaram a ser mais discutidos no âmbito da ecomobilidade. Entre 1997 e 2001, o Japão desenvolve os primeiros veículos elétricos comerciais e o novo século traz consigo uma lufada de ar fresco ao setor, com assuntos importantes a serem discutidos e postos em cima da mesa, como:
– Aquecimento global e poluição
– Crescimento populacional
– Escassez de recursos, preço e disponibilidade de petróleo
– Energias renováveis solar, eólica, biomassa, etanol e hidrogénio
– Inovações tecnológicas
Atualmente, as grandes cidades experienciam níveis de tráfego sem precedentes, resultando no aumento da poluição atmosférica e efeito estufa. Os carros são os principais culpados destes problemas, perfazendo 60,7% do total de emissões de dióxido de carbono em transportes rodoviários na Europa, segundo a Agência Europeia do Ambiente.
Perante este cenário, a aposta em veículos elétricos por parte das marcas de automóveis assume uma importância ainda maior. Apesar de ainda representarem uma pequena percentagem do mercado (na ordem dos 1,5% ao nível dos veículos de passageiros) o registo de carros elétricos na EU tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos, e a tendência é que continue a aumentar nos próximos anos.
Este crescimento tem como base o facto de algumas marcas, como a Hyundai, começarem a apostar cada vez mais no desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos com tecnologias de ponta e acessíveis, tornando a ecomobilidade numa realidade cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.
30 anos de inovação na Ecomobilidade
A Hyundai tem estado na vanguarda do desenvolvimento de veículos ecológicos há já três décadas, tendo produzido o seu primeiro veículo 100% elétrico em 1991: o Sonata Electric Vehicle. Este veículo apresentava uma bateria de chumbo-ácido e uma autonomia de 70 quilómetros, com uma velocidade máxima de 60km/h.
Este veículo foi apenas o início dos avanços da marca no setor dos carros elétricos. Na década de 2000, a Hyundai apresenta o seu primeiro veículo com tecnologia Fuel Cell e aposta na produção de veículos híbridos.
Continuando na vanguarda destas tecnologias, a década de 2010 traz mais um conjunto de vitórias para a ecomobilidade na marca: o ix35 Fuel Cell torna-se no primeiro veículo movido a hidrogénio no mundo a ser produzido em massa, em 2013 o KAUAI Electric torna-se o primeiro SUV elétrico sub-compacto do mundo e em 2016 o IONIQ é o primeiro modelo do mundo com 3 tecnologias eletrificadas.
O que reserva o futuro para a Ecomobilidade na Hyundai?
Com 30 anos de inovações e desenvolvimentos em veículos ecológicos, a Hyundai oferece agora a gama mais se diversificada de veículos elétricos do mercado, mas continua a olhar para o futuro.
O ano de 2020 é o “Ano da Eletrificação” para a marca. O que é que isto significa? Significa que a Hyundai pretende disponibilizar mais de três quartos da sua gama na Europa com uma versão eletrificada até ao final de 2020.
Pretende ainda tornar-se num dos maiores fornecedores de veículos com 0% de emissões na Europa, não só em veículos de passageiros como em veículos de competição e transportes. Até 2025, a Hyundai pretende tornar-se num dos três principais fornecedores de veículos elétricos na Europa.