Hyundai Kauai elétrico na estrada

Qual é a durabilidade dos carros elétricos?

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 29 Março 2021  •  3 Minutos
Hyundai Kauai elétrico na estrada

A durabilidade de um carro depende sempre de muitos fatores: a frequência do uso, o piso onde o carro normalmente circula, o tipo de motor, os materiais com que o carro é construído… são imensos os fatores que contribuem para aumentarmos, ou diminuirmos, o tempo de vida útil de um carro.

 

No entanto, os veículos elétricos inserem-se numa categoria à parte. O facto de possuírem uma bateria elétrica em vez de um motor de combustão faz com que a sua durabilidade também seja diferente. Mas… para melhor ou para pior? É isso que vamos descobrir.

 

Durabilidade dos carros elétricos: o que deve saber

 

Os carros elétricos chegaram ao mercado Europeu com intenções de deixar marca. Como resultado, é estimado que se atinja o valor de 40 milhões de veículos elétricos em circulação até 2030, em todo o continente Europeu.

 

No entanto, são poucas as pessoas que conseguem responder assertivamente quando questionadas em relação à durabilidade dos carros elétricos. E isto é normal. Vamos descobrir porquê.

 

Bateria de um carro elétrico

 

A bateria é o “coração” do carro, aquilo que lhe fornece energia. Sem bateria, não temos carro elétrico. É por isso que a durabilidade de um carro elétrico acaba por também estar relacionada com a durabilidade de uma bateria.

 

bateria de um carro elétrico

 

Existem vários tipos de baterias no mercado, mas a mais utilizada nos veículos ecológicos é a bateria de iões de lítio. A sua capacidade é medida em kWh, e baterias com maiores valores de kWh também darão mais autonomia aos carros elétricos.

 

 

Carregamento da bateria

 

A bateria de um carro elétrico pode ser carregada recorrendo a tomadas domésticas, como é o caso da wallbox, ou a postos de carregamento. Como já referimos em artigos anteriores, os postos de carregamento podem dividir-se em postos de carregamento rápido (PCR) ou postos de carregamento normal (PCN). As recomendações que são dadas aos utilizadores de veículos elétricos é que utilizem, sempre que possível, os PCN e as tomadas domésticas. Um carregamento mais lento irá desgastar menos a bateria, aumentando o seu tempo de vida. Os PCR podem ser utilizados para carregamentos de urgência e pontuais.

 

 

Outra das recomendações prende-se com a carga da bateria. O recomendado é tentar manter os níveis de bateria sempre entre os 20% e os 80% sempre que utilizar os carregadores de carros elétricos.

 

Então… qual é a vida útil de uma bateria?

 

Se seguir as recomendações que referimos acima, a par de uma utilização regrada do seu veículo, poderá esperar que a bateria seja capaz de completar 3000 ciclos completos de carregamento, o equivalente a 8 anos.

 

E será essa a durabilidade do carro elétrico?

 

Não necessariamente. Quando a bateria chegar ao final da sua vida útil, poderá sempre comprar uma nova bateria e continuar a utilizar o seu carro elétrico! Assim, a durabilidade da bateria é apenas um dos fatores que afeta a durabilidade do carro elétrico.

 

Hyundai Kauai Eletric azul na estrada

 

 

Lembra-se de termos dito no início do artigo que poucas pessoas conseguem definir qual é a durabilidade de um carro elétrico? Bem, isto é verdade porque… é impossível garantir um valor exato.

 

Como qualquer outro automóvel, fatores como os quilómetros percorridos, a manutenção, o modo de utilização, e muitos outros, são o que vão definir a durabilidade do seu veículo elétrico. Quanto melhor o tratar, mais anos conseguirá usufruir do seu veículo.

 

Mantenha-se a par de todas as novidades da Blue Academy e entre na revolução por um futuro mais sustentável. Contamos consigo.

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Símbolo IONIQ no London Eye, em Londres

Novos carros elétricos: Conheça a IONIQ

Por Hyundai Portugal
baterias carros elétricos

Baterias de Carros Elétricos: o que precisa de saber

Por Ekonomista
Hyundai Kauai Elétrico

Descubra as soluções EDP para carregar o seu carro em casa

Por EDP
Hyundai Motor estabelece parceria com a Uber para acelerar a transição para veículos elétricos na Europa

Hyundai e Uber estabelecem parceria para acelerar transição para veículos elétricos na Europa

Por Hyundai Portugal
Veículo elétrico a carregar em posto de carregamento

Veículo Elétrico ou de Combustão Interna: o que polui mais?

Por UVE
potencia para carregar carros eletricos - hyundai kauai ev

Qual é a potência necessária para carregar carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Pessoa a carregar Hyundai KAUAI

Incentivos Carros Elétricos 2021: saiba o que está em vigor

Por UVE
preço carro elétrico - Hyundai Kauai carro elétrico na estrada

É possível poupar, tendo em conta o preço do carro elétrico?

Por Ekonomista
Gama carros elétricos Hyundai

Hyundai consolida liderança na mobilidade com emissões zero

Por Hyundai Portugal
Hyundai Kauai elétrico azul na estrada

Poluição dos carros elétricos: Mito ou Verdade?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Kauai Elétrico na estrada

Conheça as tendências de carros elétricos para 2021

Por Hyundai Portugal
Bateria carro elétrico

Autonomia carros elétricos: 5 mitos a desvendar

Por Hyundai Portugal
Top