subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Hyundai Kauai elétrico na estrada

Qual é a durabilidade dos carros elétricos?

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 29 Março 2021  •  3 Minutos
Hyundai Kauai elétrico na estrada

A durabilidade de um carro depende sempre de muitos fatores: a frequência do uso, o piso onde o carro normalmente circula, o tipo de motor, os materiais com que o carro é construído… são imensos os fatores que contribuem para aumentarmos, ou diminuirmos, o tempo de vida útil de um carro.

 

No entanto, os veículos elétricos inserem-se numa categoria à parte. O facto de possuírem uma bateria elétrica em vez de um motor de combustão faz com que a sua durabilidade também seja diferente. Mas… para melhor ou para pior? É isso que vamos descobrir.

 

Durabilidade dos carros elétricos: o que deve saber

 

Os carros elétricos chegaram ao mercado Europeu com intenções de deixar marca. Como resultado, é estimado que se atinja o valor de 40 milhões de veículos elétricos em circulação até 2030, em todo o continente Europeu.

 

No entanto, são poucas as pessoas que conseguem responder assertivamente quando questionadas em relação à durabilidade dos carros elétricos. E isto é normal. Vamos descobrir porquê.

 

Bateria de um carro elétrico

 

A bateria é o “coração” do carro, aquilo que lhe fornece energia. Sem bateria, não temos carro elétrico. É por isso que a durabilidade de um carro elétrico acaba por também estar relacionada com a durabilidade de uma bateria.

 

bateria de um carro elétrico

 

Existem vários tipos de baterias no mercado, mas a mais utilizada nos veículos ecológicos é a bateria de iões de lítio. A sua capacidade é medida em kWh, e baterias com maiores valores de kWh também darão mais autonomia aos carros elétricos.

 

 

Carregamento da bateria

 

A bateria de um carro elétrico pode ser carregada recorrendo a tomadas domésticas, como é o caso da wallbox, ou a postos de carregamento. Como já referimos em artigos anteriores, os postos de carregamento podem dividir-se em postos de carregamento rápido (PCR) ou postos de carregamento normal (PCN). As recomendações que são dadas aos utilizadores de veículos elétricos é que utilizem, sempre que possível, os PCN e as tomadas domésticas. Um carregamento mais lento irá desgastar menos a bateria, aumentando o seu tempo de vida. Os PCR podem ser utilizados para carregamentos de urgência e pontuais.

 

 

Outra das recomendações prende-se com a carga da bateria. O recomendado é tentar manter os níveis de bateria sempre entre os 20% e os 80% sempre que utilizar os carregadores de carros elétricos.

 

Então… qual é a vida útil de uma bateria?

 

Se seguir as recomendações que referimos acima, a par de uma utilização regrada do seu veículo, poderá esperar que a bateria seja capaz de completar 3000 ciclos completos de carregamento, o equivalente a 8 anos.

 

E será essa a durabilidade do carro elétrico?

 

Não necessariamente. Quando a bateria chegar ao final da sua vida útil, poderá sempre comprar uma nova bateria e continuar a utilizar o seu carro elétrico! Assim, a durabilidade da bateria é apenas um dos fatores que afeta a durabilidade do carro elétrico.

 

Hyundai Kauai Eletric azul na estrada

 

 

Lembra-se de termos dito no início do artigo que poucas pessoas conseguem definir qual é a durabilidade de um carro elétrico? Bem, isto é verdade porque… é impossível garantir um valor exato.

 

Como qualquer outro automóvel, fatores como os quilómetros percorridos, a manutenção, o modo de utilização, e muitos outros, são o que vão definir a durabilidade do seu veículo elétrico. Quanto melhor o tratar, mais anos conseguirá usufruir do seu veículo.

 

Mantenha-se a par de todas as novidades da Blue Academy e entre na revolução por um futuro mais sustentável. Contamos consigo.

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
KAUAI elétrico a carregar

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Hyundai SEVEN

Hyundai revela concept SEVEN, o novo SUV da marca IONIQ

Por Hyundai Portugal

A Hyundai e os elétricos: uma relação que veio para ficar

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

As 5 Vantagens dos veículos 100% Elétricos

Por Hyundai Portugal
Carregador de carro elétrico

Qual o consumo dos carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carros elétricos prós e contras

Carros Elétricos: Prós e Contras destes veículos

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 na estrada

Existe dedução do IVA em carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
porque sao os carros eletricos caros - ioniq 5

Porque é que os carros elétricos são caros?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Elétrico vs Diesel: qual é a melhor opção?

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

Carros elétricos em Portugal são a opção mais barata e sustentável?

Por Hyundai Portugal
Top