A durabilidade de um carro depende sempre de muitos fatores: a frequência do uso, o piso onde o carro normalmente circula, o tipo de motor, os materiais com que o carro é construído… são imensos os fatores que contribuem para aumentarmos, ou diminuirmos, o tempo de vida útil de um carro.
No entanto, os veículos elétricos inserem-se numa categoria à parte. O facto de possuírem uma bateria elétrica em vez de um motor de combustão faz com que a sua durabilidade também seja diferente. Mas… para melhor ou para pior? É isso que vamos descobrir.
Durabilidade dos carros elétricos: o que deve saber
Os carros elétricos chegaram ao mercado Europeu com intenções de deixar marca. Como resultado, é estimado que se atinja o valor de 40 milhões de veículos elétricos em circulação até 2030, em todo o continente Europeu.
No entanto, são poucas as pessoas que conseguem responder assertivamente quando questionadas em relação à durabilidade dos carros elétricos. E isto é normal. Vamos descobrir porquê.
Bateria de um carro elétrico
A bateria é o “coração” do carro, aquilo que lhe fornece energia. Sem bateria, não temos carro elétrico. É por isso que a durabilidade de um carro elétrico acaba por também estar relacionada com a durabilidade de uma bateria.
Existem vários tipos de baterias no mercado, mas a mais utilizada nos veículos ecológicos é a bateria de iões de lítio. A sua capacidade é medida em kWh, e baterias com maiores valores de kWh também darão mais autonomia aos carros elétricos.
Carregamento da bateria
A bateria de um carro elétrico pode ser carregada recorrendo a tomadas domésticas, como é o caso da wallbox, ou a postos de carregamento. Como já referimos em artigos anteriores, os postos de carregamento podem dividir-se em postos de carregamento rápido (PCR) ou postos de carregamento normal (PCN). As recomendações que são dadas aos utilizadores de veículos elétricos é que utilizem, sempre que possível, os PCN e as tomadas domésticas. Um carregamento mais lento irá desgastar menos a bateria, aumentando o seu tempo de vida. Os PCR podem ser utilizados para carregamentos de urgência e pontuais.
Outra das recomendações prende-se com a carga da bateria. O recomendado é tentar manter os níveis de bateria sempre entre os 20% e os 80% sempre que utilizar os carregadores de carros elétricos.
Então… qual é a vida útil de uma bateria?
Se seguir as recomendações que referimos acima, a par de uma utilização regrada do seu veículo, poderá esperar que a bateria seja capaz de completar 3000 ciclos completos de carregamento, o equivalente a 8 anos.
E será essa a durabilidade do carro elétrico?
Não necessariamente. Quando a bateria chegar ao final da sua vida útil, poderá sempre comprar uma nova bateria e continuar a utilizar o seu carro elétrico! Assim, a durabilidade da bateria é apenas um dos fatores que afeta a durabilidade do carro elétrico.
Lembra-se de termos dito no início do artigo que poucas pessoas conseguem definir qual é a durabilidade de um carro elétrico? Bem, isto é verdade porque… é impossível garantir um valor exato.
Como qualquer outro automóvel, fatores como os quilómetros percorridos, a manutenção, o modo de utilização, e muitos outros, são o que vão definir a durabilidade do seu veículo elétrico. Quanto melhor o tratar, mais anos conseguirá usufruir do seu veículo.
Mantenha-se a par de todas as novidades da Blue Academy e entre na revolução por um futuro mais sustentável. Contamos consigo.