Os carros elétricos são cada vez mais uma realidade nas estradas nacionais e os números de 2021 não mentem: houve um aumento de vendas de mais de 50% face ao ano anterior.
No entanto, existem certas particularidades que ainda são desconhecidas de muitos e um dos exemplos é o dístico para carros elétricos. Tal comos os automóveis a GPL, também estes carros ecológicos necessitam de estar identificados com um dístico específico, de modo a poderem usufruir de todos os benefícios associados à sua posse.
Descubra tudo o que precisa de saber sobre este dístico para carros elétricos: quanto custa, como pedir e quais os documentos necessários.
Para que serve o dístico para carros elétricos
Este dístico é necessário para permitir a circulação destes automóveis na via pública, em zonas que por norma estão restritas aos veículos poluentes. Mas também serve para poder ter acesso aos locais de estacionamento exclusivos para viaturas elétricas. Para esse efeito, deverá colocar o seu dístico na área inferior direita do seu para-brisas.
No entanto, existem mais motivos para solicitar desde logo o dístico para carros elétricos: permite-lhe estacionar nas zonas de carregamento próprias sem penalizações, beneficiar de taxas reduzidas ou isenção de pagamento de estacionamento em vários municípios do nosso país.
Como e quem pode pedir o dístico para carros elétricos
Qualquer pessoa que possua um carro elétrico pode pedir este dístico. Esta identificação deverá estar presente no certificado de matrícula ou no documento único automóvel (DUA).
Para pedir o seu dístico para carros elétricos, deverá deslocar-se a um destes dois locais:
- Num balcão de atendimento do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT): pode pedir o dístico identificativo de veículo elétrico em qualquer balcão dos serviços do IMT. Não tem custos associados.
- Por correio: para pedir a vinheta pelo correio, terá de enviar a documentação necessária para o endereço de um dos balcões do IMT, solicitando a emissão e envio do dístico para a morada que consta no certificado de matrícula (DUA) do seu automóvel. Juntamente com a documentação deverá enviar também um cheque no valor de 5€ passado à ordem de: “IGCP, EPE”.
Quais os documentos necessários para requisitar o seu dístico para carros elétricos
Para solicitar o dístico que identifica o seu automóvel como um veículo elétrico, necessita de:
- preencher e entregar o formulário de requerimento modelo 13-IMT;
- entregar uma fotocópia do Certificado de Matrícula/Documento Único Automóvel (DUA) do veículo (no campo combustível deverá constar a informação “elétrico” ou “elec/gasoli”)
- ter consigo o documento de identificação da pessoa proprietária do veículo.
Se ainda não avançou para a compra de um carro elétrico, pode consultar todas as vantagens e desvantagens de comprar um carro elétrico na Blue Academy. A aquisição de um primeiro veículo ecológico pode levantar muitas dúvidas numa fase inicial, no entanto são vários os benefícios diários, bem como a longo prazo. Descubra como o seu dia-a-dia pode mudar com um e invista no seu primeiro carro elétrico.