Carro elétrico a carregar em posto de carregamento

Consumo de carros elétricos: os custos que deve ter em conta para planear uma viagem

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 2 Outubro 2020  •  2 Minutos
Carro elétrico a carregar em posto de carregamento

Fazer uma viagem de carro elétrico implica um planeamento prévio detalhado a vários níveis. Para além de planear o roteiro da viagem, tendo sempre em conta os postos de carregamento elétricos que irá encontrar pelo caminho, é importante que esteja também a par dos níveis de consumo de carros elétricos. Esta informação irá permitir-lhe incluir, mais detalhadamente, o consumo do seu carro elétrico no seu orçamento de viagem. Assim, não terá surpresas com custos extra no final.

 

O consumo de carros elétricos é baixo ou alto?

 

É de conhecimento geral que a utilização de carros elétricos tem enormes benefícios para o ambiente. Ao contrário dos carros a combustão, as emissões dos carros elétricos não são demasiado poluentes para a atmosfera nem contribuem para o aumento dos níveis de CO2 no ar.

 

No entanto, sabia que os carros elétricos também podem ser benéficos para a sua carteira? É verdade, o consumo de carros elétricos pode ser até seis vezes mais baixo que o consumo de um carro a combustão, dependendo do seu local de carregamento e do tipo de combustível usados no carro a combustão.

 

Dando um exemplo: segundo cálculos realizados pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, para percorrer 100 km, entre o Porto e Vila Real, estes seriam os respetivos gastos:

 

  • Com um carro a gasolina, poderá gastar até 12 euros (consumo de 7 litros aos 100);
  • Com um carro a gasóleo, poderá gastar até 9 euros ( consumo de 6 litros aos 100);
  • Com um carro elétrico, carregado num posto de carregamento rápido, poderá gastar até 6 euros (40 cêntimos por kWh);
  • Com um carro elétrico, com carregamento feito numa wallbox em casa irá gastar, média, 2 euros (12 cêntimos por kWh).

 

Feitas as contas, é fácil perceber o benefício económico no consumo de um carro elétrico face a um carro de combustão. Com um carro elétrico que foi carregado em casa, irá gastar 6 vezes menos numa viagem de 100 km, quando comparado com um carro a gasolina, e quase 5 vezes menos quando comparado com um carro a gasóleo.

 

Tomada de carregamento de carro elétrico

 

Mesmo que necessite de parar durante a sua viagem para um carregamento rápido, conseguimos perceber que, apesar de os custos serem maiores nestes postos de carregamento, continuam baixos quando comparados com os custos de abastecer um carro a combustível.

 

Planear uma viagem de carro elétrico: outras dicas

Agora que já pode planear o orçamento da sua viagem com mais detalhe e sabe os custos que deve ter em conta ao nível do consumo de carros elétricos, deixamos-lhe outras dicas que deve considerar ao planear a sua viagem de carro elétrico:

 

  • Verifique a autonomia do seu veículo elétrico antes de iniciar a viagem, assim como o tempo de carregamento médio nos diferentes tipos de posto de carregamento;
  • Defina o seu trajeto tendo sempre em conta os postos que irá encontrar pelo caminho. Se efetuar a viagem pela autoestrada não deverá encontrar dificuldades;
  • Não deixe a bateria descarregar totalmente durante a viagem. O ideal será carregá-la quando esta estiver ainda a meio;
  • Se possível, escolha alojamentos que disponibilizam pontos de carregamento. Assim poderá carregar o seu veículo elétrico durante a noite.

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
três carros hyundai estacionados

Investir em carros elétricos usados: sim ou não?

Por Ekonomista
bateria de um carro elétrico

O que precisa de saber sobre as baterias dos carros elétricos

Por Ekonomista
Carros 100% elétricos Hyundai

Principais diferenças entre um carro 100% elétrico e um a combustão

Por Ekonomista
Cartão Galp a ser usado em posto de carregamento

O que estamos a pagar quando utilizamos um posto de carregamento?

Por Galp
Veículo elétrico estacionado

Segurança dos carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista
Traseira do carro elétrico Hyundai KAUAI

Os carros elétricos poluem mais: mito ou verdade?

Por UVE
Hyundai faz parceria com o suiço Bertrand Piccard

Reforçada pesquisa de mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal

Como conduzir um carro elétrico: dicas para economizar a autonomia

Por Ekonomista
Aparelho wallbox a carregar um veículo elétrico

EDP ajuda empresas portuguesas a adaptarem-se à mobilidade elétrica

Por EDP
IONIQ é a nova marca da Hyundai para veículos elétricos

IONIQ: a marca para novos carros elétricos

Por Hyundai Portugal

Tudo sobre os incentivos para a compra de carros elétricos

Por Ekonomista

Híbrido ou Elétrico: diferenças, vantagens e para quem se destinam

Por Ekonomista
Top