subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
observador cetelem hibridos e eletricos

1 em 2 pessoas está pronta a comprar um híbrido ou um elétrico

Observador Cetelem
Por Observador Cetelem
Publicado em 4 Maio 2021  •  2 Minutos
observador cetelem hibridos e eletricos

Para continuar a conquistar automobilistas, o setor automóvel terá de continuar a reinventar-se e a oferecer novas soluções, mais ecológicas, aos seus clientes. O Observador Cetelem Automóvel 2021 questionou os consumidores sobre qual será a energia do próximo veículo que planeiam adquirir e, cerca de 1 em cada 2, respondeu que o seu próximo veículo será híbrido ou elétrico.

 

Em relação à primeira forma de energia, os espanhóis destacam-se claramente, com 42% a considerar essa opção. Entre os portugueses, 24% preferem o elétrico e 18% o híbrido. Pelo mundo fora, os chineses e os britânicos são os que, em maior número, querem mudar para o modo elétrico (27% e 28%).

 

Já os holandeses e os sul-africanos continuam a ser os que, em maior número, defendem a gasolina (43% e 44%). Os turcos apoiam significativamente o gasóleo (28%).

 

O estudo revela também diferenças significativas conforme os rendimentos. As pessoas com rendimentos mais elevados revelam intenções mais sustentáveis, do que aquelas que têm rendimentos baixos ou médios.

 

O automóvel elétrico, a solução para os problemas ambientais

 

O debate sobre o balanço de carbono dos automóveis elétricos é recorrente, com os seus críticos a apontarem, entre outras coisas, o problema do tratamento de resíduos provenientes das baterias e o esgotamento dos recursos naturais para o seu fabrico.

 

O facto é que esse balanço é melhor do que o de veículos comparáveis que utilizam gasóleo ou gasolina.

 

Se nos centrarmos apenas no automóvel elétrico, a maioria vê-o como uma solução ideal para enfrentar numerosos problemas ligados ao ambiente. Isto é particularmente verdade no que se refere à poluição sonora, à poluição atmosférica e ao aquecimento global (82%, 85%, 79%, respetivamente).

 

Paralelamente, os consumidores condutores, além de esperarem que o Estado apoie a indústria automóvel (73%), esperam que se empenhem no crescimento da rede de estações de carregamento elétrico, um dos atuais calcanhares de Aquiles do desenvolvimento desta tecnologia. Para 1 em cada 3 pessoas, é aos governos que cabe assegurar esse crescimento.

 

No entanto, não são os únicos convidados a fazê-lo. Uma percentagem quase igual de inquiridos acredita que as empresas do setor da energia devem também contribuir. Isto é, sem dúvida, uma questão de devolver ao planeta, o que lhe foi tirado e assegurar um futuro mais sustentável.

 

Elétrico, o futuro do automóvel

 

Muito se tem discutido sobre o futuro da mobilidade urbana.

 

Sobreviverão os carros movidos através de combustíveis fósseis? Serão estes substituídos por soluções mais recentes e ecológicas, como automóveis híbridos ou elétricos? Será que, a médio/longo prazo, a indústria automóvel perderá toda a sua importância económica?

 

O Observador Cetelem Automóvel 2021 procurou compreender por onde passará o futuro do setor automóvel e os portugueses não têm dúvidas: 82% responderam que o veículo elétrico é o futuro da indústria, um número acima da média europeia (73%) e da média mundial (77%).

 

O Brasil (91%), a Polónia (87%) e a Turquia (87%) são os países que mais acreditam nesta solução e, por outro lado, a Bélgica (55%), a Alemanha (56%) e a França (62%) os menos convictos.

 

A fé no automóvel elétrico como salvador da indústria automóvel é também medida em dinheiro vivo e num compromisso estratégico de todos os fabricantes a nível mundial. Já não contamos com os modelos previstos para os meses e anos futuros. E tendo em conta os investimentos anunciados, isto é, sem dúvida, apenas o início.

 

 

Observador Cetelem
Observador Cetelem Há 20 anos em Portugal, o Observador Cetelem é um centro de estudos sobre consumo e comércio mundial – em setores tão distintos como distribuição, automóvel, entre outros –, que são fontes de informações e ideias ao serviço dos agentes económicos, procurando ser uma referência e parceiro privilegiado dos principais atores do mundo automóvel e do consumo.
travagem regenerativa

Sistema de travagem regenerativa: o que é?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson PHEV

Qual o melhor híbrido do mercado?

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a Hidrogénio vs Elétrico: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
carregamento de carros elétricos em condomínios

Instalação de wallbox num condomínio: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
programa e-mobility

Hyundai Motor Group lança programa piloto E-Mobility em Singapura

Por Hyundai Portugal
carros-hyundai

Hyundai Motor revela compromisso em atingir a neutralidade carbónica no IAA Mobility 2021

Por Hyundai Portugal
ioniq-5-robotaxi

Motional e Hyundai Motor Group revelam o IONIQ 5 Robotaxi

Por Hyundai Portugal
Híbrido ou Elétrico

Híbrido ou Elétrico: diferenças, vantagens e para quem se destinam

Por Ekonomista
kauai azul a carregar

Apoios para carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 mostra-se aos portugueses na Hyundai Blue Power Tour

IONIQ 5 mostra-se aos portugueses na Hyundai Blue Power Tour

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

IUC de carros elétricos: estes veículos estão isentos?

Por Hyundai Portugal
Top