subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
pessoa a comprar um carro elétrico e a experimentar

Comprar carro elétrico: analise esta lista de 10 pontos e tome a sua decisão

Ekonomista
Por Ekonomista 21 Julho 2020  •  7 Minutos
pessoa a comprar um carro elétrico e a experimentar
Comprar um automóvel é sempre um processo que requer pesquisa, sobretudo se quiser comprar um carro elétrico. Veja esta lista e faça a compra certa.

 

Se está a pensar comprar um carro elétrico, existem vários aspetos que deve considerar antes de escolher qual o veículo.

 

É necessário considerar as suas necessidades, qual o seu orçamento, e conhecer, bastante bem, a oferta de mercado e as características dos veículos.

 

O objetivo deste artigo é disponibilizar uma checklist que lhe permitirá saber exatamente quais os aspetos a considerar na altura de comprar um carro elétrico, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva e segura.

 

O que deve ter em atenção antes de comprar um carro elétrico

 

carro elétrico a carregar

 

1. Rotinas

 

O primeiro ponto a analisar antes de decidir comprar um veículo elétrico, é se este tipo de veículo se adequa às suas necessidades e perfil.

 

Os veículos elétricos são perfeitos para quem percorre distâncias curtas, tipicamente urbanas. Contudo, isto não significa que se percorrer longas distâncias não deverá adquirir este tipo de veículo.

 

Se as deslocações diárias forem longas, ou em contexto de autoestrada, deverá apenas ter uma maior atenção às possibilidades de carregamento que se encontram disponíveis ao longo do trajeto que irá percorrer.

 

A autonomia destes veículos tem vindo a crescer significativamente, mas ainda não se iguala à dos veículos a combustão. Como tal, é essencial procurar uma solução que lhe garanta mais do que o mínimo indispensável para ficar sempre “confortável” com a autonomia.

 

Atualmente, o mercado automóvel possui já uma grande variedade de veículos elétricos. Seja um pequeno utilitário para deslocações curtas, ou um SUV para viagens em família, encontrará facilmente o veículo que melhor responde às suas necessidades.

 

2. Preço

 

Tal como para qualquer outro veículo, é necessário considerar o orçamento disponível quando se pensa em comprar um carro elétrico.

 

Os veículos elétricos são mais caros, quando comparados com veículos tradicionais com características semelhantes.

 

No entanto, os elétricos podem representar uma poupança ao longo do tempo, acabando por eliminar a diferença inicial e tornando, até, os veículos elétricos mais vantajosos a nível financeiro.

 

A oferta de mercado também é bastante diversificada, pelo que será possível encontrar veículos elétricos com preços de venda ao público muito diferenciados.

 

Estar atento a eventuais campanhas e conhecer os benefícios fiscais que podem ajudar a reduzir o custo inicial do carro elétrico, tal como vamos explicar mais detalhadamente neste artigo, devem também ser considerados aquando da definição do orçamento disponível para a aquisição do veículo.

 

3. Autonomia

 

A autonomia é considerada, muitas vezes e por muitos, o maior entrave na decisão de comprar um carro elétrico.

 

Os automóveis elétricos oferecem autonomias que podem começar pouco acima dos 200 quilómetros, mas também ultrapassar facilmente os 400 quilómetros.

 

Tudo depende do veículo em questão, do estilo de condução, das condições climatéricas e da correta manutenção e preservação do veículo.

 

Assim, antes de tomar uma decisão, calcule as suas necessidades e analise a autonomia dos diferentes veículos existentes no mercado.

 

Embora seja considerada uma desvantagem, a maior parte das pessoas acaba por perceber que a autonomia dos veículos elétricos é suficiente, desde que seja feita uma gestão eficiente da mesma e que os carregamentos sejam realizados frequentemente.

 

Talvez não seja muito provável precisar de fazer uma deslocação longa sem contar. E se o veículo for carregado diariamente, enquanto está no seu emprego, ou à noite, em casa, dificilmente terá problemas com a questão da autonomia.

 

Imprevistos irão sempre acontecer, é inevitável. No entanto, existem também soluções rápidas e simples para estes eventuais imprevistos, como são os carregamentos rápidos que vamos analisar no próximo ponto.

 

4. Carregamento

 

A par da autonomia, encontramos o carregamento. Este é outro dos pontos associados aos veículos elétricos.

 

Ainda não existe uma rede tão ampla de carregamento de veículos elétricos como acontece nos postos de abastecimentos, pelo que quem tem que percorrer longas distâncias, ou se não tem como carregar o seu veículo em casa, pode ter de preparar o trajeto. 

 

Os veículos elétricos podem ser carregados de três formas:

 

  • em casa, através de uma tomada doméstica
  • em casa, utilizando uma wallbox
  • na rua, nos postos de carregamento públicos

 

Para algumas pessoas, os veículos elétricos até são considerados mais vantajosos pois podem ser carregados de forma cómoda em casa.

 

Carregar um veículo elétrico numa tomada normal não é o ideal, pois isso irá demorar, certamente, várias horas. No entanto, o carregamento através de uma wallbox diminuirá bastante esse tempo, tornando a wallbox a solução perfeita para carregar o carro em casa.

 

Os fornecedores de energia doméstica oferecem já pacotes que incluem descontos na eletricidade, pensados exatamente nos proprietários de veículos elétricos.

 

No que diz respeito ao carregamento na rede pública, o número de postos tem vindo a aumentar gradualmente ao longo do tempo. Destacam-se ainda os postos de carregamento rápidos em grandes cidades e auto estradas.

 

O Hyundai Kauai Electric, por exemplo, atingirá a totalidade da carga em apenas 54 minutos, quando utilizado um posto de carregamento rápido.

 

Para utilizar a rede pública de postos de carregamento normais de 3,7 kVA, semi-rápidos de 22 kVA, ou rápidos 43 kVA, terá que celebrar um contrato com um Comercializador de Energia de Mobilidade Elétrica (CEME).

 

O CEME é uma empresa fornecedora de energia com oferta comercial para a mobilidade elétrica, que pode até ser a mesma com a qual tem contrato de fornecimento de energia doméstica, podendo acumular, assim, vários descontos.

 

Independentemente da sua opção, o custo de carregamento de um automóvel elétrico é sempre mais baixo que o custo do combustível, sendo esta uma das grandes vantagens destes veículos.

 

5. Manutenção

 

Da mesma forma que o custo dos carregamentos elétricos é mais baixo que o custo do combustível, também os custos com manutenção são mais baixos em veículos elétricos.

 

A manutenção deste tipo de veículos é mais simples e mais barata porque os veículos elétricos têm um número de peças de desgaste rápido bastante inferior, como por exemplo: as correias de distribuição, o filtro do combustível, o filtro do óleo ou o óleo do motor, entre outros.

 

Além disso, a manutenção de um veículo elétrico pode ser mais espaçada (cerca de 50.000 quilómetros) que a dos veículos tradicionais (cerca de 15.000 quilómetros). 

 

O componente que carece de manutenção e que mais preocupa os proprietários de veículos elétricos é a bateria, que iremos ver que não é um motivo tão preocupante quanto isso.

 

carro elétrico em manutenção

 

6. Vida útil da bateria

 

Não é possível indicar com exatidão qual o tempo de vida útil de uma bateria. Contudo, os fabricantes de veículos elétricos apontam para uma vida útil de cerca de dez anos. 

 

Para além disso, muitos fabricantes oferecem vários anos de garantia exclusiva para a bateria, como é o caso da Hyundai que oferece uma garantia de oito anos ou 200.000 quilómetros para as baterias de iões de lítio dos seus veículos elétricos.

 

Embora a substituição de uma bateria possa ser dispendiosa nem sempre é necessária a substituição completa da bateria. Isto porque é possível substituir apenas alguns dos seus módulos, tal como acontece com os componentes de um motor a combustão.

 

Nestes casos em que trocar alguns módulos da bateria é suficiente, o valor de reparação é bastante inferior, quando comparado com a substituição total da bateria. 

 

Os utilizadores têm que encarar a bateria como o motor do veículo elétrico. E se pensarem que a substituição de um motor a combustão também é bastante dispendiosa, rapidamente, se irão aperceber que este detalhe não é um entrave assim tão grande.

 

Como cuidar da bateria

 

Para preservar a bateria do veículo elétrico e aumentar a vida útil da mesma, há algumas práticas a tomar:

 

  • não deixar que a bateria descarregue totalmente;
  • dar preferência aos postos de carregamento normais, evitando os postos de carregamento rápido;
  • evitar expor o veículo a temperaturas extremas.

 

7. Garantia

 

Os fabricantes oferecem uma garantia específica para as suas baterias, como já vimos no caso da Hyundai em que é oferecida uma garantia de oito anos ou 200.000 quilómetros.

 

A garantia sobre o próprio automóvel, como um todo, também deve ser alvo de análise e ponderação, já que pode permitir que não tenha encargos com o veículo durante algum tempo.

 

Analisar qual a garantia mais vantajosa para si, é muito importante.

 

 

8. Tecnologia

 

Os veículos elétricos estão “carregados” de tecnologia.

 

Uma das vantagens que este facto acarreta é o de que estes veículos podem ser atualizados com regularidade e, até, de forma automática e à distância.

 

Isto significa que existe a possibilidade destes automóveis se manterem sempre atuais e serem até introduzidas melhorias, ao longo do tempo.

 

Estas atualizações poderão permitir a correção de erros e até o melhoramento da experiência de condução e desempenho do automóvel.

 

Obter informações sobre a atualização de software e firmware do automóvel que pretende adquirir é bastante importante, até para ficar a saber se futuras atualizações terão algum custo associado.

 

9. Benefícios fiscais

 

O Governo Português criou incentivos monetários no âmbito do Fundo Ambiental, para impulsionar a compra de carros elétricos.

 

Proprietários de veículos 100% elétricos novos, com um preço de venda ao público de até 62.500€ (IVA incluído), podem candidatar-se (apenas uma vez) a este incentivo.

 

O incentivo, atualmente com o valor de 3.000€, está dependente de validação de candidatura e sujeito ao limite definido para a totalidade de incentivos a atribuir durante o ano civil.

 

Para além do incentivo monetário, os veículos elétricos estão ainda isentos do Imposto Sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC).

 

Para saber mais sobre estes benefícios, consulte o artigo sobre fiscalidade verde, onde explicamos detalhadamente cada um deles.

 

10. Comprar carro elétrico ou híbrido?

 

Se depois de analisados todos os pontos desta checklist não tiver a certeza se comprar carro elétrico é o mais adequado para si, talvez possa considerar uma outra opção: comprar um híbrido.

 

Ao contrário dos veículos 100% elétricos, que têm apenas um motor elétricos, os veículos híbridos conjugam um motor a combustão com um motor elétrico.

 

Os híbridos plug-in, em particular, podem ser carregados através de uma ligação à corrente elétrica, tal como os veículos elétricos, e têm uma autonomia de alguns quilómetros exclusivamente em modo elétrico.

 

A vantagem destes automóveis: a poupança no combustível.

 

O motor elétrico existe precisamente para diminuir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes.

 

Para o proprietário que não quer (ou não pode) abdicar da autonomia que um veículo a combustão proporciona, mas quer poupar nos consumos e se preocupa com a proteção do meio ambiente, comprar um carro híbrido pode ser a solução.

 

Por ser um veículo mais amigo do ambiente, também os veículos híbridos plug-in têm alguns benefícios fiscais como a redução do ISV, por exemplo.

 

Depois de analisar todos os pontos, faça a melhor escola para si.

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Ekonomista
Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.
KAUAI elétrico a carregar

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Hyundai SEVEN

Hyundai revela concept SEVEN, o novo SUV da marca IONIQ

Por Hyundai Portugal

A Hyundai e os elétricos: uma relação que veio para ficar

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Veículos 100% Elétricos: conheça 5 vantagens!

Por Hyundai Portugal
Carregador de carro elétrico

Qual o consumo dos carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carros elétricos prós e contras

Carros Elétricos: Prós e Contras destes veículos

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 na estrada

Existe dedução do IVA em carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
porque sao os carros eletricos caros - ioniq 5

Porque é que os carros elétricos são caros?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Elétrico vs Diesel: qual é a melhor opção?

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

Carros elétricos em Portugal são a opção mais barata e sustentável?

Por Hyundai Portugal
Top