subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Hyundai Ioniq branco na estrada

Como escolher um carro: tudo o que precisa de saber

Ekonomista
Por Ekonomista 22 Janeiro 2021  •  8 Minutos
Hyundai Ioniq branco na estrada

Considerando que um automóvel tem um custo elevado e deve ser o mais adequado possível às necessidades do comprador, como escolher um carro é uma dúvida muito frequente entre quem procura adquirir um .

 

Como tal, conhecer algumas dicas e procedimentos para fazer uma compra acertada é fundamental.

 

Existem dois aspetos transversais à compra de qualquer carro, seja ele novo, usado, convencional (diesel ou gasolina), ou elétrico.

 

Como escolher um carro: o que considerar antes da compra

 

Estes dois aspetos são: o orçamento disponível, ou seja, o valor que está disposto a pagar pelo carro e as necessidades do comprador.

 

Contudo, para além destes dois pontos, existem ainda outros que devem ser considerados dependendo do tipo de carro que se pretende comprar.

 

O objetivo deste artigo é dar algumas dicas que irão auxiliar o comprador quando existem dúvidas sobre como escolher um carro.

 

Apresentamos dicas específicas dependendo do tipo de veículo que pretende comprar, dividindo-os em categorias.

 

Comprar um carro: em que pensar?

 

A compra de um carro surge, muitas vezes, de uma necessidade. Esta pode ser: a necessidade de um carro maior pois a família aumentou; a necessidade de um carro com uma potência superior; a necessidade de um carro compacto; ou simplesmente renovar o carro devido ao seu estado.

 

Para além destas necessidades mais objetivas e concretas, devem ainda ser consideradas outras necessidades do foro emocional como, por exemplo, querer comprar um descapotável ou o carro desportivo com que sempre sonhou, querer comprar um elétrico com o objetivo de contribuir para a preservação do ambiente etc.

 

A partir destas necessidades é possível definir o tipo de carro que deverá comprar. Se o objetivo é comprar um carro familiar, um carro com apenas dois lugares não será, certamente, uma opção.

 

Compreender as suas necessidades vai ajudá-lo a definir as características do carro a comprar. Algumas delas passarão pelo tipo de combustível, potência, número de lugares, espaço interior e da bagageira, tecnologia (incluindo auxiliares à condução) e marca do carro.

 

Com as características do carro ideal em mente, é importante definir o orçamento disponível para a compra do carro. Traçar um limite no valor a gastar torna a pesquisa mais eficaz pois evita que sejam considerados modelos com um custo demasiado elevado.

 

Como referido, uma das características a definir será o tipo de combustível. Este aspeto, conjugado com o facto do veículo ser novo ou usado, permite a criação de uma check list de como escolher um carro para cada um dos cenários possíveis.

 

Seja um carro convencional novo ou usado, ou um elétrico novo ou usado, antes de avançar com a compra consulte a check list que apresentamos de seguida.

 

Vai dar uma ajuda à realização de uma compra mais acertada e segura. 

 

Novo Hyundai Tucson

 

5 etapas antes de comprar um carro novo

 

  • Comparar os veículos disponíveis no mercado

 

Se vai optar por um veículo convencional novo, o primeiro ponto será conhecer a oferta de mercado. Para isso pode consultar os sites das diferentes marcas de automóveis e deslocar-se até alguns concessionários.

 

É importante filtrar os automóveis pelas características que procura. Se o objetivo passa por adquirir um veículo familiar, começar por pesquisar a oferta de SUV no mercado poderá ser uma boa opção.

 

Compare as diferentes marcas e modelos de automóveis e as características de cada um.

 

Depois de realizado este passo, já será capaz de reduzir as possibilidades de compra a poucos ou, até mesmo, a apenas um modelo. 

 

  • Procurar campanhas de desconto

 

Várias marcas promovem a venda dos seus automóveis através da criação de campanhas. Estas campanhas são, muitas vezes, boas oportunidades para a compra de um veículo novo.

 

Geralmente incluem descontos no preço final do carro, oferta de equipamento, ou a oferta de serviços adicionais.

 

Independentemente da oferta, esta será, certamente, vantajosa.

 

  • Fazer um test-drive

 

Antes de comprar qualquer automóvel, é essencial realizar um test-drive.

 

Conduzir o automóvel antes de o comprar permite perceber se o carro corresponde às expectativas, nomeadamente, se tem o desempenho e conforto desejados.

 

O test-drive é também o momento ideal para esclarecer todas as dúvidas acerca do funcionamento do automóvel junto do comercial.

 

Simule situações reais, ou seja, experimente todos os equipamentos do automóvel e faça questões sobre o seu funcionamento. Desta forma não terá dúvidas sobre estes equipamentos, no futuro.

 

  • Garantia e outras ofertas

 

Tratando-se de um carro novo, é importante esclarecer todos os aspetos referentes à garantia e outras ofertas, como, por exemplo, manutenção.

 

Leia as “letrinhas pequeninas” e assegure-se que não terá surpresas no futuro. Por vezes, as garantias referem exclusões importantes. Conhecê-las permitirá tomar uma decisão mais assertiva acerca da compra, ou não, do veículo.

 

  • Seguro, Imposto Único de Circulação e manutenção

 

Podem não parecer relevantes, mas são. Muitas vezes são ignorados os custos associados à compra de um veículo e apenas depois de adquirido o automóvel é que o comprador se apercebe que esses custos são demasiado elevados.

 

Para além do custo inicial, devem, ainda, ser considerados outros encargos como o valor do seguro, do Imposto Único de Circulação (IUC) e da manutenção.

 

Estes encargos anuais ou imprevisíveis (no caso da manutenção), nunca devem ser descorados. É relevante simular ou esclarecer os seus valores.

 

Como escolher um carro usado em 7 etapas

 

  • Comparar os veículos disponíveis no mercado

 

Tal como para a compra de carros novos, também para a de carros convencionais usados deve começar-se por realizar uma pesquisa de mercado.

 

Consultar sites de marcas de automóveis, de stands multimarca ou agregadores de pesquisa é um bom ponto de partida. Pode também deslocar-se fisicamente até algum concessionário ou stand.

 

A oferta para carros usados será muito diversificada, pelo que é essencial que a procura seja iniciada após terem sido muito bem definidas as características do automóvel que pretende comprar.

 

Compare os diferentes carros disponíveis no mercado e esteja muito atento às características de cada um.

 

Com um carro usado, nem sempre é fácil perceber com exatidão quais os seus equipamentos. Por vezes, dois carros aparentemente iguais têm equipamentos (ou extras) diferentes.

 

  • Analisar o estado geral do veículo

 

Com um usado é muito importante verificar o estado geral do veículo.

 

Devem ser verificados exaustivamente: o exterior (procurar eventuais danos ou riscos); o estado de conservação do interior, incluindo a bagageira; o estado dos pneus e amortecedores; o interior do capô; a parte inferior do automóvel.

 

Se o carro aparenta estar mal preservado, duvide do estado geral do veículo. Tal poderá ser indicador de que o proprietário não era cuidadoso nem com o aspeto geral do veículo, nem com a sua manutenção geral. 

 

  • Fazer um test-drive

 

Tal como referido anteriormente, é fundamental realizar um test-drive.

 

Este aspeto é ainda mais importante em carros usados que podem ter algum problema apenas detectável aquando da condução do mesmo.

 

  • Pedir a ajuda de um mecânico

 

Se não for um entendido, pedir a ajuda de um profissional permitirá esclarecer quaisquer dúvidas sobre a qualidade do automóvel.

 

Peça a um mecânico da sua confiança para fazer um check-up ao carro que pretende comprar para verificar se se trata, ou não, de uma boa compra.

 

  • Consultar o histórico e os documentos do carro (verificar penhoras);

 

Infelizmente, nem toda a informação disponibilizada pelos stands ou vendedores particulares é verdadeira.

 

Assim, deve sempre salvaguardar-se através da consulta do histórico do automóvel, para além da consulta dos documentos do mesmo.

 

Solicitar uma certidão permanente do registo automóvel é fundamental para garantir que não existem encargos sobre o veículo, nomeadamente, penhoras.

 

  • Negociar com os vendedores

 

Tratando-se de um carro usado, o preço não será fixo. Existe, assim, a possibilidade de negociação. Proponha o valor que considera justo pelo automóvel, considerando a oferta de mercado.

 

  • Garantia dada pelo stand ou pelo particular.

 

A garantia sobre os carros vendidos em stand será aquela que for contratualizada entre as partes. Não tem que, obrigatoriamente, ser de dois anos. 

 

Alguns stands oferecem, até, um desconto para compensar a não oferta de garantia.

 

Os vendedores particulares não têm, igualmente, que oferecer qualquer garantia.

 

como escolher um carro - Hyundai Kauai a carregar

 

6 dicas para comprar um carro elétrico novo

 

  • Elétrico ou híbrido?

 

Quando se fala em carros elétricos, estão abrangidos os 100% elétricos e os híbridos (convencionais, mild-hybrid e plug-in).

 

O primeiro passo para escolher um carro elétrico novo é precisamente decidir se vai optar por um 100% elétrico, ou por um híbrido, e de que tipo.

 

Para tal, o principal fator a analisar é a autonomia que considera indispensável para o seu automóvel.

 

  • Autonomia, carregamento e bateria (custo substituição)

 

Os aspetos absolutamente essenciais a verificar num automóvel elétrico são:

 

  • a autonomia anunciada, ou seja, quantos quilómetros o veículo irá percorrer com uma carga completa da bateria;
  • o carregamento, nomeadamente, o tempo que demora a carregar a totalidade da bateria em diferentes tipos de carregamento (tomada doméstica, wallbox, posto de carregamento normal ou rápido), e o tipo de conetor necessário;
  • a bateria, em particular se é composta por módulos ou não, qual a sua capacidade, e quais os custos de reparação, uma vez que podem ser bastante elevados.

 

  • Comparar os veículos disponíveis no mercado

 

Os  veículos elétricos são a grande aposta dos fabricantes de automóveis. Os elétricos têm tido um enorme crescimento nos últimos anos e as perspectivas apontam para que esta tecnologia domine o mercado num futuro mais ou menos próximo.

 

Contudo, a oferta de carros elétricos novos ainda não é tão significativa quanto a oferta de carros convencionais novos. Mesmo assim, recomenda-se a pesquisa e comparação meticulosa entre diferentes modelos.

 

  • Fazer um test-drive

 

Fazer um test-drive é fundamental antes da compra de qualquer veículo. Contudo, quando se trata de um elétrico é ainda mais importante, principalmente um 100% elétrico.

 

Conduzir um 100% elétrico pode parecer ligeiramente diferente devido ao seu desempenho, nomeadamente, no poder de arranque ou na utilização do sistema de travagem regenerativa.

 

  • Garantia

 

Nos carros elétricos é comum os fabricantes oferecerem garantia para a bateria, além da garantia geral sobre o veículo.

 

Como para qualquer tipo de automóvel, é fundamental saber quais os pontos abrangidos pela garantia.

 

  1. Benefícios para veículos elétricos

 

São diversos os benefícios para veículos elétricos, dos quais se destacam:

 

  • o Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões criado pelo Governo português com o objetivo de promover a aquisição de veículos elétricos;
  • a redução do IUC para híbridos plug-in e isenção para 100% elétricos;
  • a redução do Imposto Sobre Veículos para híbridos plug-in e isenção para 100% elétricos;
  • a dedução do IVA (exclusivo para empresas) na compra de um híbrido plug-in com um preço de venda máximo de 50.000€, e elétricos com um preço de venda máximo de 62.500€.

 

Estes benefícios representam uma redução efetiva nos custos associados a este tipo de automóveis, o que representa uma enorme vantagem.

 

A estes benefícios fiscais, podem ainda acrescentar-se outros como por exemplo, os locais de estacionamento específicos para elétricos.

 

7 passos para adquirir um carro elétrico usado

 

  • Elétrico ou híbrido

 

Tal como para os carros elétricos novos, o primeiro passo será definir se o mais adequado para si é um 100% elétrico, ou um híbrido.

 

  • Comparar os veículos disponíveis no mercado

 

Embora não sejam muitos, já é possível encontrar alguns carros elétricos usados no mercado.

 

Tal como para os carros convencionais usados, pode consultar sites de marcas de automóveis, de stands multimarca ou agregadores de pesquisa. Pode também deslocar-se fisicamente até algum concessionário ou stand.

 

  • Analisar o estado geral do veículo

 

É essencial analisar o estado de conservação do carro.

 

Devem ser verificados, principalmente: o exterior; o estado de conservação do interior, incluindo a bagageira; o estado dos pneus e amortecedores.

 

  • Bateria, autonomia e carregamento

 

Relacionado com o ponto anterior, analisar o estado de conservação da bateria é um ponto fundamental.

 

Com o passar do tempo, a capacidade de desempenho máximo da bateria vai diminuindo. Isto significa que o carro vai ter cada vez menos autonomia.

 

Quando a bateria perde uma percentagem considerável da sua capacidade máxima, será necessária a sua substituição. Assim, é essencial verificar o estado da bateria para que não tenha surpresas desagradáveis pouco tempo após a compra. 

 

  • Fazer um test-drive

 

Faça um test-drive para ver se o desempenho do carro corresponde às expectativas e para tentar detetar eventuais problemas com o automóvel.

 

  • Consultar o histórico e os documentos do carro

 

Tal como para os carros convencionais usados, deve consultar o histórico e documentos do carro para garantir a veracidade das informações disponibilizadas pelo vendedor.

 

  • Garantia

 

Antes de comprar o carro, verifique o contratualizado acerca da garantia. Lembre-se que o vendedor não é obrigado a oferecer dois anos de garantia.

 

Caso se trate de um veículo 100% elétrico é provável que este ainda tenha garantia da bateria concedida pelo fabricante. Tente sempre saber se ainda a tem e durante quanto tempo.

 

Como escolher um carro?

 

Escolher um carro e realizar a aquisição do mesmo é um processo complexo, uma vez que requer um investimento financeiro elevado.

 

Para que faça a melhor compra possível é necessário que o automóvel corresponda às suas expectativas, que satisfaça as suas necessidades e que se encontre em bom estado.

 

Agora já sabe o que precisa de fazer para que a sua decisão seja o mais favorável.

Ekonomista
Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.
Motor híbrido de um carro Hyundai

Vai fazer a sua inspeção automóvel em 2021? Conheça as novas regras

Por notasemdia.pt
Top