Descubra como carregar carros híbridos plug-in com a ajuda da Blue Academy. Conheça as diferentes opções de carregamento para veículos eletrificados.
Carregamento: a diferença entre híbrido e híbrido plug-in
Existe uma diferença entre híbrido e carros híbrido plug-in muito importante na vertente do carregamento. Esta diferença coincide normalmente com o tipo de carregamento que cada veículo precisa, quais são a suas necessidades e onde fazer o carregamento. Podemos-lhe deixar um pequeno spoiler: um carro híbrido não se carrega, um híbrido plug-in sim. Saiba como carregar carros híbridos plug-in. Existem várias opções de carregamento para veículos eletrificados e de facto, são os elétricos e os híbridos plug-in que precisam de um sistema de carregamento físico. A tecnologia híbrida convencional foi a primeira a surgir no mercado automóvel de forma massificada, seguindo-se depois o desenvolvimento da tecnologia híbrida plug-in.
As duas tecnologias funcionam com recurso à combinação de dois motores: um a combustão e um elétrico. Nos híbridos convencionais, o motor elétrico serve como apoio ao motor a combustão.
Já nos híbridos plug-in (PHEV), o motor elétrico é o que é utilizado preferencialmente, sempre que está carregado. Contudo, conta com o apoio do motor a combustão se a bateria ficar descarregada em viagem.
Resumidamente, não é possível circular em modo 100% elétrico num híbrido convencional, mas é possível fazê-lo num híbrido plug-in. Assim, podemos afirmar que nem sempre é possível distinguir um híbrido convencional de um híbrido plug-in. A designação plug-in pode estar presente na carroçaria, assim como a porta de carregamento elétrico, que não existe num híbrido convencional.
Híbrido Plug-In: Como Carregar?
Nos veículos híbridos plug-in o carregamento pode ser realizado de duas formas: enquanto o automóvel trabalha ou através de uma fonte externa. O carregamento enquanto o carro trabalha tem o nome de travagem regenerativa. A desaceleração e travagem aproveitam a velocidade do automóvel híbrido plug-in (energia cinética) para, através das rodas, impulsionar o motor elétrico e este entregar energia à bateria. As fontes externas de carregamento, são as mesmas que são utilizadas para carregar veículos elétricos: postos de carregamento normais, postos de carregamento rápidos, wallbox e tomadas domésticas ou industriais. Carregar o carro nos postos públicos pode ser muito vantajoso a meio de uma viagem, por exemplo, ou para quem não tem facilidade em carregar o carro em casa.
Mas carregar o carro em casa é extremamente prático: é o local onde passamos várias horas, nomeadamente, durante a noite, e é o local onde facilmente se pode controlar todos os aspetos do carregamento do veículo (por exemplo, a sua duração). Os veículos plug-in são o único tipo de carro híbrido que permite uma condução 100% elétrica escolhida de forma manual pelo condutor.
Carregar viaturas híbridas plug-in em casa
Carregue o seu carro Híbrido Plug-in de forma fácil, rápida e conveniente, com os carregadores Hyundai BLUE. Escolha o carregador mais adequado para as suas necessidades e instale-o sem complicações, com tudo incluído.
Carregar em locais públicos
Quando está fora de casa, pode carregar o seu carro Híbrido Plug-in nos postos de carregamento disponíveis em parques de estacionamento, centros comerciais ou estações de serviço. Estas estações de carregamento disponibilizam sessões de carregamento normais ou rápidas, dependendo da necessidade e da infraestrutura disponível.
Tempo de Carregamento Carros Híbridos Plug-In
O tempo de carregamento de um carro Híbrido Plug-in varia de acordo com o tipo de carregador utilizado e capacidade da bateria. Com uma tomada convencional, o tempo de recarga pode durar entre 4 a 8 horas. Se utilizar uma wallbox ou um posto de carregamento público, o tempo de carregamento reduz significativamente para 2 a 4 horas – dependendo da potência do carregador. Para informações mais detalhadas, experimente o nosso Simulador de Carregamento.
Qual a autonomia de um automóvel híbrido plug-in?
A autonomia elétrica de um carro híbrido plug-in varia entre 40 e 60 km – o ideal para condução em cidade e deslocações curtas em modo 100% elétrico. Quando combinada com o motor a combustão, a autonomia total de um carro híbrido Plug-in pode ultrapassar os 500 km, dependendo do estilo de condução e do modelo em questão.
Descubra as vantagens dos carros híbridos plug-in
No universo dos híbridos Plug-in, o funcionamento de cada motor terá implicações nas vantagens que cada um dos veículos apresenta. Para descobrir todas as vantagens destes veículos, acompanhe a Blue Academy.
Conheça a Gama de Carros Híbridos Plug-in Hyundai.