A rede pública de estações de carregadores para carros elétricos está em franco crescimento. Adaptar o dia-a-dia às necessidades de carregamento de um automóvel elétrico acaba por ser a única “dificuldade” a ultrapassar. Saiba como carregar carros elétricos em postos de carregamento públicos.
A atual rede de abastecimento de mobilidade elétrica portuguesa, desenvolvida desde 2008 pela Mobi.e, conta já com mais de 1250 pontos de carregamento, de norte a sul do país e no arquipélago da Madeira.
O carregamento de carros elétricos não é uma operação uniforme para todos os modelos e todos os utilizadores. O que não significa que seja complexa.
Como carregar carros elétricos: pontos a considerar
- Tipo de veículo;
- Tipo de bateria;
- Tipo de corrente utilizada;
Carregar carros elétricos em postos de carregamento públicos é cada vez mais fácil. Para tal precisa sempre de um cartão associado a um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica). A escolha do cartão fica ao seu critério e pode até aderir a mais do que um se lhe for benéfico.
Para carregar o seu veículo elétrico pode escolher entre alguns tipos de postos de carregamento disponíveis para uso do público.
Os Postos de Carregamento Normal (PCN), são todos aqueles que permitem o carregamento de um veículo elétrico até 22kW. A rede de PCNs, disponível em Portugal, pode ser consultada através de várias apps para telemóvel, ou em portais online.
Tem também disponíveis os Postos de Carregamento Rápido (PCR), que permite o carregamento de um carro elétrico acima dos 22kW.
Claro que, como o próprio nome indica, os PCR apresentam o benefício de carregar mais de 80% da bateria em apenas 20/30 minutos. Os PCN demorarão cerca de uma hora para atingir o mesmo objetivo.
No entanto, é importante reforçar que este tipo de posto deve ser escolhido em situações de viagens longas ou deslocações de emergência, em que necessite de carregar o seu veículo rapidamente e seguir viagem.
Procure adaptar a rotina com o carro, de modo a que o carregamento seja efetuado em PCNs, em casa, ou no trabalho, pois carregamentos rápidos consecutivos podem diminuir a vida útil de uma bateria de um veículo elétrico.