Sabe o que significa a sigla CEME? E qual o papel destas entidades na mobilidade elétrica? Continue a ler este artigo para descobrir.
O que são os CEME?
A sigla CEME significa Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade e são as entidades que vendem a energia elétrica aos utilizadores de veículos elétricos.
É importante saber o que são os CEME pois, se é condutor de um veículo elétrico e pretender utilizar os postos de carregamento da rede pública, deverá celebrar contrato com um destes fornecedores. Poderá consultar os comercializadores de mobilidade elétrica existentes nesta lista disponibilizada pela MOBI.E.
E depois de celebrar contrato, o que acontece?
Ao celebrar contrato com um CEME, irá depois receber em casa um cartão de carregamento de carros elétricos, que lhe irá permitir utilizar os postos de carregamento elétrico para carregar o seu veículo.
Outras questões que deve saber sobre os CEME
É o CEME que define o preço de carregamento?
Sim, o CEME é livre de definir o seu próprio preçário. Assim, é importante comparar ofertas antes de celebrar o seu contrato para ver aquela que será mais benéfica para si.
O que vai pagar ao CEME?
De acordo com a MOBI.E, “vai pagar o que contratualizou com o CEME. Tipicamente o valor da energia, mais a Taxa de Operação do posto, menos eventuais descontos de incentivos/subsídios de Estado”. Assim, o valor do carregamento do seu carro elétrico vai sempre depender, não só do contrato que celebrou, como do posto que utilizar, sendo que cada posto terá a sua própria taxa de operação.
Os CEME na mobilidade elétrica
Os CEME são uma parte muito importante da mobilidade elétrica, ao permitirem que os condutores de veículos elétricos possam usufruir dos carregamentos de forma mais simples, acedendo à rede pública.
Se também conduz um veículo elétrico, saiba mais sobre o processo de carregamento com o nosso guia completo! Com a Blue Academy, a mobilidade elétrica fica mais fácil.