Hyundai IONIQ plug-in - carros híbridos desastre ambiental

Carros Híbridos: desastre ambiental ou escolha sustentável?

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 8 Março 2021  •  3 Minutos
Hyundai IONIQ plug-in - carros híbridos desastre ambiental

Ultimamente, esta questão tem estado no cerne de muitas discussões políticas e estratégicas dentro do mundo automóvel: serão os carros híbridos uma escolha sustentável ou um desastre ambiental?

 

A polémica foi lançada no final de 2020, com um estudo focado apenas nos híbridos plug-in, e tem dado origem a várias discussões. Mas além da controvérsia, torna-se imperativo esclarecer um ponto: optar pela mobilidade sustentável ou ecológica é sempre melhor em termos ambientais, do que preferir uma opção convencional.

 

Tentemos entender melhor a questão.

 

Carros híbridos: conheça as diferentes tecnologias

 

Automóveis híbridos são carros que têm na sua constituição mecânica dois tipos de motores: um a combustão (diesel ou gasolina) e um elétrico.  Existem três tipos de tecnologias de híbridas: mild-hybrid, híbridos “convencionais” e os híbridos plug-in.

 

Estes três tipos de híbrido funcionam de maneira diferente e é importante que se percebam as diferenças:

 

  • O híbrido “convencional” ou Full Hybrid foi a primeira tecnologia do género a ser introduzida no mercado. Neste caso, o motor elétrico só é carregado quando o motor a combustão se encontra a funcionar. Ou seja, o motor elétrico não é carregado de forma externa;
  • Os plug-in, PHEV, também são constituídos por dois motores: um elétrico e um de combustão. Contudo, nestes veículos, o motor elétrico pode funcionar de forma autónoma, sem o apoio do motor de combustão e pode ser carregado de forma externa (através de tomada);
  • Os Mild Hybrid, ou MHEV, estão equipados com um motor de combustão e um motor elétrico de 48V. A baixas velocidades, ou quando parado, o motor tradicional pode desligar-se porque tem como suporte este motor elétrico que funciona como um gerador de 48V. Estes carros não podem ser carregados de forma externa e não podem circular sem o motor a combustão estar a funcionar.

 

 

A nível ambiental, vale a pena ter um híbrido?

 

Como podemos verificar, o funcionamento dos diferentes tipos de carros híbridos é diferente. Isto significa que também o nível de emissões será diferente, o que não torna os carros híbridos num desastre ambiental.

 

No fundo, a escolha está nas mãos dos compradores e condutores, o que também acontece com a compra de veículos a combustão.

 

Fazer uma justa “classificação” ambiental dos carros híbridos está dependente de diversos fatores, começando pela tecnologia híbrida selecionada, desde a frequência da utilização, ao estilo de condução, à distância que percorre diariamente, aos custos de manutenção, etc.

 

Os benefícios da condução de híbridos não estão só diretamente relacionados com as emissões de dióxido de carbono, mas também com a poupança, ou com a menor necessidade da utilização de combustível tradicional.

 

A limitação dos incentivos fiscais na compra de carros híbridos foi recebida com surpresa no mundo automóvel, pela rapidez com que a decisão foi tomada, sem a participação dos fabricantes de carros híbridos. Sobretudo, quando a promoção da ecomobilidade tem sido feita sobretudo pelas marcas, entre elas a Hyundai.

 

 

Concluindo, os carros híbridos são um desastre ambiental?

 

Conduzir um carro híbrido é melhor para o ambiente do que conduzir um veículo a combustão. Esta afirmação é reforçada pelo investimento de biliões das marcas no desenvolvimento de modelos híbridos, assim como no aumento da procura. Os veículos híbridos já representam 20% do mercado., algo que as entidades governamentais parecem não acompanhar a 100%.

 

Pode conhecer a posição da Hyundai sobre o assunto.

 

No caso particular da Hyundai Portugal, reforçamos o nosso compromisso ambiental e temos vindo a diminuir em 5%, anualmente, a nossa pegada ambiental através do mix de viaturas comercializadas, onde os híbridos e elétricos têm cada vez mais peso.

 

Acompanhe a Blue Academy para se manter a par das novidades e use o nosso configurador de tecnologias, de maneira a perceber a que melhor se adequa às suas necessidades.

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
combustivel carros hibridos

Qual é o combustível dos carros híbridos?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson

Quais são os custos da manutenção de um híbrido?

Por Hyundai Portugal
Carros ecológicos Hyundai

Full-hybrid vs mild-hybrid: descubra as diferenças entre estas tecnologias

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson HEV vence prémio carro do ano

Hyundai TUCSON HEV conquista prémio “SUV Compacto do Ano 2021”

Por Hyundai Portugal
suv híbrido hyunday tucson hev

SUV Híbrido: descubra os modelos que vão revolucionar o mercado

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson HEV

Carros híbridos 2021: conheça as novidades do ano

Por Hyundai Portugal
hyundai kauai a carregar

Mild hybrid vs diesel: o que saber sobre estas tecnologias

Por Ekonomista
Carro Hyundai azul estacionado

Diferenças híbrido e plug-in: descubra quais são

Por Ekonomista
Motor de um carro híbrido

Manutenção de carros híbridos: 4 coisas que precisa de saber

Por Ekonomista
híbrido hyundai santa fé a circular na estrada

Comprar um carro híbrido usado: vantagens, fiabilidade e garantia

Por Ekonomista
suv híbrido tucson da hyundai estacionado na rua

SUVs Híbridos 2020: modelos para todos os gostos

Por Ekonomista

Híbrido ou Elétrico: diferenças, vantagens e para quem se destinam

Por Ekonomista
Top