subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Motor de um carro híbrido

Carros Híbridos: como funciona o motor destes veículos?

Por Hyundai Portugal
Publicado em 19 Agosto 2021  •  3 Minutos
Motor de um carro híbrido

Apesar de muitas pessoas já ponderarem aderir a uma condução mais sustentável, existem ainda algumas dúvidas sobre o funcionamento destes veículos. Quanto aos carros elétricos, a resposta parece bastante simples: são alimentados por um motor elétrico. Mas e o motor dos carros híbridos, como funciona? Vamos descobrir.

 

Tipos de Carros Híbridos

 

Antes de explicarmos o funcionamento do motor dos carros híbridos, é importante considerar que existem três categorias em que estes veículos se inserem. São elas:

 

– carros 48 V mild-hybrid;

– carros híbridos “convencionais” (ou full-hybrid);

– carros híbridos plug-in.

 

Apesar de todos estes veículos funcionarem a partir de um sistema híbrido, os seus motores apresentam diferenças significativas, que deve ter em conta no momento de compra.

 

 

Carros Híbridos: como funciona o motor de cada tipo?

 

Carros 48V Mild Hybrid

 

Num veículo mild-hybrid, o sistema de combustão é apoiado por um motor elétrico de menor dimensão. Este motor assiste o motor principal, nomeadamente no arranque, permitindo que este seja mais rápido e que o consumo de combustível seja reduzido. No caso dos veículos mild-hybrid, não é possível uma condução 100% elétrica.

 

Tucson na estrada

 

Carros Híbridos (Full-Hybrid)

 

Nos veículos full-hybrid, o motor elétrico presente está ao mesmo nível do motor a combustão. Estes trabalham em simbiose total e alternam entre si, dependendo da situação de condução em que o veículo se encontra.

 

Os carros híbridos tradicionais não podem ser carregados de forma externa. Para procederem ao carregamento da componente elétrica, recorrem a um sistema de travagem regenerativa, que recarrega a bateria utilizando o motor elétrico para abrandar o carro. Depois, a energia armazenada na bateria alimenta o motor elétrico, para ajudar nas acelerações e nas subidas.

 

Por fim, estes veículos poderão funcionar em modo 100% elétrico, mas esse modo de condução é definido pelo próprio veículo, não pelo condutor.

 

Hyundai Kauai Azul na estrada

 

Carros Híbridos Plug-In

 

Tal como nos carros híbridos convencionais, os híbridos plug-in contam com um motor elétrico, que trabalha em harmonia com o motor a combustão. A diferença mais importante entre estes dois tipos de veículos está na bateria.

 

No caso dos híbridos plug-in, a bateria pode ser carregada externamente, através de um posto de carregamento para carros elétricos ou uma tomada, e tem uma dimensão maior quando comparada com a bateria dos restantes híbridos. Isto significa que os veículos plug-in são o único tipo de carro híbrido que permite uma condução 100% elétrica escolhida de forma manual pelo condutor.

 

Em modo elétrico, a autonomia de um híbrido plug-in pode ir até aos 63km em cidade. Quando a bateria fica descarregada, não precisa de se preocupar: o veículo ativa o modo de combustão automaticamente, até que a consiga recarregar novamente.

 

Ioniq plug in hybrid a carregar

 

Descubra as vantagens dos carros híbridos com a Blue Academy!

 

No universo dos carros híbridos, o funcionamento de cada motor terá implicações nas vantagens que cada um dos veículos apresenta. Para descobrir todas as vantagens destes veículos, leia o artigo da Blue Academy que lhe sugerimos de seguida e junte-se ao movimento verde no universo da mobilidade!

 

Tecnologia associada

Carros Híbridos Os motores elétrico e de combustão trabalham em conjunto para maior performance.
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
carregamento Hyundai IONIQ Plug IN

Híbrido plug-in: como funciona?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
Motor híbrido

Motor híbrido: descubra a sua forma de funcionamento!

Por Hyundai Portugal
Hyundai tucson

Híbrido a diesel: saiba por que razão existem poucos

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson PHEV

Qual o melhor híbrido do mercado?

Por Hyundai Portugal
melhor híbrido plugin 2021

Melhor Híbrido Plug-in 2021: conheça o Hyundai TUCSON PHEV

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ

Este modelo Hyundai está no Top 10 melhores carros para comprar

Por Hyundai Portugal
como carregar carros híbridos

Sabe como carregar carros híbridos plug-in?

Por Hyundai Portugal
Mild Hybrid como funciona

Mild Hybrid: como funciona esta tecnologia?

Por Hyundai Portugal
dois carros híbridos estacionados

Um dos melhores híbridos plug-in do mercado? Descubra o IONIQ Plug-in Hybrid

Por Ekonomista
Tucson Híbrido

Os melhores carros híbridos Hyundai e o que os distingue

Por Hyundai Portugal
Top