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Hyundai Kauai elétrico na estrada

Carros elétricos: prós e contras analisados ao detalhe

Por Ekonomista
Publicado em 14 Janeiro 2021  •  7 Minutos
Hyundai Kauai elétrico na estrada

Com o desenvolvimento do mercado automóvel, muitos se questionam sobre os prós e contras dos carros elétricos.

 

Quem pretende adquirir um carro elétrico, pode fazê-lo por variadas razões, independentemente, das suas vantagens ou desvantagens.

 

No entanto, quando se procura informação e se coloca tudo numa balança, acaba-se por fazer uma melhor escolha e consequentemente uma melhor compra.

 

A compra de um automóvel é algo pessoal e que deve satisfazer da melhor forma possível as necessidades do seu proprietário. 

 

Para saber se os automóveis elétricos são uma boa opção para si, preparamos este artigo onde pode conhecer os prós e contras dos carros elétricos e perceber se estes automóveis se enquadram no seu estilo de vida e necessidades.

 

Os prós de um carro elétrico

 

 

  • Preservação do planeta

 

Sem dúvida, um dos maiores prós dos carros elétricos é a preservação do planeta em vários aspetos.

 

O uso de carros elétricos reduz de forma direta o consumo de recursos não renováveis (combustíveis fósseis), ao mesmo tempo que anula a emissão de gases poluentes para a atmosfera enquanto circulam.

 

Além disso, a obtenção do hidrogénio e da eletricidade produzida através de alternativas amigas do ambiente não são tão poluentes quanto a obtenção de combustíveis fósseis.

 

Ainda na preservação do planeta e de forma indireta, também se acaba por melhorar a qualidade do ar que irá trazer benefícios: a nível de saúde (ex: saúde respiratória) e agricultura (ex: diminuição das chuvas ácidas). E também se protegem diversas espécies de seres vivos e os seus habitats.

 

 

  • Custo com combustível (fóssil vs eletricidade)

 

A fonte de energia mais comum para fazer mover os carros elétricos é a eletricidade.

 

Em Portugal, o custo da eletricidade é bastante inferior ao custo com a gasolina ou diesel. Tendo em consideração os valores destas fontes de energia nos últimos tempos, verifica-se que o custo para percorrer a mesma distância num carro elétrico é três vezes inferior ao custo de um carro a combustão.

 

Exemplo:

 

Considerando um carro a diesel com um consumo de 7 litros a cada 100 quilómetros, e o custo do litro de diesel 1,30€, e um carro elétrico com um consumo de 15 kWh de eletricidade a cada 100 km, sendo que cada kWh custa 0,22€, o custo para percorrer 100 quilómetros num carro a gasóleo irá ser de 9,87€, enquanto que num veículo elétrico custará 3,30€.

 

Agora, imagine-se que percorre 10.000km anuais, os custos serão de 987€ para o carro a diesel contra apenas 330€ do carro elétrico. 

 

Estes valores representam uma poupança bastante significativa que se torna cada vez maior à medida que se percorre mais quilómetros.

 

 

  • Manutenção mais barata

 

O custo de manutenção é um fator relevante na aquisição de um automóvel. Já se sabe que este custo varia de marca para marca, e mesmo dentro da mesma marca ele é distinto de acordo com o modelo do carro.

 

O que provavelmente ainda não sabia é que o custo de manutenção de um carro elétrico é inferior ao custo de um carro a combustão.

 

O motor a combustão é um motor mais complexo devido ao número de componentes que o constituem. Além disso, muitos destes componentes são de desgaste rápido (óleo de motor, pastilhas de travão, etc).

 

Em contrapartida, os motores elétricos são mais simples e constituídos por um número inferior de componentes e que não são de desgaste tão elevado. Aliás, muitos dos componentes de desgaste rápido dos motores a combustão, não estão presentes nos carros elétricos.

 

Estes fatores fazem com que a manutenção dos carros elétricos seja um pró na aquisição e uso destes carros, uma vez que ela é mais simples, espaçada e, consequentemente, económica.

 

 

  • Travagem regenerativa

 

A travagem regenerativa é o sistema que permite ao carro transformar a energia gerada nos momentos de travagem e desaceleração em energia elétrica.

 

Esta energia é utilizada para aumentar a autonomia do automóvel, ou seja, há um reaproveitamento da energia cinética com o objetivo de obter uma autonomia superior.

 

As vantagens da travagem regenerativa não ficam por aqui. Para além da autonomia “extra”, este sistema também reduz o desgaste causado nas pastilhas de travão porque nas travagens “suaves” o carro utiliza o sistema de travagem regenerativo e não os travões propriamente ditos.

 

Assim, sem nunca comprometer a segurança do automóvel, as pastilhas dos travões são poupadas em vários momentos de circulação do carro.

 

carro elétrico estacionado a carregar

 

  • Tipos de carregamento

 

Os tipos de carregamento são uma das outras vantagens dos carros elétricos.

 

Atualmente, pode carregar um automóvel elétrico na rede pública, onde estão disponíveis vários tipos de carregamento, desde os mais lentos aos mais rápidos (onde é possível obter 80% autonomia em apenas 30 minutos).

 

Ainda dentro de espaços “públicos”, já se encontram carregadores em parques de estacionamento, hotéis, centros comerciais, universidades, etc. Desta forma, pode rentabilizar e aproveitar o tempo para recuperar autonomia para o carro.

 

Para além da rede pública, pode ainda carregar o automóvel em casa através de uma tomada doméstica convencional ou com recurso a uma wallbox (a solução mais indicada).

 

Nos períodos em que estiver por casa sem utilizar o carro (por exemplo: durante a noite), poderá deixar o carro a carregar para recuperar a autonomia. Algo que não consegue fazer com um carro a combustão.

 

 

  • Benefícios e incentivos económicos

 

Os benefícios económicos dos carros elétricos são uma das grandes vantagens da sua aquisição e uso, que fazem muitos condutores esquecerem-se das desvantagens.

 

Os carros, desde os 100% elétricos até aos híbridos, são abrangidos por vários benefícios no âmbito do programa da fiscalidade verde.

 

Dentre deste programa estão previstos vários incentivos monetários para os proprietários de veículos ecológicos, sejam eles proprietários singulares ou coletivos (empresas).

 

No programa de incentivos encontram-se vários benefícios, tais como: comparticipação na aquisição de um veículo, isenção de ISV e IUC, e até de IVA (no caso das empresas).

 

Obviamente que os incentivos são regulamentados e alguns deles até limitados. Mas, tudo o que precisa de saber sobre os mesmos encontra-o no artigo da fiscalidade verde que temos para si.

 

  • Mais simples, cómodos e até seguros de conduzir 

Esta é uma vantagem que pode ser subjetiva, ou seja, só é uma vantagem em alguns casos.

 

Caso não saiba, os carros elétricos encontram-se equipados com caixas de velocidades automáticas. O que é que isto quer dizer na prática?

 

Não existe uma embraiagem, não é preciso colocar velocidades e não é preciso realizar o ponto de embraiagem (um processo que é bastante complicado para diversos condutores).

 

Assim, neste tipo de carros só encontra dois pedais (travão e acelerador) facilitando a sua condução, tornando-a mais cómoda e segura porque evita estar sempre a mudar a velocidades (imagine por exemplo o pára arranca característico das cidades) e ainda elimina a necessidade de realizar os pontos de embraiagem.

 

 

  • Binário máximo instantâneo

 

Para quem procura acelerações rápidas e tempos de resposta reduzidos, os carros elétricos são a escolha certa.

 

Sem entrar em detalhes técnicos avançados, pode-se dizer que os carros elétricos atingem o binário máximo disponível logo que se pisa o acelerador. Isto acontece porque nestes carros não existe a reação entre o combustível e o oxigénio.

 

 

Os contras de um carro elétrico

 

 

  • Mão de obra qualificada mais restrita

 

Apesar da manutenção de um carro elétrica ser mais económica, isso não significa que a possa fazer em qualquer lugar.

 

Aquilo que acontece com os carros a combustão, ainda não pode acontecer nos elétricos. Estamos a falar de efetuar as manutenções e revisões em praticamente qualquer oficina.

 

E isto acontece porque muitas das oficinas e mecânicos ainda não têm conhecimento e materiais adequados para a realização da manutenção destes veículos.

 

Como tal, um dos contras dos carros elétricos é o facto de estar “limitado” à marca de automóvel, isto se quiser realizar a manutenção e todo o acompanhamento em segurança.

 

 

  • Autonomia

 

A autonomia é, provavelmente, um dos maiores contras dos elétricos, mesmo na realidade não sendo. Isto pode parecer contraditório, mas vejamos a situação com atenção.

Um carro elétrico que tenha uma autonomia de até 300 km é mais do que suficiente para a maioria dos condutores portugueses. No entanto, quando esta autonomia é comparada com os carros a combustão (que apresentam valores superiores a 700 km), os 300 km dos carros elétricos parecem insuficientes.

 

Mesmo com o aumento da autonomia destes carros, onde já se encontram elétricos com mais de 500 km de autonomia, esta característica acaba por estar relacionada com o carregamento. Mas de que forma?

 

Se o carro estiver com uma autonomia inferior à que precisa para realizar uma deslocação, ele precisa de ser carregado. E é o tempo de carregamento que se encontra associado ao ganho de autonomia que ainda é um entrave nos carros elétricos.

 

 

  • Carregamento

 

A estrutura de carregamento de automóveis elétricos em Portugal tem vindo a desenvolver-se a um ritmo acelerado.

 

No entanto, e mesmo com este desenvolvimento, o carregamento ainda continua a ser um contra destes automóveis, sobretudo pelo tempo que este demora.

 

Mesmo com os carregadores que permitem obter 80% de autonomia em apenas 30 minutos, estes valores não se aproximam da rapidez e comodismo dos carros a combustão.

 

 

  • Baterias

 

As baterias também podem ser uma desvantagem de um elétrico. Isto porque a sua vida útil pode ser inferior à de um motor tradicional.

 

É verdade que as fabricantes já apontam para uma vida útil de 10 anos destes componentes. Porém, quando se compara com as décadas que um motor pode viver, 10 anos acabam por ser pouco.

 

Além da vida útil das baterias é preciso ter em consideração o custo das mesmas, bem como o custo de reparação. Todavia, neste campo não nos parece justo dizer que é um contra, uma vez que a reparação ou substituição de um motor é dispendiosa.

 

Aliás, muitas das baterias são constituídas por módulos. E, em muitos casos, a substituição / reparação de alguns desses módulos é suficiente, reduzindo assim substancialmente os custos da operação.

 

 

  • Investimento inicial (preço)

 

Em muitos dos casos a aquisição de um carro elétrico, em vez de um carro a gasolina ou diesel, compensa a longo prazo.

 

Os automóveis elétricos apresentam manutenções com custos inferiores, custos com combustíveis inferiores e ainda estão abrangidos pelos incentivos do programa de fiscalidade verde.

 

No entanto, tudo isto tem um preço que, geralmente, é consideravelmente superior. 

 

Carros elétricos: prós e contras

 

PrósContras
Preservação do planetaMão de obra qualificada mais restrita
Custos com combustívelAutonomia
Manutenção mais barataCarregamento
Travagem regenerativaBaterias
Tipos de carregamentoInvestimento inicial (preço)
Benefícios e incentivos económicos
Mais simples, cómodos e até seguros de conduzir
Binário máximo instantâneo

 

Como se pode ver, depois de se analisarem os prós e contras dos carros elétricos, existem mais prós do que contras. No entanto, como referido inicialmente, uma boa escolha é pensada tendo em contas as necessidades do condutor.

 

Analisando estes prós e contras de carros elétricos, e tendo em consideração que a aquisição e uso de veículos ecológicos é cada vez mais premiada e por outro lado, o uso de veículos “poluentes” é cada vez mais “castigado” e restringido, cabe ao condutor tomar uma decisão.

Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.
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