subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
carros elétricos prós e contras

Carros Elétricos: Prós e Contras destes veículos

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 2 Novembro 2021  •  2 Minutos
carros elétricos prós e contras

O mercado automóvel não para de crescer e evoluir, e com ele a informação disponível e o desenvolvimento de tecnologias associadas à ecomobilidade. Com a abundância de oferta no mercado, é normal que ainda existam alguns condutores que se questionam sobre carros elétricos e os seus prós e contras.

 

Quem pretende adquirir um carro elétrico, pode fazê-lo por variadas razões, independentemente, das suas vantagens ou desvantagens. A compra de um automóvel é sempre pessoal e deve satisfazer da melhor forma possível as necessidades do proprietário.

 

Explore as características dos carros elétricos, nos seus prós e contras.

 

 

Carros elétricos: prós e contras

 

Prós

 

Preservação do planeta

 

O uso de carros elétricos reduz de forma direta o consumo de recursos não renováveis (combustíveis fósseis), ao mesmo tempo que anula a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

 

Ainda na preservação do planeta e de forma indireta, também se acaba por melhorar a qualidade do ar, que irá trazer benefícios a nível de saúde e na agricultura. E também se protegem diversas espécies de seres vivos e os seus habitats.

 

Manutenção mais barata

 

O custo de manutenção é um fator relevante na aquisição de um automóvel. Já se sabe que este custo varia de marca para marca, mas o que provavelmente ainda não sabia é que o custo de manutenção de um carro elétrico é inferior ao custo de um carro a combustão.

 

O motor mais convencional é mais complexo devido ao número de componentes que o constituem. Além deste facto, a maioria dos seus componentes são de desgaste rápido, como as pastilhas de travão, ou o óleo de motor, por exemplo.

 

Em contrapartida, os motores elétricos são mais simples e constituídos por um número inferior de componentes e que não são de desgaste tão elevado. A manutenção dos carros elétricos é mais simples e económica.

 

Diferentes possibilidades de carregamento

 

Os tipos de carregamento são uma das outras vantagens dos carros elétricos. Pode carregar o seu carro num posto de carregamento público, sendo que pode escolher entre os “normais” e os de carregamento rápido.

Já existem pontos de carregamento em vários locais públicos, como parques de estacionamento de centros comerciais, por exemplo.

Para além da rede pública, pode ainda carregar o automóvel em casa através de uma tomada doméstica convencional ou com recurso a uma wallbox (a solução mais indicada).

 

 

Contras

 

Investimento inicial elevado

 

O que deixa muitos condutores de pé atrás no momento de comprar um carro elétrico, é o preço do automóvel. Mas este ponto contra, facilmente se transforma num pró: a aquisição de um carro elétrico compensa a longo prazo.

 

Os automóveis elétricos apresentam manutenções com custos inferiores, custos com combustíveis inferiores e ainda estão abrangidos pelos incentivos do programa de fiscalidade verde.

 

Manutenção mais especializada

 

Apesar da manutenção de um carro elétrico ser mais económica, isso não significa que possa ser feita em qualquer lugar. Por enquanto, os carros elétricos pedem uma manutenção mais especializada.

 

Ecomobilidade é na Blue

 

Concluímos que tal como qualquer outro tipo de veículo, os carros elétricos têm prós e contras. O importante é que faça a melhor escolha de acordo com as suas necessidades e com o que mais valoriza num carro elétrico, sempre com a Blue Academy!

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
KAUAI elétrico a carregar

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Hyundai SEVEN

Hyundai revela concept SEVEN, o novo SUV da marca IONIQ

Por Hyundai Portugal

A Hyundai e os elétricos: uma relação que veio para ficar

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

As 5 Vantagens dos veículos 100% Elétricos

Por Hyundai Portugal
Carregador de carro elétrico

Qual o consumo dos carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 na estrada

Existe dedução do IVA em carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
porque sao os carros eletricos caros - ioniq 5

Porque é que os carros elétricos são caros?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Elétrico vs Diesel: qual é a melhor opção?

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

Carros elétricos em Portugal são a opção mais barata e sustentável?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Kauai elétrico na estrada

Mobilidade elétrica em Portugal continua a crescer

Por Hyundai Portugal
Top