Hyundai Kauai Elétrico

Carros elétricos: preço, modelos e tecnologias explicadas

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 7 Abril 2021  •  3 Minutos
Hyundai Kauai Elétrico

Num mundo ainda muito dominado pelos veículos a combustão, pode ser complicado aceder a informação completa e fidedigna sobre os carros elétricos. Muitas vezes vistos como caros e “complicados”, o mundo dos carros elétricos está mais ao seu alcance do que imagina!

 

Para provar isso, trazemos-lhe as respostas a algumas das maiores questões relacionadas com carros elétricos: preço, modelos e tecnologias. Vamos descobrir como funciona a bateria dos veículos elétricos, quais os modelos mais rentáveis e ainda lhe vamos desvendar se os carros elétricos são, afinal, assim tão caros como dizem.

 

Carros elétricos: tecnologias explicadas

 

Carros elétricos são carros que utilizam a energia elétrica para se alimentarem. A eletricidade funciona como “combustível” destes veículos, da mesma forma que os carros a combustão se alimentam de gasolina e diesel para funcionarem.

 

 

Existem 3 tecnologias elétricas distintas: a tecnologia dos híbridos plug-in, a tecnologia dos carros 100% elétricos e ainda a tecnologia dos carros a hidrogénio.

 

Nos veículos híbridos plug-in, o condutor pode alternar entre o uso do motor a combustão e o uso da bateria. Este veículo é uma opção bastante útil para quem está a pensar fazer a transição para uma mobilidade mais sustentável, mas ainda não tem os recursos necessários para optar por um veículo 100% elétrico, como postos de carregamento próximos de casa ou uma tomada doméstica.

 

Hyundai Ioniq Híbrido Plug In

 

No entanto, se já for esse o seu caso, então a melhor opção será mesmo o veículo 100% elétrico, que, tal como o nome indica, retira a sua energia totalmente da bateria de iões de lítio. Os seus níveis nulos de emissões tornam estes veículos a melhor escolha atual para quem procura diminuir a sua pegada ecológica.

 

Por fim, os veículos fuel cell também se encontram na categoria dos veículos elétricos, ao fazerem uso do hidrogénio para produzirem energia elétrica nas suas células de combustível (fuel-cell). Apesar de ainda não se encontrarem disponíveis no mercado português, são uma aposta cada vez mais promissora no sentido de diminuir a pegada de carbono deixada pelos veículos de 4 rodas.

 

Modelos de carros elétricos

 

Um motor elétrico pode ser integrado em qualquer modelo de automóvel. No entanto, um dos modelos que está a adquirir mais importância no mundo dos veículos sustentáveis é, sem dúvida, o SUV. Exemplo disso é o Hyundai KAUAI, o modelo mais vendido da marca em Portugal e que, para além das suas versões a combustão e híbrida, tem também uma versão 100% elétrica.

 

Hyundai Kauai elétrico na estrada

 

Carros elétricos: preço alto compensa?

 

Não é surpresa para ninguém que os carros elétricos são mais caros que os carros híbridos ou a combustão. Isto deve-se ao facto de os veículos elétricos integrarem uma tecnologia relativamente recente, e que ainda se encontra em constante melhoria para atingirmos os melhores carros elétricos possíveis.

 

Contudo, no caso dos carros elétricos, o preço mais alto acaba por ser compensado durante a sua utilização, graças à menor necessidade de manutenção e preços de carregamento elétricos baixos, quando comparados com o combustível tradicional.

Assim, apesar de o investimento ser maior numa fase inicial, o custo geral de um automóvel elétrico será sempre menor a longo prazo. Estará a fazer um investimento que não irá pesar na sua carteira nem no ambiente.

 

Carros elétricos: o caminho para o futuro

 

Na jornada para uma mobilidade cada vez mais sustentável, os veículos elétricos são um dos nossos maiores aliados. Acompanhe a Blue Academy e mantenha-se a par de todas as novidades sobre estes veículos. Por um futuro mais verde, e mais elétrico.

 

 

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
TIGER da Hyundai no espaço

TIGER: Conheça o veículo da Hyundai que quer chegar ao espaço

Por Hyundai Portugal
hyundai kauai a carregar

Mild hybrid vs diesel: o que saber sobre estas tecnologias

Por Ekonomista

Concept EV Prophecy: o futuro dos elétricos da Hyundai

Por Hyundai Portugal
Utilizador de tecnologia de realidade virtual

Como usar a realidade virtual no fabrico de carros?

Por Hyundai Portugal
Aplicação EDP EV.X para veículos elétricos

EDP EV.X – A aplicação que simula a utilização de um veículo elétrico

Por EDP
Taxi aéreo Hyundai

Primeiro táxi aéreo será 100% elétrico

Por Hyundai Portugal

Este carro da Hyundai terá condução autónoma

Por Hyundai Portugal
Top