subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Traseira do carro elétrico Hyundai KAUAI

Os carros elétricos poluem mais: mito ou verdade?

Por UVE
Publicado em 17 Setembro 2020  •  3 Minutos
Traseira do carro elétrico Hyundai KAUAI

Um dos grandes incentivos das marcas para os condutores adquirirem carros elétricos é, sem dúvida, a afirmação de que este tipo de veículos são menos poluentes quando comparado com os veículos de combustão. No entanto ainda há pessoas e entidades que afirmam que os carros elétricos poluem mais. Será que esta afirmação faz sentido?

 

Esta constatação de que os carros elétricos poluem mais tem por base o seu processo de fabrico e a reciclagem das baterias no fim de vida do veículo. 

 

Hyundai KAUAI azul na estrada

 

Carros elétricos poluem mais… apenas durante o seu fabrico

 

Tal como nos combustíveis fósseis, é necessário considerar as emissões das máquinas utilizadas na extração e os veículos pesados utilizados nos transportes. Segundo dados do International Council on Clean Transportation, a produção da bateria e do restante veículo elétrico produz, em média, o dobro das emissões de CO2 quando comparada com a de um veículo a gasolina ou a diesel.

 

Este poderia ser o fim da discussão, se não considerássemos a utilização dos veículos no dia-a-dia e as suas emissões de CO2. 

 

Segundo um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, para carros vendidos em 2020, um carro carro elétrico produz, em média, 90 gCO2e/km durante toda a sua vida útil. Este número encontra-se muito abaixo da emissões de um carro com motor a gasóleo (234 gCO2e/km) e a gasolina (253 gCO2e/km).

 

Estas emissões representam, durante toda a vida útil do veículo, 20 toneladas para o carro elétrico, 53 toneladas para o carro a gasóleo e 57 toneladas para o carro a gasolina. 

 

O que é que isto significa?

 

Com estes números, conseguimos constatar que um carro elétrico, durante toda a sua vida útil, produz quase 3 vezes menos emissões de CO2 que um carro a combustão, seja ele a gasolina ou a gasóleo. Com estes valores, calcula-se que os carros elétricos demorem cerca de 2 anos a atingirem o mesmo número de emissões dos veículos a combustão, recuperando assim a desvantagem inicial na sua produção, incluindo o fabrico da bateria.

 

Os carros elétricos poluem mais no seu fim de vida?

 

Como foi anteriormente referido, outra das questões que se prende com a poluição dos veículos elétricos é o destino da bateria no fim de vida do veículo. A sua reciclagem vai significar gastos e, assim, reduzir a diferença existente entre as emissões destes veículos com os de combustão. No entanto, há alternativas que poderão vir prevenir estas emissões e dar uma outra vida às baterias.

 

Bateria de um carro elétrico Hyundai

 

Reutilização das baterias de lítio

 

As baterias que já não sejam eficientes num veículo elétrico poderão vir a ter, em média, mais 10 anos de vida após saírem do automóvel. Estas serão transformadas em baterias estacionárias, contribuindo para uma gestão mais eficaz das redes elétricas. Isto traduz-se no carregamento segundo a disponibilidade do melhor preço, o chamado smart charging, e também no fornecimento de eletricidade à rede elétrica, invertendo o processo. Isto são hipóteses que ainda estão a ser estudadas, existindo um projeto piloto em Porto Santo, mas que poderão vir a tornar-se numa realidade num futuro muito próximo.

 

Os carros elétricos poluem mais: o mito desfeito

 

Com estes dados disponíveis analisados, conseguimos perceber que, apesar de os carros elétricos produzirem mais emissões de CO2 durante o seu fabrico, essa poluição inicial é rapidamente compensada pelo baixo número de emissões na sua utilização. 

 

Assim, apesar de ainda haver a crença de que os carros elétricos poluem mais que os veículos de combustão, esta crença está longe de ser verdade. Os veículos elétricos continuam a ser a opção mais viável para quem procura uma solução mais ecologicamente sustentável para as suas deslocações.

 

 

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
UVE A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos é uma entidade sem fins lucrativos e tem como missão promover junto de entidades públicas e privadas o desenvolvimento da Mobilidade Elétrica.
hyundai na cidade

Está a pensar comprar carro elétrico? Alugue primeiro no Hyundai xtraFLEX.

Por Hyundai Portugal
painel de instrumentos Hyundai

Sabe quanto tempo dura uma bateria de um carro elétrico?

Por Hyundai Portugal
abastecimento carro a diesel

Vem aí o fim dos carros a diesel?

Por Hyundai Portugal
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
casal junto a carregador electrico

O carregador rápido para carros elétricos já é uma realidade.

Por Hyundai Portugal
homem a carregar ionic5

A rede de carregadores elétricos em Portugal já tem mais de 2700 postos

Por Hyundai Portugal
wallbox

Wallbox: como funciona a caixa “mágica” dos carros elétricos e híbridos plug-in

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Carros elétricos pagam parquímetro? Conheça todos os benefícios

Por Hyundai Portugal
Homem e mulher com kauai elétrico na rua

ISV: Carros elétricos e híbridos pagam esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Dístico para carros elétricos: o que é e para que serve

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Conhece os tipos de tomadas para carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Top