Traseira do carro elétrico Hyundai KAUAI

Os carros elétricos poluem mais: mito ou verdade?

UVE
Por UVE 17 Setembro 2020  •  3 Minutos
Traseira do carro elétrico Hyundai KAUAI

Um dos grandes incentivos das marcas para os condutores adquirirem carros elétricos é, sem dúvida, a afirmação de que este tipo de veículos são menos poluentes quando comparado com os veículos de combustão. No entanto ainda há pessoas e entidades que afirmam que os carros elétricos poluem mais. Será que esta afirmação faz sentido?

 

Esta constatação de que os carros elétricos poluem mais tem por base o seu processo de fabrico e a reciclagem das baterias no fim de vida do veículo. 

 

Hyundai KAUAI azul na estrada

 

Carros elétricos poluem mais… apenas durante o seu fabrico

 

Tal como nos combustíveis fósseis, é necessário considerar as emissões das máquinas utilizadas na extração e os veículos pesados utilizados nos transportes. Segundo dados do International Council on Clean Transportation, a produção da bateria e do restante veículo elétrico produz, em média, o dobro das emissões de CO2 quando comparada com a de um veículo a gasolina ou a diesel.

 

Este poderia ser o fim da discussão, se não considerássemos a utilização dos veículos no dia-a-dia e as suas emissões de CO2. 

 

Segundo um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, para carros vendidos em 2020, um carro carro elétrico produz, em média, 90 gCO2e/km durante toda a sua vida útil. Este número encontra-se muito abaixo da emissões de um carro com motor a gasóleo (234 gCO2e/km) e a gasolina (253 gCO2e/km).

 

Estas emissões representam, durante toda a vida útil do veículo, 20 toneladas para o carro elétrico, 53 toneladas para o carro a gasóleo e 57 toneladas para o carro a gasolina. 

 

O que é que isto significa?

 

Com estes números, conseguimos constatar que um carro elétrico, durante toda a sua vida útil, produz quase 3 vezes menos emissões de CO2 que um carro a combustão, seja ele a gasolina ou a gasóleo. Com estes valores, calcula-se que os carros elétricos demorem cerca de 2 anos a atingirem o mesmo número de emissões dos veículos a combustão, recuperando assim a desvantagem inicial na sua produção, incluindo o fabrico da bateria.

 

Os carros elétricos poluem mais no seu fim de vida?

 

Como foi anteriormente referido, outra das questões que se prende com a poluição dos veículos elétricos é o destino da bateria no fim de vida do veículo. A sua reciclagem vai significar gastos e, assim, reduzir a diferença existente entre as emissões destes veículos com os de combustão. No entanto, há alternativas que poderão vir prevenir estas emissões e dar uma outra vida às baterias.

 

Bateria de um carro elétrico Hyundai

 

Reutilização das baterias de lítio

 

As baterias que já não sejam eficientes num veículo elétrico poderão vir a ter, em média, mais 10 anos de vida após saírem do automóvel. Estas serão transformadas em baterias estacionárias, contribuindo para uma gestão mais eficaz das redes elétricas. Isto traduz-se no carregamento segundo a disponibilidade do melhor preço, o chamado smart charging, e também no fornecimento de eletricidade à rede elétrica, invertendo o processo. Isto são hipóteses que ainda estão a ser estudadas, existindo um projeto piloto em Porto Santo, mas que poderão vir a tornar-se numa realidade num futuro muito próximo.

 

Os carros elétricos poluem mais: o mito desfeito

 

Com estes dados disponíveis analisados, conseguimos perceber que, apesar de os carros elétricos produzirem mais emissões de CO2 durante o seu fabrico, essa poluição inicial é rapidamente compensada pelo baixo número de emissões na sua utilização. 

 

Assim, apesar de ainda haver a crença de que os carros elétricos poluem mais que os veículos de combustão, esta crença está longe de ser verdade. Os veículos elétricos continuam a ser a opção mais viável para quem procura uma solução mais ecologicamente viável para as suas deslocações.

 

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
UVE
UVE A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos é uma entidade sem fins lucrativos e tem como missão promover junto de entidades públicas e privadas o desenvolvimento da Mobilidade Elétrica.
três carros hyundai estacionados

Investir em carros elétricos usados: sim ou não?

Por Ekonomista
bateria de um carro elétrico

O que precisa de saber sobre as baterias dos carros elétricos

Por Ekonomista
Carros 100% elétricos Hyundai

Principais diferenças entre um carro 100% elétrico e um a combustão

Por Ekonomista
Carro elétrico a carregar em posto de carregamento

Consumo de carros elétricos: os custos que deve ter em conta para planear uma viagem

Por Hyundai Portugal
Cartão Galp a ser usado em posto de carregamento

O que estamos a pagar quando utilizamos um posto de carregamento?

Por Galp
Veículo elétrico estacionado

Segurança dos carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista
Hyundai faz parceria com o suiço Bertrand Piccard

Reforçada pesquisa de mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal

Como conduzir um carro elétrico: dicas para economizar a autonomia

Por Ekonomista
Aparelho wallbox a carregar um veículo elétrico

EDP ajuda empresas portuguesas a adaptarem-se à mobilidade elétrica

Por EDP
IONIQ é a nova marca da Hyundai para veículos elétricos

IONIQ: a marca para novos carros elétricos

Por Hyundai Portugal

Tudo sobre os incentivos para a compra de carros elétricos

Por Ekonomista

Híbrido ou Elétrico: diferenças, vantagens e para quem se destinam

Por Ekonomista
Top