subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
carros elétricos novos

Quais são as vantagens de comprar carros elétricos novos?

Por Ekonomista
Atualizado em 29 Março 2022
Publicado em 31 Dezembro 2020  •  4 Minutos
carros elétricos novos

Optar por comprar carros elétricos novos ou usados, é uma das dúvidas dos interessados em adquirir carros com este tipo de tecnologia. Será que compensa comprar um carro elétrico novo, ou é mais vantajoso comprar um usado?

 

Comprar um veículo elétrico novo é sinónimo de fazer um grande investimento. Estes veículos são mais caros do que os veículos convencionais equivalentes. Contudo, comprar um carro elétrico usado ainda levanta algumas dúvidas, nomeadamente devido ao desconhecimento das necessidades de manutenção dos veículos equipados com tecnologia elétrica. 

 

As penalizações à circulação de veículos convencionais movidos a combustível fóssil, a instabilidade nos preços destes combustíveis, os benefícios fiscais para veículos elétricos, a melhoria da tecnologia presente nestes carros, e o investimento feito pelos fabricantes, justificam o aumento da procura por carros elétricos. Entre novos e usados, o que preferir?

 

kauai ev azul sem matrícula

 

5 vantagens de comprar carros elétricos novos

 

1. Proteção do meio ambiente

 

A principal vantagem associada aos carros elétricos é a proteção do meio ambiente. Os níveis de poluição causados pelo tráfego automóvel e pela utilização de combustíveis fósseis contribuem em grande escala para as alterações climáticas que se verificam atualmente.

 

Estas alterações têm efeitos altamente nocivos na saúde da população mundial e na sustentabilidade de todas as espécies. É, assim, urgente apostar em tecnologias limpas. É aqui que os veículos elétricos se destacam. Os veículos 100% elétricos não emitem quaisquer gases poluentes quando em circulação, ao contrário dos veículos convencionais movidos a gasolina ou diesel.

 

2. Fonte de energia mais barata

 

Para além de altamente poluente, o combustível necessário para fazer um automóvel circular também acaba por ser mais caro que a energia elétrica. 

 

Sendo produzido a partir de um recurso natural finito, e com impostos cada vez mais altos (nomeadamente devido aos elevados níveis de poluição que a sua utilização implica), a utilização de combustíveis fósseis é, cada vez mais, inviável. Neste ponto, a energia elétrica revela-se uma grande vantagem.

 

Se compararmos o custo da energia elétrica necessária para que um veículo percorra 100 km com o custo de combustível necessário para que um automóvel percorra esse mesmo número de quilómetros, percebe-se que a utilização de um veículo elétrico é bem mais económica.

 

Neste caso, porque é que um carro elétrico novo é mais vantajoso que um usado? Um carro novo vai ter uma bateria com 100% da sua capacidade. As baterias vão desgastando-se ao longo do tempo com o número de ciclos de carregamento realizados. Um veículo usado já realizou vários ciclos de carregamento e descarregamento e poderá já não ter 100% da sua capacidade.

 

Isto significa que a sua autonomia será inferior, pelo que este é um dos condicionantes dos carros elétricos usados.

 

3. Manutenção mais económica e menos frequente

 

Não é só a fonte de energia que é mais barata. A manutenção de carros elétricos é diferente da de um veículo a combustão e mais barata. O motivo? Os veículos elétricos não têm tantos componentes de desgaste como os veículos convencionais. Assim, a manutenção torna-se menos regular e, consequentemente, mais barata.

 

Alguns dos componentes de desgaste rápido que não existem nos veículos elétricos e, consequentemente, nunca serão necessários substituir são: os filtros de ar, combustível, óleo, óleo do motor, velas e correias de distribuição.

 

Embora seja necessário realizar a manutenção em oficinas especializadas, pode ser possível percorrer várias dezenas de milhares de quilómetros sem que tenha que se preocupar com a reparação ou substituição de algum componente.

 

4. Garantia da bateria elétrica

 

Se o facto de ser um automóvel carregado de tecnologia o preocupa, ou se já ouviu que as baterias elétricas são muito caras, saiba que os veículos elétricos são extremamente fiáveis e têm, geralmente, garantia do fabricante para vários e longos anos (nomeadamente para a bateria).

 

A substituição da bateria é, de facto, algo caro. Contudo, são poucos os relatos de necessidade de substituição deste componente e a vida útil esperada da bateria elétrica é de cerca de 10 anos.

 

5. Incentivos para a compra de carros elétricos novos

 

Se os pontos anteriores não o convenceram, saiba que existem vários incentivos para a aquisição de carros elétricos novos. Enquanto aguardamos pelas novidades do Orçamento de Estado para 2022, esta é a atual situação.

 

Os incentivos fiscais à compra de carros elétricos novos têm, até ao momento, um apoio estabelecido nos 2.100.000 euros ou 700 candidaturas, caso se trate de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico. O incentivo pode ir até aos 3000 euros. Tal como em 2020, o montante total pago pelo veículo não pode ultrapassar os 62.500 euros.

 

Para os veículos ligeiros de mercadorias 100% elétricos, o valor de apoio está nos 6.000 euros, com um limite de 150 candidaturas. No total, o Fundo Ambiental disponibiliza 900 mil euros para esta tipologia, divididos entre particulares e pessoas coletivas.

 

Além do cheque do Fundo Ambiental, existem outras vantagens associadas à compra de carros elétricos por particulares, nomeadamente do ponto de vista fiscal, como a isenção do Imposto Sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC), assim como a dedução 100% no IVA em carros elétricos desde que o valor não ultrapasse os tais 62.500 euros..

 

Modelos 100% elétricos Hyundai

 

O futuro da mobilidade passa por uma componente ecológica, por outras palavras, o futuro será elétrico.  A Hyundai está focada em fornecer aos clientes de hoje o futuro da mobilidade elétrica, através dos modelos Hyundai KAUAI EV, Hyundai IONIQ e Hyundai IONIQ 5

Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
casal junto a carregador electrico

O carregador rápido para carros elétricos já é uma realidade.

Por Hyundai Portugal
homem a carregar ionic5

A rede de carregadores elétricos em Portugal já tem mais de 2700 postos

Por Hyundai Portugal
wallbox

Wallbox: como funciona a caixa “mágica” dos carros elétricos e híbridos plug-in

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Carros elétricos pagam parquímetro? Conheça todos os benefícios

Por Hyundai Portugal
Homem e mulher com kauai elétrico na rua

ISV: Carros elétricos e híbridos pagam esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Dístico para carros elétricos: o que é e para que serve

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Conhece os tipos de tomadas para carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carregar carro

Instalação de um posto de carregamento no condomínio: tudo o que deve saber

Por Hyundai Portugal
alugar carro elétrico - kauai azul

Alugar carro elétrico: dê uma oportunidade à ecomobilidade!

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Planear uma viagem num elétrico: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Top