Sabemos, com toda a certeza, que o futuro é elétrico. Na Blue Academy abordamos as vantagens da mobilidade elétrica, e podemos já justificar que o futuro elétrico e sustentável está cada vez mais presente. Não se tratando apenas de uma boa escolha para particulares, escolher carros elétricos para empresas e frotas de negócio, é compensatório.
Descubra quais são as vantagens de preferir carros elétricos para empresas, e porque é que se trata do melhor negócio que pode fazer atualmente.
Preferir carros elétricos para empresas é a melhor escolha?
Para quem gere frotas de empresas, ou para quem é responsável por administrar a mobilidade dos colaboradores, existem muitos fatores a considerar na compra de novos veículos. A verdade é que com carros elétricos, poupança e sustentabilidade estão garantidas, sobretudo a médio e longo prazos.
Atualmente a linha que separava incentivos fiscais na compra de carros elétricos para empresas ou para particulares, era mais marcada. Atualmente, podemos falar de um incentivo que se distingue ao nível do número de incentivos por comprador.
Em 2020, as empresas estavam limitadas a 8 incentivos no total, quatro para ligeiros de passageiros e quatro para ligeiros de mercadorias. Em 2021, usufruem de quatro unidades de incentivo, exceto no caso de veículos ligeiros de mercadorias. Neste caso são apenas duas, as unidades de incentivo.
O valor do incentivo, que era de 2.000 euros para ligeiros de passageiros e de 3.000 euros para ligeiros de mercadorias, passou para 6.000 euros, mas unicamente nos ligeiros de mercadorias. Mantêm-se nas 150 unidades de incentivo e/ou 900.000 euros, não havendo divisão entre tipo de comprador.
O limite de valor do custo total de aquisição dos veículos ligeiros não pode ultrapassar os 62.500 euros.
Benefícios fiscais na compra de carros elétricos
Do ponto de vista fiscal, as empresas podem deduzir a totalidade do IVA da compra de carros elétricos, desde que o preço esteja abaixo do limite de 62.500 euros.
O mesmo é possível depois em relação a todas as despesas comprovadamente relacionadas com o carregamento destes veículos. Os carros elétricos também estão isentos de tributação autónoma, de Imposto Sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC).
Só boas razões para eletrificar o seu negócio. Mantenha-se a par das novidades, com a Blue Academy.