Carros Elétricos: 10 mitos que precisa conhecer

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 19 Maio 2020  •  3 Minutos

Os carros elétricos são cada vez mais populares nas estradas de todo o mundo, mas continuam a existir inúmeras questões sobre o seu uso. Vamos desmistificar 10 mitos sobre carros elétricos neste artigo com a ajuda de um inquérito realizado pela Hyundai a 2.000 condutores.

 

A pesquisa abordou os diferentes estilos de condução, as motorizações alternativas e os preconceitos relativos aos carros elétricos. Quase um quinto dos proprietários de carros a diesel e gasolina respondeu que, apesar de saberem que o futuro é cada vez mais elétrico, adiam a transição por se sentirem preocupados com o facto de terem de conduzir em condições climatéricas adversas como, por exemplo, durante uma trovoada.

 

10 mitos sobre carros elétricos

 

O interesse em motorizações mais ecológicas continua a crescer, no entanto, ainda surgem várias questões sobre os carros elétricos. Por isso, a Hyundai levou a cabo este inquérito para ajudar a esclarecer alguns mitos sobre a motorização elétrica.

 

1. Carros elétricos ainda não têm uma boa autonomia

 

São cada vez mais as opções de autonomia, de acordo com as suas necessidades. Um veículo elétrico pode percorrer entre 150 a 300 quilómetros com um único carregamento e alguns dos modelos Hyundai já vão mais longe, como é o caso do Hyundai Kauai Electric, com uma autonomia até 482 quilómetros.

 

2. Ainda há poucos postos de carregamento

 

Atualmente, já é possível encontrar postos de carregamento em quase todas as estações de serviço, centros comerciais, hotéis, parques de estacionamento públicos ou estacionamento municipal em Portugal. A rede está em constante evolução e poderá sempre optar pela instalação de uma Wallbox em sua casa.

 

3. Veículos elétricos são caros

 

São cada vez mais as opções acessíveis e competitivas . Além disso, uma das vantagens do carro elétrico é necessitar de menos substituição ou reparação de peças, o que se traduz numa manutenção menos dispendiosa.

 

Além disso, os custos de utilização de um carro com motor elétrico são significativamente mais baixos do que em automóveis a diesel ou gasolina.

 

4. Um carro elétrico não anda tanto como um a combustão

 

Aqui está um dos mitos sobre carros elétricos mais populares! Este modelo de carro ecológico pode acelerar com a mesma rapidez, ou até mais, do que os automóveis a diesel ou gasolina. O Hyundai Kauai Electric, por exemplo, consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h, em apenas 7,9 segundos.

 

5. Não se pode conduzir um automóvel elétrico durante a lavagem ou uma trovoada

 

Não se deve conjugar eletricidade e água. Contudo, quando se trata de uma viatura elétrica, é seguro fazer a lavagem normal da viatura, não existindo nenhum risco extra de conduzir durante uma tempestade de relâmpagos.

 

6. Ainda não há muitas opções no mercado

 

O mercado dos veículos elétricos tem vindo a crescer de forma significativa. A Hyundai disponibiliza a maior gama de eco mobilidade do mundo, incluindo tecnologias elétricas, híbridas e de hidrogénio do mercado.

 

 

7. As baterias dos carros elétricos contribuem para a poluição

 

A bateria de um carro elétrico pode ser reciclada. Além disso, as células da bateria podem ser utilizadas para armazenar energia solar e eólica, podendo também ser desmanteladas para reutilização dos elementos mais valiosos.

 

8. Um automóvel elétrico não é tão seguro

 

Este é um dos mitos com menor fundamento, já que estes automóveis passam pelos mesmos testes do que um carro a combustão. Os padrões de segurança exigidos são os mesmos.

 

9. Não há assistência em viagem para carros elétricos

 

A grande maioria dos prestadores de serviços também estão preparados para assistir viaturas elétricas. É uma questão de encontrar a marca e o fornecedor que vão de encontro às suas necessidades.

 

10. Um elétrico não responde tão bem quanto um carro a diesel ou a gasolina

 

Quando experimentar um carro elétrico, não irá ficar desapontado. Uma vez pressionado o acelerador, a transição entre o estado parado e em aceleração é instantânea.

 

Apesar de todos os mitos sobre carros elétricos , na Hyundai acreditamos que o futuro é ecológico. Por isso, continuamos a investir na investigação por tecnologias alternativas e amigas do ambiente, aplicando-as nos nossos automóveis.

 

Esta preocupação faz da Hyundai a única marca a disponibilizar 5 tipos de motorizações eletrificadas, nomeadamente híbrida, plug-in, elétrica, híbrido 48 volts e fuel cell. Experimente um automóvel ecológico e sentirá, rapidamente, as diferenças.

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
três carros hyundai estacionados

Investir em carros elétricos usados: sim ou não?

Por Ekonomista
bateria de um carro elétrico

O que precisa de saber sobre as baterias dos carros elétricos

Por Ekonomista
Carros 100% elétricos Hyundai

Principais diferenças entre um carro 100% elétrico e um a combustão

Por Ekonomista
Carro elétrico a carregar em posto de carregamento

Consumo de carros elétricos: os custos que deve ter em conta para planear uma viagem

Por Hyundai Portugal
Cartão Galp a ser usado em posto de carregamento

O que estamos a pagar quando utilizamos um posto de carregamento?

Por Galp
Veículo elétrico estacionado

Segurança dos carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista
Traseira do carro elétrico Hyundai KAUAI

Os carros elétricos poluem mais: mito ou verdade?

Por UVE
Hyundai faz parceria com o suiço Bertrand Piccard

Reforçada pesquisa de mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal

Como conduzir um carro elétrico: dicas para economizar a autonomia

Por Ekonomista
Aparelho wallbox a carregar um veículo elétrico

EDP ajuda empresas portuguesas a adaptarem-se à mobilidade elétrica

Por EDP
IONIQ é a nova marca da Hyundai para veículos elétricos

IONIQ: a marca para novos carros elétricos

Por Hyundai Portugal

Tudo sobre os incentivos para a compra de carros elétricos

Por Ekonomista
Top