subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a Hidrogénio vs Elétrico: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
Publicado em 20 Dezembro 2021  •  2 Minutos
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a hidrogénio vs elétrico, qual destas tecnologias é mais ecológica? Qual destas tecnologias representa o futuro da ecomobilidade? A verdade é que a relação entre carros a hidrogénio e carros elétricos não é de rivalidade. As duas tecnologias representam o futuro da ecomobilidade.

 

Tanto os carros elétricos como os movidos a hidrogénio se distinguem por permitirem uma circulação com zero emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. Os dois tipos de carro contribuem para a sustentabilidade da indústria automóvel que ainda é uma das mais poluidoras.

 

Conheça as principais vantagens destes dois tipos de veículos, representativos da mobilidade do futuro.

 

Carros a Hidrogénio vs Elétrico:

Vantagens dos carros elétricos

 

1. Proteção ambiental

 

Com os veículos 100% elétricos, não há qualquer emissão direta de gases poluentes para a atmosfera. Além disso, em Portugal, metade da energia elétrica produzida, provém de fontes renováveis. As baterias, que continuam a ser motivo de preocupação, têm uma duração muito longa, de décadas em alguns casos, o que evita a sua constante substituição.

 

2. Manutenção mais barata

 

O custo de manutenção de um carro elétrico é inferior ao custo de um carro a combustão, porque os motores elétricos são mais simples e constituídos por um número inferior de componentes e que não são de desgaste tão elevado.

 

3. Várias possibilidades de carregamento

 

Pode carregar o seu carro num posto de carregamento público, seja ele “normal” ou de carregamento rápido. Para além da rede pública, pode ainda carregar o automóvel em casa através de uma tomada doméstica convencional ou com recurso a uma wallbox .

 

4. Incentivos fiscais na compra

 

Quem opta pela mobilidade elétrica tem a possibilidade de aceder a diversos benefícios fiscais. Os incentivos na aquisição de veículos 100% elétricos, são considerados no Fundo Ambiental e estes automóveis beneficiam de isenção do Imposto Sobre Veículos (ISV) e Imposto Único de Circulação (IUC).

 

Carros a Hidrogénio vs Elétrico:

Vantagens dos carros a hidrogénio

 

Apesar de, em Portugal, os carros a hidrogénio ainda estarem a dar os primeiros passos, podemos dar conta de algumas vantagens associadas a esta tecnologia tão disruptiva.

 

1. São autónomos

 

Os carros a hidrogénio são veículos elétricos. A principal diferença entre um veículo a hidrogénio e os restantes elétricos é que os carros a hidrogénio produzem a eletricidade no próprio veículo, não sendo necessária uma ligação à rede elétrica.

 

2. Não emitem gases poluentes

 

O hidrogénio, ao contrário dos combustíveis fósseis, é um elemento seguro, caso se liberte para a atmosfera. Como libertam vapor de água, estes veículos ainda contribuem para purificar o ar.

 

3. Abastecimento rápido

 

Um abastecimento de 6 kg de hidrogénio pode demorar apenas cinco minutos a ser completado, e é o suficiente para atingir a autonomia total de grande parte destes veículos.

 

4. Adaptação rápida dos postos de abastecimento

 

Os postos de abastecimento de hidrogénio podem ser acrescentados aos postos de abastecimento existentes na atualidade, podendo o hidrogénio ser armazenado até na superfície.

 

Explore o Hyundai NEXO, o primeiro carro movido a hidrogénio da Hyundai. Continue a acompanhar a Blue Academy, para ficar a par das novidades relativamente à evolução desta tecnologia, assim como das últimas notícias e lançamentos de carros elétricos.

Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
casal junto a carregador electrico

O carregador rápido para carros elétricos já é uma realidade.

Por Hyundai Portugal
homem a carregar ionic5

A rede de carregadores elétricos em Portugal já tem mais de 2700 postos

Por Hyundai Portugal
wallbox

Wallbox: como funciona a caixa “mágica” dos carros elétricos e híbridos plug-in

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Carros elétricos pagam parquímetro? Conheça todos os benefícios

Por Hyundai Portugal
Homem e mulher com kauai elétrico na rua

ISV: Carros elétricos e híbridos pagam esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Dístico para carros elétricos: o que é e para que serve

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Conhece os tipos de tomadas para carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carregar carro

Instalação de um posto de carregamento no condomínio: tudo o que deve saber

Por Hyundai Portugal
Hyundai NEXO na estrada

Hidrogénio verde: o que é, vantagens e desvantagens deste combustível

Por Hyundai Portugal
travagem regenerativa

Sistema de travagem regenerativa: o que é?

Por Hyundai Portugal
Top