Carros a hidrogénio vs elétrico, qual destas tecnologias é mais ecológica? Qual destas tecnologias representa o futuro da ecomobilidade? A verdade é que a relação entre carros a hidrogénio e carros elétricos não é de rivalidade. As duas tecnologias representam o futuro da ecomobilidade.
Tanto os carros elétricos como os movidos a hidrogénio se distinguem por permitirem uma circulação com zero emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. Os dois tipos de carro contribuem para a sustentabilidade da indústria automóvel que ainda é uma das mais poluidoras.
Conheça as principais vantagens destes dois tipos de veículos, representativos da mobilidade do futuro.
Carros a Hidrogénio vs Elétrico:
Vantagens dos carros elétricos
1. Proteção ambiental
Com os veículos 100% elétricos, não há qualquer emissão direta de gases poluentes para a atmosfera. Além disso, em Portugal, metade da energia elétrica produzida, provém de fontes renováveis. As baterias, que continuam a ser motivo de preocupação, têm uma duração muito longa, de décadas em alguns casos, o que evita a sua constante substituição.
2. Manutenção mais barata
O custo de manutenção de um carro elétrico é inferior ao custo de um carro a combustão, porque os motores elétricos são mais simples e constituídos por um número inferior de componentes e que não são de desgaste tão elevado.
3. Várias possibilidades de carregamento
Pode carregar o seu carro num posto de carregamento público, seja ele “normal” ou de carregamento rápido. Para além da rede pública, pode ainda carregar o automóvel em casa através de uma tomada doméstica convencional ou com recurso a uma wallbox .
4. Incentivos fiscais na compra
Quem opta pela mobilidade elétrica tem a possibilidade de aceder a diversos benefícios fiscais. Os incentivos na aquisição de veículos 100% elétricos, são considerados no Fundo Ambiental e estes automóveis beneficiam de isenção do Imposto Sobre Veículos (ISV) e Imposto Único de Circulação (IUC).
Carros a Hidrogénio vs Elétrico:
Vantagens dos carros a hidrogénio
Apesar de, em Portugal, os carros a hidrogénio ainda estarem a dar os primeiros passos, podemos dar conta de algumas vantagens associadas a esta tecnologia tão disruptiva.
1. São autónomos
Os carros a hidrogénio são veículos elétricos. A principal diferença entre um veículo a hidrogénio e os restantes elétricos é que os carros a hidrogénio produzem a eletricidade no próprio veículo, não sendo necessária uma ligação à rede elétrica.
2. Não emitem gases poluentes
O hidrogénio, ao contrário dos combustíveis fósseis, é um elemento seguro, caso se liberte para a atmosfera. Como libertam vapor de água, estes veículos ainda contribuem para purificar o ar.
3. Abastecimento rápido
Um abastecimento de 6 kg de hidrogénio pode demorar apenas cinco minutos a ser completado, e é o suficiente para atingir a autonomia total de grande parte destes veículos.
4. Adaptação rápida dos postos de abastecimento
Os postos de abastecimento de hidrogénio podem ser acrescentados aos postos de abastecimento existentes na atualidade, podendo o hidrogénio ser armazenado até na superfície.
Explore o Hyundai NEXO, o primeiro carro movido a hidrogénio da Hyundai. Continue a acompanhar a Blue Academy, para ficar a par das novidades relativamente à evolução desta tecnologia, assim como das últimas notícias e lançamentos de carros elétricos.