subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
wallbox

Carregamento de carros elétricos em condomínios: como é o funcionamento?

Por Hyundai Portugal
Publicado em 14 Abril 2022  •  2 Minutos
wallbox

O carregamento de carros elétricos em condomínios tem algumas implicações que podem gerar dúvidas aos utilizadores que residam nesta modalidade de habitação. Se já tem ou está a planear comprar um elétrico e reside num condomínio, saiba como se processam estas situações.

 

Como garantir carregamento de carros elétricos em condomínios

 

Viver num condomínio não significa que deve abandonar planos de compra de um carro elétrico.

 

De acordo com o Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, artigo nº29, sempre que pretenda instalar um ponto de carregamento num edifício existente, o condómino pode fazê-lo, a seu próprio custo. Ou seja, pode instalar uma wallbox.

 

É importante saber que existem várias opções para instalar uma wallbox num condomínio. Se não tiver uma box, a recomendação é ligar ao quadro elétrico comum. Neste caso, a instalação do carregador de carros elétricos é paga pelo utilizador e não pelo condomínio.

 

Neste caso, uma comunicação deve ser realizada, por escrito, com pelo menos 30 dias de antecedência da data de instalação prevista. Saiba, contudo, que a administração do condomínio pode opor-se à instalação, se o próprio edifício já tiver pontos de carregamento ou tomadas com o objetivo de carregamento de carros elétricos.

 

Se tem uma box, a melhor solução é ligá-la diretamente à sua fração, para não ter de acertar contas com os vizinhos ou com o condomínio. Os carregadores consomem a energia do seu apartamento. Também pode ser feita a ligação ao quadro elétrico dos serviços comuns, que funciona da mesma maneira que o exemplo sem box.

 

Carregadores Privados vs. Wallbox Partilhada

 

Pode pedir à administração do seu condomínio a instalação de um carregador privativo, cujos custos (seja uma wallbox ou uma tomada) terão de ser assegurados por si.

 

Claro que também pode dar-se o caso de o próprio condomínio ter uma wallbox partilhada, acessível a todos os moradores que dela necessitem. Acaba por ser uma solução mais económica do que uma individual. Se o carro elétrico crescer até dominar o mercado automóvel, este será provavelmente o cenário em todos os condomínios.

 

Apoios do Estado para carregamento de carros elétricos em condomínios

 

Em março foi anunciado que a compra e instalação em espaços comuns dos prédios de equipamentos, para o carregamento de veículos elétricos, vai ser apoiada pelo Estado através do Fundo Ambiental.

 

A comparticipação será de 80% dos gastos, o que poderá corresponder a um valor de 800€ por cada lugar de estacionamento. A este apoio podem ainda somar 80% dos custos com a instalação elétrica, com um máximo de mil euros por lugar.

 

As candidaturas a estes apoios podem ser feitas por moradores em edifícios em propriedade horizontal de três formas distintas: morador individual em condomínio, por grupos de condóminos ou pelas administrações do condomínio.

Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
carregamento Hyundai IONIQ Plug IN

Híbrido plug-in: como funciona?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
casal junto a carregador electrico

O carregador rápido para carros elétricos já é uma realidade.

Por Hyundai Portugal
homem a carregar ionic5

A rede de carregadores elétricos em Portugal já tem mais de 2700 postos

Por Hyundai Portugal
tipos de carregadores de carros elétricos - homem a utilizar posto de carregamento elétrico com cartão

Carregadores de carros elétricos: tipos de dispositivo que deve conhecer

Por Hyundai Portugal
cartão carregamento carros elétricos - Cartão Galp a ser usado em posto de carregamento

Cartão de carregamento de carros elétricos: descubra as vantagens dos operadores

Por Hyundai Portugal
wallbox

Instalação de wallbox num condomínio: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
kauai azul a carregar

Conhece o tempo de carregamento de carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
Kauai azul a carregar - carros elétricos novos

Locais de carregamento de carros elétricos: sabe a diferença entre os PCR e os PCN?

Por Hyundai Portugal
carregar carro

Carregar o carro elétrico em casa compensa?

Por Hyundai Portugal
Pessoa a carregar Hyundai KAUAI

Cartão Mobilidade Elétrica: saiba qual pode usar

Por notasemdia.pt
Top