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Carregadores domésticos carros elétricos: qual a melhor solução?

Por Ekonomista
Publicado em 3 Novembro 2020  •  5 Minutos
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Está a pensar em comprar um carro elétrico, mas não sabe que tipos de carregadores domésticos para carros elétricos existem? Conheça-os aqui.

 

Os carregadores domésticos para carros elétricos são fundamentais, pois são a forma mais prática de carregar um carro elétrico em casa.

 

Carregar o carro elétrico durante a noite é funcional. Aproveitar as alturas em que a tarifa da eletricidade é mais baixa permite economizar bastante dinheiro. Utilizar um carregador doméstico ajuda a preservar a vida útil da bateria.

 

Ao longo do artigo irá perceber que existem duas formas de carregar carros elétricos em casa. 

 

As diferenças entre estes dois tipos de carregamento são muitas, desde o tempo de carregamento até à sua praticabilidade.

 

Neste artigo explicamos como funciona o carregamento em cada uma destas formas, bem como as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de carregamento e quais os respetivos custos do carregamento.

 

Carregadores domésticos de carros elétricos: quais as alternativas?

 

carregador a mostrar autonomia

 

Uma das vantagens dos carros elétricos é a possibilidade do carregamento poder ser realizado em praticamente qualquer local.

 

Carregar o carro na rua pode ser muito vantajoso a meio de uma viagem, por exemplo, ou para quem não tem facilidade em carregar o carro em casa (quem vive num apartamento e não tem garagem, por exemplo).

 

Por outro lado, carregar o carro em casa é extremamente prático: é o local onde passamos várias horas, nomeadamente, durante a noite, e é o local onde facilmente se pode controlar o carregamento do veículo (por exemplo, a sua duração).

 

Em casa existem duas formas de carregar o veículo:

 

  • através de uma tomada doméstica;
  • através de uma wallbox.

 

Carregamento através de uma tomada doméstica

 

O carregamento através de uma tomada doméstica pode ser realizado através de:

 

  • uma tomada doméstica monofásica de 16A (as tomadas comuns que podem ser encontradas em casa);
  • uma tomada industrial IEC 60309 monofásica de 16A.

 

A tomada utilizada para o carregamento tem obrigatoriamente de ter um cabo de terra e estar protegida por um disjuntor de corrente diferencial de elevada sensibilidade de In<=30mA.

 

No caso de desconhecimento da instalação elétrica, podem ser instalados diferenciais de elevada sensibilidade no próprio cabo de carregamento.

 

As tomadas industriais IEC 60309 monofásicas de 16A com tampa com nível de protecção IP44 ou superior são ideais para o carregamento doméstico por se tratarem de tomadas mais resistentes.

 

Por um valor bastante baixo (menos de 5€), é possível adquirir uma tomada industrial e instalar a mesma em casa.

 

Este tipo de carregamento é simples. No entanto, é muito demorado.

 

Carregar um Hyundai IONIQ Electric, por exemplo, numa tomada de até 16A, demora cerca de 35h30.

 

Considerando que este veículo tem autonomia para 311 quilómetros, pode assumir-se que o máximo de quilómetros de autonomia ganho por hora é, em média, de menos de 9 quilómetros. 

 

Carregar um automóvel numa tomada doméstica tem uma vantagem: não é necessário fazer qualquer alteração à rede de eletricidade doméstica. É tão simples quanto conectar o carro à rede. Não é necessário gastar dinheiro com quaisquer alterações.

 

Contudo, para além de demorado, um carregamento tão lento e prolongado pode provocar danos na bateria do veículo a longo prazo, o que significa reduzir a sua capacidade e vida útil, condicionando a autonomia e durabilidade do automóvel.

 

Para além disso, este tipo de carregamento pode também provocar o sobreaquecimento da rede elétrica doméstica.

 

Wallbox: o melhor carregador doméstico para carros elétricos?

 

Sim, sem dúvida.

 

Uma wallbox é um sistema de carregamento que pode ser montado em casa em instalações elétricas monofásicas ou trifásicas, por profissionais especializados.

 

A sua função é adaptar a energia disponibilizada pela rede doméstica de forma a disponibilizar uma maior quantidade de potência de carregamento para o veículo.

 

O carregamento através de uma wallbox é mais vantajoso, na medida em que é bastante mais rápido do que o carregamento através de uma tomada doméstica.

 

O Hyundai IONIQ Electric que numa tomada de até 16A demora cerca de 35h30 até atingir 100% da carga total, numa wallbox com 7,2 kW, demora apenas 6h05.

 

Assim, a aquisição de uma wallbox é altamente recomendada para quem adquire um carro elétrico ou híbrido plug-in.

 

Para além de proporcionarem um carregamento mais rápido, as wallboxes apresentam várias outras vantagens:

 

  • o tempo de carregamento (nem muito lento, nem muito rápido) protege a vida útil da bateria;
  • podem ser instaladas em casa ou no condomínio pois é possível criar perfis e controlar os consumos por utilizador;
  • permitem a programação antecipada dos carregamentos para que seja possível aproveitar os horários em que a tarifa da eletricidade é mais baixa, por exemplo;
  • possibilitam a análise dos tempos de carregamento e consumos;
  • é possível incluir funcionalidades adicionais.

 

A única desvantagem da wallbox: a sua instalação tem um custo associado.

 

Custos do carregamento em casa

 

carro elétrico a carregar em casa

 

Os custos do carregamento numa tomada doméstica ou numa wallbox são os mesmos. Ambos dependem do custo de eletricidade contratado com o fornecedor de energia.

 

Se o custo por kWh contratado for de 0,16 kWh e o modelo a considerar, for o IONIQ Electric, os custos do carregamento da bateria elétrica de 38,3 kWh serão de cerca de 6,13€ (sem impostos).

 

O IONIQ Electric tem uma autonomia de 311 quilómetros, o que significa que percorrer 311 quilómetros custaria 6,13€ (sem impostos) ou cerca de 7,5€ (com IVA).

 

Se um litro de gasóleo custar 1,20€, e um veículo a combustão interna consumir 5 litros por cada 100 quilómetros percorridos, será necessário gastar cerca de 20€ (com impostos) para percorrer os mesmos 311 quilómetros.

 

Uma diferença considerável e que demonstra, claramente, a vantagem a nível económico de um veículo elétrico.

 

Utilizar uma wallbox representa, contudo, um custo que não existe com as tomadas domésticas: o custo de instalação da wallbox.

 

Os custos de uma wallbox dependem do tipo de equipamento em questão e do facto de pretender alugar ou comprar o mesmo.

 

As características da wallbox variam no tipo de cabo para conexão e tipo de instalação elétrica (monofásica ou trifásica), entre outros.

 

Como exemplo, analisamos a oferta da EDP Comercial.

 

É possível comprar uma wallbox de 3,7 kW por 649€ ou uma de 7,4 kW por 699€. Se alugar for uma opção mais vantajosa, é possível alugar uma wallbox de 3,7 kW por 12,90€/mês, ou uma de 7,4 kW por 14,90€/mês.

 

Conclusão

 

Os carregadores domésticos para carros elétricos são uma ótima forma de carregar os carros elétricos.

 

Entre as tomadas domésticas tradicionais e as wallboxes, estas últimas são a opção ideal porque carregam o carro de forma bastante mais rápida.

 

Embora seja necessário adquirir ou alugar uma wallbox e isso represente um custo extra, a poupança a nível de tempo de carregamento e preservação da bateria elétrica pode compensar.

 

Assim, é recomendada a instalação de uma wallbox em casa e que esse seja o meio de carregamento preferencial.

 

Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.
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