Cartaz Blue Conference Hyundai

Blue Conference: Portugal está pronto para um futuro mais elétrico?

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 22 Julho 2020  •  4 Minutos
Cartaz Blue Conference Hyundai

A ECO Mobilidade ganhou um lugar de destaque no mundo automóvel nos últimos tempos. A pandemia COVID-19 veio mostrar à população como seriam as cidades com menos emissões de CO2 e com menos poluição sonora, o que poderá representar uma mudança de paradigma no futuro próximo.

 

O crescimento de carros elétricos em Portugal é notório. Durante a Blue Conference, organizada pela Hyundai, Pedro Ferreira, do Cetelem, garantiu que a compra de veículos elétricos não é uma moda: é uma tendência que veio para ficar e que já tem expressividade no mercado.

 

“Vamos continuar a ter um crescimento de carros elétricos.”
Pedro Ferreira

 

A Blue Conference contou também com a presença de Henrique Sanchez, presidente da UVE, que foi um dos “early adopters” de carros elétricos em Portugal, em 2011. Henrique acredita que a COVID-19 veio mostrar às pessoas o que é uma cidade sem veículos de combustão interna, mais limpa e amiga das pessoas.

 

Hyundai Kauai na estrada

 

Para além das questões ambientais, a compra de um carro elétrico também pode ser um bom investimento a nível monetário. Com menos gastos de manutenção e abastecimentos, é fácil de perceber o porquê.

 

Com isto, Henrique acredita que estão a chegar à mobilidade elétrica uma maior diversidade de compradores, que procuram uma opção que seja mais economicamente viável. E com o crescimento da oferta de carros elétricos, esses mesmos compradores irão encontrar opções que estejam à altura dos seus pedidos.

 

A eletrificação já se faz sentir

 

José Archer, da Associação Bandeira Azul da Europa, acredita que a eletrificação na Europa já se faz sentir e que há uma maior consciência ambiental em toda a população.

 

Muita desta consciência surge com as ações de educação que vão sendo implementadas nas escolas, e que com o tempo vai começar a ser cada vez mais transmitida à população em geral.

 

“Leva o seu tempo, mas começou e o primeiro passo é a mobilidade elétrica.”
José Archer

 

Traseira do Hyundai Kauai elétrico

 

Ricardo Oliveira, da World Shopper, também acredita que a mobilidade elétrica é a solução incontornável. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que a indústria consiga construir um modelo sustentável de eletrificação e adaptado às necessidades dos utilizadores. Ricardo Lopes, da Hyundai, acredita que isso já está a ser feito e revela que as viaturas ecológicas representam 27% do total de vendas da marca.

 

ECO Mobilidade: Portugal está a adaptar-se?

 

Ainda não se sabe quantas gerações serão precisas para que a sustentabilidade ambiental se torne uma constante no nosso dia-a-dia. É um caminho progressivo, e que poderá demorar algum tempo. Segundo José Archer, já se nota uma melhoria, de geração para geração, na importância que a sociedade atribui à sustentabilidade ambiental.

 

Pedro Ferreira afirma que as intenções de compra estão a mudar. Existe um menor sentimento de posse e uma maior consciência ambiental na hora de compra. Os portugueses têm uma maior perceção do carro como causador de elevados níveis de poluição, e têm isso em conta quando chega a hora de comprar um carro novo.

 

Existem também, atualmente, mais confiança nos carros elétricos, segundo Henrique Sanchez. Quando os condutores utilizam pela primeira vez um carro elétrico começam a considerar incluí-lo na sua vida.

 

“A experiência real é que vai marcar a diferença.”
Henrique Sanchez

 

O que ainda falta fazer no caminho para a eletrificação em Portugal?

 

A rede de carregamentos elétricos continua a ser um ponto crítico na democratização da eletrificação em Portugal. O baixo número de postos de carregamento e o elevado tempo de carregamento não convencem os possíveis compradores de carros elétricos, que veem aqui um ponto prejudicial na sua mobilidade diária.

 

Para Ricardo Oliveira, falta ainda tornar os automóveis mais acessíveis aos compradores que procuram opções a preços mais acessíveis.

 

carro elétrico a carregar

 

 

O compromisso da Hyundai na ECO Mobilidade

 

A Hyundai foi uma das pioneiras da ECO Mobilidade em Portugal. A marca investe na produção de veículos elétricos desde 1991 e foi a primeira marca a fazer produção em série de veículos com tecnologia fuel cell.

 

A Hyundai é também a única marca a disponibilizar 5 tecnologias elétricas no mercado: híbrido, híbrido plug-in, mild hybrid, elétrico e hidrogénio. Ricardo Lopes assegurou que a marca tem tido um papel muito importante na democratização da eletrificação e que o futuro passa pelas soluções ecológicas. Para o COO da Hyundai a desinformação e a falta de conhecimento são, nesta altura, o maior impedimento à evolução.

 

Veja o vídeo completo da conferência:

 

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Posto de carregamento edp

Como a pandemia veio acelerar a mobilidade elétrica

Por EDP
Hyundai junta-se à IONITY

Hyundai Motor Group junta-se à IONITY

Por Hyundai Portugal
hyundai kauai a carregar - venda de Carros Elétricos

Portugal em 4º lugar na venda de Carros Elétricos na Europa

Por UVE
mif-2020-futuro-da-modalidade

MIF 2020 reuniu inovadores num fórum virtual sobre o futuro da modalidade

Por Hyundai Portugal
Ecomobilidade Hyundai: o futuro da mobilidade urbana

Mobilidade urbana do futuro é aérea

Por Hyundai Portugal
carro híbrido parado a mostrar que a mobilidade elétrica se adequa a estilo de vida

A mobilidade elétrica adequa-se ao seu estilo de vida?

Por Ekonomista
Aparelho wallbox a carregar um veículo elétrico

EDP ajuda empresas portuguesas a adaptarem-se à mobilidade elétrica

Por EDP
IONIQ é a nova marca da Hyundai para veículos elétricos

IONIQ: a marca para novos carros elétricos

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI na estrada

ECO Mobilidade: Uma evolução em prol do Ambiente

Por Hyundai Portugal

A Mobilidade Elétrica e o pós-Covid: Terra 2.0

Por UVE

Reclothing Bank transforma tecidos de automóveis em roupa

Por Hyundai Portugal
Menina deitada na relva a segurar um símbolo ecológico

Transição para veículos elétricos: uma realidade para todos

Por notasemdia.pt
Top