As baterias de carros elétricos são um dos componentes centrais nestes veículos. A sua capacidade influenciará a autonomia do veículo e o seu correto funcionamento tem impacto em todos os sistemas do automóvel. E no caso de ser necessário substituir a bateria?
De facto, o custo da substituição das baterias é um dos fatores que mais preocupa os interessados em veículos elétricos. Contudo, esta necessidade de substituição da bateria não é muito comum.
Aliás, nos casos em que a bateria é composta por módulos, por vezes a substituição de apenas alguns desses módulos é suficiente, não sendo necessária a substituição da bateria completa. Grande parte dos fabricantes aponta para uma vida útil de cerca de 10 anos.
Toda a informação sobre baterias de carros elétricos
A capacidade da bateria, medida em kWh, determina a quantidade de energia que é possível armazenar na mesma. Neste sentido, quanto maior a capacidade da bateria, maior será a autonomia do veículo. Para além deste aspeto, a bateria tem ainda um outro papel muito importante: é ela que fornece a energia necessária a todos os componentes do veículo elétrico.
E com os vários carregamentos da bateria ao longo do tempo, esta tende a perder alguma da sua capacidade, ou seja, a sua autonomia pode ir diminuindo ao longo dos anos.
Como qualquer outro componente, automóvel ou não, o desgaste acaba por se fazer sentir com o passar do tempo. E as baterias elétricas não são exceção. Embora a necessidade de reparação da bateria dos veículos elétricos não seja muito comum devido à sua elevada durabilidade, pode, eventualmente, ser necessária.
Como referido, no caso em que as baterias sejam compostas por módulos, como é o caso das baterias Hyundai, a reparação pode implicar apenas a substituição de alguns desses módulos. Isto diminui os custos e tempo de reparação, o que é extremamente vantajoso.
A reparação da bateria não é um processo complexo, pois trata-se de um sistema simples. Os problemas com este componente também são facilmente detetados através da análise de anomalias realizada por parte do próprio veículo.
Garantia das baterias de carros elétricos
A garantia das bateria de carros elétricos varia de fabricante para fabricante, não existindo legislação própria para as baterias deste tipo de veículo.
Os veículos 100% elétricos da Hyundai encontram-se equipados com uma bateria de iões de lítio de alta voltagem. Esta bateria tem uma excelente fiabilidade e, ainda, eficiência de carga e descarga. Esta elevada eficiência e menor sensibilidade de memória potencia a durabilidade da bateria e, consequentemente, a sua vida útil.
Saber que dificilmente terá algum problema com a bateria do carro elétrico, mas que, na eventualidade deste surgir, tem uma garantia que cobre a sua reparação na totalidade, é mais uma das vantagens associadas aos veículos elétricos.
Vida útil das baterias de carros elétricos
A tecnologia elétrica adaptada aos veículos automóveis é relativamente recente. Por este motivo, ainda não foi possível obter conclusões fundamentadas em experiências reais no que diz respeito à vida útil das baterias de carros elétricos.
Na falta de dados devidamente verificados e validados, é necessário extrair conclusões das informações disponibilizadas até ao momento. A vida útil das baterias de carros elétricos depende de vários fatores, nomeadamente:
- o material da própria bateria (iões de lítio; híbridas de níquel, entre outras);
- a capacidade da bateria;
- os ciclos de carga (quantos mais ciclos de carga/descarga, maior o desgaste);
- o estilo de condução do utilizador do veículo;
- a utilização dos sistemas do automóvel (o ar condicionado, por exemplo, consome uma quantidade considerável de energia elétrica).
Os fabricantes apontam para uma vida útil média de cerca de 10 anos. A longevidade da bateria depende também da sua correta preservação. Nesse sentido, é necessário conhecer os principais fatores que afetam a capacidade das baterias.
Fatores que comprometem a durabilidade das baterias de carros elétricos
Como vimos no ponto anterior, a vida útil da bateria depende de vários fatores. À medida que a bateria é afetada por esses fatores, a sua capacidade de armazenamento de bateria diminui. Isto significa que será menor a autonomia, ou o número de quilómetros a percorrer, até ser necessário carregar novamente a bateria.
Por exemplo, se quando a bateria é nova e o seu estado/capacidade é de 100% e consegue percorrer 400 km até necessitar de carregar novamente a bateria, passado algum tempo, quando a bateria tiver apenas 95% da sua capacidade, talvez a autonomia diminua para 370 km.
Os principais fatores que podem influenciar a vida útil da bateria elétrica, e aos quais deve estar atento, são:
- o tipo de carregamento utilizado;
- a gestão da bateria do automóvel;
- as condições climatéricas.
Contudo, existem várias formas de evitar um rápido desgaste da bateria. Se forem tidos alguns cuidados, a capacidade da bateria e a sua vida útil pode ser salvaguardada.
Como preservar as baterias de carros elétricos
1. Dar preferência aos carregamentos lentos
Os carregamentos lentos preservam a integridade das baterias. Assim, é sempre preferível carregar o automóvel neste tipo de postos de carregamento.
Contudo, é normal precisar de utilizar também postos de carregamento de carros elétricos em Portugal que sejam rápidos. E não há qualquer problema em utilizar estes postos. Não pode é ser a regra.
Carregamentos rápidos pouco regulares poderão contribuir para a diminuição da capacidade da bateria em cerca de 1% a cada ano.
Por outro lado, se os carregamentos rápidos forem a principal forma de carregamento, a diminuição da capacidade da bateria será mais elevada que 1% ao ano.
Pode não parecer muito, mas ao fim de alguns anos podemos estar a falar de cerca de 10% de diferença na capacidade máxima da bateria.
2. Evitar carregamentos frequentes de curta duração
Deve, sempre que possível, evitar colocar o carro a carregar em curtos períodos de tempo, mesmo que em carregamentos lentos. Estes carregamentos frequentes e de curta duração vão comprometer a durabilidade da bateria.
Quase que se pode comparar esta bateria à de um smartphone ou de um computador.
3. Evitar carregar ou descarregar totalmente a bateria
O ideal será ter sempre a carga da bateria entre os 20% e os 80% de capacidade máxima. Abaixo deste valor mínimo, ou acima deste valor máximo, a bateria poderá sofrer um maior desgaste.
Nunca espere que o veículo descarregue totalmente para o colocar a carregar. Embora muitas pessoas pensem que isso é o ideal, não é. Principalmente quando se tratam de baterias de iões de lítio.
Carregar o automóvel apenas até aos 80% da sua capacidade máxima comprometem a autonomia do veículo. Aqueles 20% significam ter bastantes mais quilómetros de autonomia. No entanto, a longo prazo, esta opção é mais vantajosa pois permite preservar a vida útil da bateria.
Não carregar a bateria na sua totalidade tem uma vantagem: é possível o armazenamento da energia gerada pelo sistema de travagem regenerativa. Se a bateria tiver 100% da sua carga, esta energia não será aproveitada.
Se necessitar imobilizar o veículo por um longo período de tempo, por exemplo, duas semanas, o ideal será deixar a carga da bateria num valor intermédio, próximo dos 50% ou 60%.
4. Evitar a exposição a temperaturas extremas
As condições climatéricas podem ter impacto na durabilidade da bateria elétrica. A exposição a temperaturas extremas, principalmente temperaturas muito elevadas, diminui a vida útil das baterias.
Sempre que possível, o veículo deve ser estacionado em locais com temperaturas amenas, resguardado da exposição solar ou do frio extremo. Nem sempre é possível colocar o automóvel numa garagem, mas se for possível, esta deve ser sempre a opção privilegiada.
E quando se chega ao final da vida útil da bateria?
Baterias com capacidade máxima de 70% ou 80% já apresentam uma capacidade bastante condicionada. Nesta altura, o ideal será substituir a bateria.
Chegadas a esta fase, as baterias elétricas ganham uma nova vida, pois podem ser reutilizadas ou, até, recicladas. A Hyundai aposta na reutilização e reciclagem das baterias elétricas como forma de otimizar recursos, reduzir emissões de CO2 e alertar para a responsabilidade ambiental e social.
As baterias dos carros elétricos em fim de vida podem ser utilizadas para armazenar eletricidade nos setores doméstico, empresarial ou industrial. O ciclo de vida das baterias não tem que se esgotar quando a sua capacidade já não é suficiente para alimentar um veículo elétrico.
Artigo publicado pela primeira vez a 3 de maio de 2021