subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Bateria carro elétrico

Autonomia carros elétricos: 5 mitos a desvendar

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 19 Fevereiro 2021  •  3 Minutos
Bateria carro elétrico

A compra de um carro elétrico continua, para muitos condutores, condicionada pelo desconhecimento do mercado e deste tipo de veículos. E uma das questões que mais dúvidas levanta é a autonomia dos carros elétricos.

 

Para muitos condutores, os carros elétricos continuam a ser alvo de alguma desconfiança. Pela crença de que têm baixa autonomia, de que não são aptos para viagens longas e até de que, em caso de problemas, não podem ser ajudados pela assistência em viagem.

 

Hyundai Kauai elétrico na estrada

 

Largos anos de compra e condução de carros a combustão, contribuíram para esta falta de conhecimento, mas está na hora de mudar isto! Neste artigo, vamos-lhe dar as respostas a todos os mitos sobre a autonomia de carros elétricos, para que o desconhecimento sobre o tópico comece a ser cada vez menor.

 

Autonomia carros elétricos: vamos desvendar os mitos!

 

 

1. Carros elétricos têm pouca autonomia

 

Isto não podia estar mais longe da verdade. São cada vez mais os automóveis elétricos que incorporam baterias com grandes níveis de autonomia, de forma a permitir viagens mais longas, e garantindo que os condutores não se preocupam com o carregamento durante a sua viagem.

 

Um veículo elétrico pode percorrer entre 150 e 300 km com um único carregamento, e até já existem carros que vão ainda mais longe. É o caso do Hyundai KAUAI, que possui uma autonomia até 484 quilómetros em circuito misto e 660 quilómetros em cidade.

 

Hyundai Kauai

 

2. Existem poucos pontos de carregamento

 

Atualmente, já é possível encontrar postos de carregamento em quase todas as estações de serviço, centros comerciais, hotéis e parques de estacionamento públicos em Portugal. E continua a ser desenvolvida, graças aos apoios e investimentos do Governos na mobilidade ecológica. No início de 2021 foi anunciada a instalação de mais 34 postos de carregamento em autoestradas, comprovando este esforço no sentido de uma mobilidade mais ecológica.

 

3. Só posso ter um carro elétrico se viver na cidade

 

Para além de já começarem a existir postos de carregamento fora dos grandes centros urbanos, tem sempre a hipótese de carregar o seu carro em casa ou no seu prédio, caso viva num apartamento, através de uma tomada normal ou através de uma wallbox. Para além de ser mais prático, acaba por ser também mais barato fazer o seu carregamento em casa.

 

preço carregamento carros elétricos - hyundai kauai ev a carregar

 

4. Não há assistência em viagem para carros elétricos

 

Tal como acontece com os carros a combustão, também os carros elétricos poderão ter problemas em estrada, que requerem o auxílio de agentes especializados.

 

A grande maioria dos prestadores destes serviços de assistência já começam também a estar preparados para assistir viaturas elétricas. Assim, acaba por ser uma questão de encontrar a marca e fornecedor que vão ao encontro das suas necessidades.

 

5. Não posso fazer viagens longa com carros elétricos

 

Tal como já foi referido anteriormente, os carros elétricos começam a incorporar cada vez mais baterias que possibilitam grandes níveis de autonomia. Para além disso, a instalação de postos de carregamento em autoestradas dá-lhe a possibilidade de realizar viagens longas, sem se preocupar com a sua bateria ficar descarregada.

 

Para comprovar isso, Ricardo Oliveira, da World Shopper, fez uma roadtrip em Portugal a bordo de um Hyundai KAUAI 100% elétrico.

 

Descubra os resultados desta roadtrip e tire as suas próprias conclusões acerca da autonomia de carros elétricos, agora que já desvendou connosco todos os mitos.

 

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
KAUAI elétrico a carregar

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Hyundai SEVEN

Hyundai revela concept SEVEN, o novo SUV da marca IONIQ

Por Hyundai Portugal

A Hyundai e os elétricos: uma relação que veio para ficar

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

As 5 Vantagens dos veículos 100% Elétricos

Por Hyundai Portugal
Carregador de carro elétrico

Qual o consumo dos carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carros elétricos prós e contras

Carros Elétricos: Prós e Contras destes veículos

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 na estrada

Existe dedução do IVA em carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
porque sao os carros eletricos caros - ioniq 5

Porque é que os carros elétricos são caros?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Elétrico vs Diesel: qual é a melhor opção?

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

Carros elétricos em Portugal são a opção mais barata e sustentável?

Por Hyundai Portugal
Top